quarta-feira, 23 de julho de 2008

DEPRESSÃO UMA DOENÇA DA ALMA



Depressão é uma palavra freqüentemente usada para descrever nossos sentimentos. Todos se sentem "para baixo" de vez em quando, ou de alto astral às vezes e tais sentimentos são normais. A depressão, enquanto evento psiquiátrico é algo bastante diferente: é uma doença como outra qualquer que exige tratamento. Muitas pessoas pensam estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem ou mesmo cobrarem tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos. Os amigos que agem dessa forma fazem mais mal do que bem, são incompreensivos e talvez até egoístas. O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e no máximo aconselhar ou procurar um profissional quando percebe que o amigo deprimido não está só triste.
Uma boa comparação que podemos fazer para esclarecer as diferenças conceituais entre a depressão psiquiátrica e a depressão normal seria comparar com a diferença que há entre clima e tempo. O clima de uma região ordena como ela prossegue ao longo do ano por anos a fio. O tempo é a pequena variação que ocorre para o clima da região em questão. O clima tropical exclui incidência de neve. O clima polar exclui dias propícios a banho de sol. Nos climas tropical e polar haverá dias mais quentes, mais frios, mais calmos ou com tempestades, mas tudo dentro de uma determinada faixa de variação. O clima é o estado de humor e o tempo as variações que existem dentro dessa faixa. O paciente deprimido terá dias melhores ou piores assim como o não deprimido. Ambos terão suas tormentas e dias ensolarados, mas as tormentas de um, não se comparam às tormentas do outro, nem os dias de sol de um, se comparam com os dias de sol do outro.
Existem semelhanças, mas a manifestação final é muito diferente. Uma pessoa no clima tropical ao ver uma foto de um dia de sol no pólo sul tem a impressão de que estava quente e que até se poderia tirar a roupa para se bronzear. Este tipo de engano é o mesmo que uma pessoa comete ao comparar as suas fases de baixo astral com a depressão psiquiátrica de um amigo. Ninguém sabe o que um deprimido sente, só ele mesmo e talvez quem tenha passado por isso. Nem o psiquiatra sabe: ele reconhece os sintomas e sabe tratar, mas isso não faz com que ele conheça os sentimentos e o sofrimento do seu paciente.
Diferentes tipo de depressão
Basicamente existem as depressões monopolares (este não é um termo usado oficialmente) e a depressão bipolar (este termo é oficial). O transtorno afetivo bipolar se caracteriza pela alternância de fases deprimidas com maníacas, de exaltação, alegria ou irritação do humor. A depressão monopolar só tem fases depressivas.
Depressão e doenças cardíacas
Os sintomas depressivos apesar de muito comuns são pouco detectados nos pacientes de atendimento em outras especialidades, o que permite o desenvolvimento e prolongamento desse problema comprometendo a qualidade de vida do indivíduo e sua recuperação. Anteriormente estudos associaram o fumo, a vida sedentária, obesidade, ao maior risco de doença cardíaca. Agora, pelas mesmas técnicas, associa-se sintoma depressivo com maior risco de desenvolver doenças cardíacas. A doença cardíaca mais envolvida com os sintomas depressivos é o infarto do miocárdio. Também não se pode concluir apressadamente que depressão provoca infarto, não é assim. Nem todo obeso, fumante ou sedentário enfarta. Essas pessoas enfartam mais que as pessoas fora desse grupo, mas a incidência não é de 100%. Da mesma forma, a depressão aumenta o risco de infarto, mas numa parte dos pacientes. Está sendo investigado.
Depressão no paciente com câncer
A depressão costuma atingir 15 a 25% dos pacientes com câncer. As pessoas e os familiares que encaram um diagnóstico de câncer experimentarão uma variedade de emoções, estresses e aborrecimentos. O medo da morte, a interrupção dos planos de vida, perda da auto-estima e mudanças da imagem corporal, mudanças no estilo social e financeiro são questões fortes o bastante para justificarem desânimo e tristeza. O limite a partir de qual se deve usar antidepressivos não é claro, dependerá da experiência de cada psiquiatra. A princípio sempre que o paciente apresente um conjunto de sintomas depressivos semelhante ao conjunto de sintomas que os pacientes deprimidos sem câncer apresentam, deverá ser o ponto a partir do qual se deve entrar com medicações.
Existem alguns mitos sobre o câncer e as pessoas que padecem dele, tais como"os portadores de câncer são deprimidos". A depressão em quem tem câncer é normal, o tratamen
Na depressão sentimentos de tristeza são fora de proporção e nem sempre se relacionam as causas esternas. Pessoas que não sofrem de depressão lidam com os seus problemas (internos e externos) sem ficarem incapacitadas. O mesmo não acontecem com depressivos. A doença interfere na habilidade pessoal de trabalhar, dormir, se relacionar, comer, de gostar de atividades antes consideradas prazeirosas.
A depressão tem tratamento, com sucesso em mais ou menos 80% dos casos. A doença afeta pessoas de todas as raças, idades, situações economicas e sexo. No entanto metade das pessoas que sofrem de depressão não procura tratamento, o que leva a doença ser a principal causa dos suicidios (segundo estatisticas americanas). Quem tem depressão não deve se sentir envergonhado. Depressão não é uma fraqueza de carater ou um defeito www.geocities.com /vip.132/oque.html.
O caso do profeta Elais " Elias era homem sujeito as mesmas paixões que nós e, orando pediu que não chuvesse e, por tres anos e seis meses, não chuveu sobre a terra "Tg.5.17. Elias é apontado comumente como um caso de depressão (embora alguns psicologos creiam que ele teve a sindrome do Pânico). Foi um profeta usado por Deus em uma epoca de trevas no reino do Norte, onde a história real mostra um assassino se levantando para reinar no lugar de outro assassino.
Acabe então rei de Israel, instituirá a adoração a deuses estrangeiros com sua esposa, Jezabel. A Bíblia não descreve Elias como sendo uma pessa de formação requintada ou prestigio na sociedade de sua epoca, e até hoje é dificil identificar a localidade onde Elias nasceu nos mapas do Israel antigo. Mas esse homem foi poderosamente usado por Deus. Dependeu de um riacho e de corvos para ser alimentado na epoca da seca e, depois, de uma viúva pra sobreviver.Defendeu o nome do Senhor diante de um povo incredulo, fez descer fogo do ceu sobre um altar e um sacrificio necharcados, mas correu para não ser morto. Pediu a Deus para ser levado e imaginou que estava sozinho na luta contra a idolatria.
Como ele, podemos estar sujeitos as mesmas situações. há crentes que passam por mpomentos de depressão, perdem o animo e acreditam que Deus se quer está ao lado deles. Mas veja o que aconteceu com elias. Deus o socorreu e alimentou de forma sobrenatural, convidou-o para uma caminhada, para mais perto de si mostrou quem seria o seu substituto no Reino do Norte. Mesmo monteto de depressão, os servos de Deus podem contar co o seu cuidado.

Fonte
Ensinador Cristão
Varios livros

EUCUMENISMO

O eucumenismo não é bíblico. Se todas as religiões são boas e iguais em essencia, por que veio Jesus Cristo, ele mesmo, ensinar um novo caminho? Mt. 13.54.

Se Cristo fosse apenas um mito inventado por alguma fantasia piedosa; se não tivesse dado nenhuma outra ordem além de amarmos uns aos outros; senão tivesse enviado os apóstolos ao mundocom a ordem solene expressa de pregar a todos o seu evangelho Mc. 16.15, ensinando a guardar tudo quanto lhes havia dito.

Sendo todas as religiões boas e iguais, Moisés, Brama , Marte, Jupter, Confucio, Buda e Cristo merecem em igual medida o nosso respeito. Pense nos astecas que sacrificaram milhares de vidas huamanas, ou naqueles que cultuam animaistais como o touro, o gato e a cegonha; naqueles que reverenciam o sol e a lua, ou ainda, nos satanistas que adoram o arquiinimigo de Deus.

Ainda acredita que todos os caminhos levam a Deusd? Não é o que a bíblia diz: Antes condena todo tipo de culto estranho e idolatria, não suporta a feitiçaria e abomina toda e qualquer forma de consulta aos mortos Dt. 18.9-14

Fonte

Natanael Rinaldi/Paulo Romero - DESMASCARANDO AS SEITAS - CPAD

sábado, 19 de julho de 2008

VALORIZANDO A ESCOLA BIBLICA

"Pr. Antonio Gilberto disse: Voce pode aprender sem professor mas, não pode ensinar sem aluno" Quando as nossas Escolas Dominicais forem assim, talvez não haverá tantos crentes se desviando, tantas heresias surgindo, e o analfabetismo bíblico será erradicado. Que Deus nos ajude a enxergar as pessoas como Very Important Persons (VIPs). Dessa maneira, estaremos cumprindo sua vontade e fazendo seu querer, pois se o Mestre dos mestres assim as tratou quando dava suas aulas (Jo 6.1-15), quem somos nós para fazer diferente?

segunda-feira, 14 de julho de 2008

RESISTÊNCIA À FÉ

Corte do Paquistão revoga prisão perpétua para cristão

A Perseguiçao iniciada pela Igreja Romana aos cristãos ainda hoje continua

Em meados de janeiro deste ano, uma corte paquistanesa absolveu um cristão preso por “blasfêmia”, justificando que o acusado era mentalmente instável. Enquanto isso, outro cristão, que enfrentava a mesma acusação, foi libertado sob fiança.

O juiz Muhammad Ijaz Chaudhry revogou a sentença de prisão perpétua de Shahbaz Masih em uma audiência da Alta Corte de Lahore, realizada no dia 19 de janeiro. A autoridade citou evidência de que o cristão tinha problemas mentais. Ele estava encarcerado havia mais de cinco anos. “O juiz também notou que ninguém havia visto Shahbaz, 28 anos, cometer o crime”, disse o advogado de defesa, Khalil Tahir Sindhu.

Shahbaz foi condenado, por uma corte de Faisalabad, a 25 anos de prisão, em setembro de 2004, por, supostamente, ter rasgado um Alcorão em um cemitério muçulmano naquela cidade. Embora o psiquiatra Pervez Ahmed tivesse testificado, sob juramento, que Shahbaz sofria de um “transtorno bipolar”, ele não se livrou da acusação e foi condenado, conforme as seções 295A e B do Código Penal do Paquistão, duas das leis contra a blasfêmia.

Seu advogado de defesa, porém, contou à agência de notícias Compass Direct que planejava assegurar a libertação de seu cliente da ala psiquiátrica da prisão de Faisalabad, onde Shahbaz está preso desde o dia 4 de junho de 2001.

“Buscarei Shahbaz amanhã e o levarei para um lugar secreto”, disse Khalil, enfatizando que a vida de seu cliente podia estar em perigo, porque radicais muçulmanos ficaram irados com o veredicto.

Ameaças de grupos radicais forçaram a família de Shahbaz a se esconder por várias vezes durante o caso. Mais de sessenta clérigos armados estavam presentes na audiência final do caso, em 2004, cantando lemas e elogiando o juiz e a lei islâmica quando Shahbaz foi condenado.

Khalil continua sem saber se Shahbaz voltará para seus pais e seus cinco irmãos, que moram em Lahore. Católico, o advogado disse que espera que o seu cliente possa obter status de refugiado no exterior.

Cristão em perigo

Na mesma semana, outro cristão em Faisalabad se escondeu enquanto esperava a decisão da corte sobre as acusações de ele ter profanado o Alcorão. Estamos nos referindo a Shahid Mashih.

O juiz de Faisalabad, Muhammad Tanveer Akbar, concedeu fiança a Shahid Masih, afirmando que a evidência contra ele foi apenas “circunstancial”. Khalil também é o advogado de Shahid nesse caso.

A organização de auxílio legal de Khalil, Truste ADAL, divulgou que a fiança para libertar o jovem de 17 anos foi paga com a escritura de uma propriedade no valor de 100 mil rúpias ($1644 dólares).

“Mesmo depois de obter a fiança, não me sinto seguro, por isso tenho de viver escondido”, Shahid contou ao Compass por telefone.

Os radicais muçulmanos acompanham o caso do cristão desde que ele e um amigo muçulmano foram acusados de rasgar páginas de um livro que continha versos do Alcorão e suas traduções em urdu, em setembro último.

“Ele está correndo risco de morte, porque os extremistas são muito instáveis e acham injusto que Shahid tenha obtido fiança depois de sua detenção”, disse o advogado Khalil. E adicionou que o jovem e a sua família conseguem se encontrar secretamente à noite.

Shahid é um dos únicos suspeitos de blasfêmia cristãos paquistaneses a obter fiança pós-detenção de uma corte de primeira instância. A maior parte dos presos por blasfêmia passa anos na prisão antes que um juiz decida o destino deles.

“Geralmente, não pedimos fiança por razões de segurança”, comentou Peter Jacob, secretário-executivo da Comissão Nacional de Justiça e Paz. Peter, especialista em casos de blasfêmia, apontou que os suspeitos cristãos de blasfêmia estão freqüentemente mais seguros em prisões com proteção policial.

Contudo, mesmo na prisão, os suspeitos de blasfêmia podem enfrentar perigo. “Quando fui enviado para a prisão, fui agredido por um detento antes de ser colocado em uma cela isolada”, contou Shahid ao Compass.

A mãe de Shahid está com depressão desde o dia em que seu filho foi para a prisão. “Estou muito doente, mas estou feliz em vê-lo”, contou Alice Masih ao Compass.

O advogado Khalil não cobra muito de seus clientes, prisioneiros por blasfêmia. Mas, por causa de seu trabalho, ele e sua família têm enfrentado ameaças contínuas. A esposa e os filhos do advogado tiveram de se esconder temporariamente para evitar prováveis ataques.

Recentemente, o ministro do Estado, Tariq Azim, insinuou que as “minorias ouviriam ‘boas-novas’ sobre as emendas da lei contra blasfêmia no Natal”. O ministro estava se referindo ao Natal de 2006 e essa informação foi veiculada pelo jornal Daily Times, em 25 de dezembro daquele ano. As emendas ainda devem se concretizar.

Oremos para que isso de fato ocorra!

Nota:

1 O “urdu” é uma língua indo-européia da família indo-ariana que se formou sob influência persa, turca e árabe no Sul da Ásia durante a época do sultanato de Deli e do Império Mogol (1200-1800).

Fonte:

Portas Abertas

quarta-feira, 9 de julho de 2008

SINOPSE DA FACE OCULTA DO CATÓLICISMO ROMANO


A atitude refratária da igreja a uma verdadeira reforma alcançou seu apogeu no estabelecimento da inquisição pelo Papa Inocêncio III, no IV Concílio de Latrão em 1215. A igreja esmagou todos os movimentos de oposição e rios de sangue se derramaram em holocausto. Houve assim mesmo alguns concílios, como o de Constância e o de Basiléia, pelo quais intentou-se uma reforma radical pela igreja, mas sem consegui-la, pois eles queriam absoluta autoridade, supremacia dos concílios gerais sobre o Papa, porém essa idéia não sobreviveu por muito tempo, nem na prática, nem na doutrina. Além de tudo isto, o concílio de Constância cometeu o horrendo crime de condenar à fogueira um homem cheio do Espírito Santo, João Huss, da Boêmia, que pregou contra o purgatório romano e trouxe à tona toda a sujeira por não concordar com o erro e com ele, milhões em todo mundo enfrentaram os horrores da inquisição, mas protestaram e não recuaram, mostraram e não recuaram, mostrando a verdade para o mundo, como fazemos hoje através deste livro, fitas e pregações por toda a parte.

fonte
Livro a face oculta do católicismo romano

terça-feira, 8 de julho de 2008

O CATOLICISMO ROMANO

1- Começo da Degeneração
Durante os primeiros três seculos da Era Cristã, a perseguição à igreja verdadeira ajudou a manter a sua pureza, preservando-a de lideres maus ambiciosos. Nessa época, ser cristão significava um grande desafio, e aqueles que fielmente seguiam a Cristo sabiam que tinham suas cabeças a prêmio, pois eram rejeitados e perseguidos pelos poderosos. Só realmente os salvos se dispunham a pagar o preço.

Graças à tenacidadee coragem dos pais da igreja e dos famosos apologistas Cristãos, o combate da Igreja a s heresias que surgiram nessa época resultou numa expressão mais clara da teologia Cristã.

Logo no inicio do Seculo IV, Constatino ascendeu ao posto de imperador. Isso parecia ser o triunfo final do Cristianismo, mas, na realidade, produziu resultados desastrosos dentro da igreja. Em 312, Constatino apoiou o Cristianismo e o fes religião oficial do Imperio Romano. Proclamando a simesmo benfeitor do Cristianismo formando um concilio. Nesse Concilio foi estabelecido "Credo dos Apóstolos".

2- Causa da Decadência da Igreja
A decadência doutrinária, moral e espiritual da igreja, começou quando milhares de pessoas foram por ela batizadas e recebidas como membros, sem terem experimentado uma real conversão bíblica. Verdadeiros pagãos que eram, introduziram-se no seio da igreja trazendo consigo os seus deuses, que, segundo eles, eram o mesmo Deus adorado pelos Cristãos.

Nesse tempo, homens ambiciosos e sem temosr a Deus começaram a buscar cargos na Igreja como meio de obter influencia social e politica, ou gozar dos privilégios e dos sustentos que o Estaddo garantia tantos quantos fizessem parte do clero. Deste modo, o formalismo e as crenças pagãs iam-se infiltrando na Igreja até o nivel de paganizá-la completamente.

3- Raizes do Papado e da Mariolatria
Desde o ano 200 a.C. até o ano 276 da Nossa Era, os imperadores romanos haviam ocupado o posto e o titulo de sumo Pontifece da Ordem Babiblonica. Depois que o imperador Graciano se negara a lidaerar essa religião não-cristã, Dâmasco Bispo da Igreja Cristã em Roma, foi nomeado para esse cargo no ano 378.

Imediatamente depois deste acontecimento, começou-se apromover a adoração a Maria como Rainha do ceu e a mae de Deus.

Enquanto se desenvolvia a adoração a Maria, os cultos da Igreja de Roma perdiam cada vez mais os elementos espirituais e a perfeita compreensão das funçoes sobrenatuaris da graça de Deus.

O sacerdote, o altar, a missa e as imagens de escultura assumiram papel de prepoderância no culto. "Logo Deus deixou de ser o centro das atenções" . A autoridade era centralizada numa igreja dita infalivel e não na vontade de Deus

4- O Cisma Entre o Oriente e o Ocidente
O Cisma entre o Oriente e o Ocidente logo se tornou evidente. O rompimento final aconteceu, em 1054, com a Igreja Ocidental, ou Romana, sediada em Roma,. então capital do Inperio, por parte da igreja Oriental, ou Ortodoxa, que assim se separou da Igreja Romana, ficando sediada em Constatinopla, hoje Istambul, na Turquia. A igreja Oriental guardou a primazia sobre os patriarcados de Jerusalém, Antioquia e Alexandria.

Desde ai, a Igreja Romana nitidamente desviada dos principios ensinados por Jesus no seu Evangelho esteve num barco a deriva, sem saber onde aportar, até que veio a reforma Protestante, liderada por Martinho Lutero. Foi mais um cisma na já combalida Igreja Romana.

Fonte
CPAD- Seitas e Heresias
Dc José Rinaldo de Santana

quinta-feira, 3 de julho de 2008

HERESIA UMA DISTORÇÃO AS ESCRITURAS

Heresiologia é o estudo das heresias.Heresia deriva da palavra háiresis e significa: escolha, seleção, preferência. Daí surgiu a palavra seita (latim secta – doutrina ou sistema que diverge da opinião geral e é seguido por muitos), por efeito de semântica.

Do ponto de vista cristão, heresia é o ato de um indivíduo ou de um grupo afastar-se do ensino da Palavra de Deus e adotar e divulgar suas próprias idéias, ou as idéias de outrem, em matéria de religião. Geralmente é um grupo não-ortodoxo, esotérico (do grego esoterikós, que significa conhecimento secreto, ao alcance de poucos).

Reforçando, podemos dizer que nos conceitos acima apresentados heresia e seita, em sua própria definição, são contraditórias e separatistas daquilo que dizem, verdadeiramente, as Sagradas Escrituras, a própria Palavra de Deus. Em resumo é o abandono da verdade.

O termo háiresis aparece no original em Atos 5:17; 15:5; 24:5; 26:5; 28:22.

Por sua vez, heresia aparece em Atos 24:15; I Co 11:19; Gl 5:20; II Pe 2:1.

O surgimento das seitas é uma profecia escatológica (Mt 24:24), em que o próprio Senhor nos alertou. Portanto é importante seu estudo pois, trata-se de um sinal dos tempos anunciado por Jesus e seus apóstolos (II Pe 2:1-3).

Para se identificar uma seita, observe o que ela prega sobre os seguintes assuntos:

1) a Bíblia Sagrada;

2) a Pessoa de Deus;

3) a queda do homem e o pecado;

4) a Pessoa e a obra de Cristo;

5) a salvação; e

6) o porvir.

Se o que uma seita ensina sobre estes assuntos não se coaduna com as Escrituras, podemos estar certos de que estamos diante duma seita herética.

Observe ainda alguns aspectos comuns às seitas:

1) As seitas subestimam o valor do Senhor Jesus ou colocam-no numa posição secundária, tirando-lhe a divindade e os atributos divinos como conseqüência.

2) Crêem apenas em determinadas partes da Bíblia e admitem como "inspirados" escritos de seus fundadores ou de pessoas que repartem com eles boa parte daquilo que crêem;

3) Dizem ser os únicos certos;

4) Usam de falsa interpretação das escrituras;

5) Ensinam o homem a desenvolver sua própria salvação, muitas vezes, sob um conceito totalmente naturalista;

6) Costumam buscar suas presas em outras religiões, conseguindo desencaminhar para o seu meio, inclusive, muitos bons cristãos.

A. Algumas características marcantes das seitas são:

1. Freqüentemente isolacionistas – para facilitar o controle dos membros fisicamente, intelectualmente, financeiramente e emocionalmente.

2. Freqüentemente apocalípticas - dão aos membros um enfoque no futuro e um propósito filosófico para evitar o apocalipse.

3. Fornecem uma nova filosofia e novos ensinos – revelados pelo seu líder.

4. Fazem doutrinação - para evangelismo e reforço das convicções de culto e seus padrões.

5. Privação – quebrando a rotina do sono normal e privação de comida, combinados com a doutrinação repetida (condicionamento), para converter o candidato a membro.

B. Muitas seitas contém sistemas de convicção "não-verificáveis".

1. Por exemplo, algumas ensinam algo que não pode ser verificado.

1. Uma nave espacial que vem atrás de um cometa, para resgatar os membros.

2. Ou, Deus, um extraterrestre ou anjo apareceram ao líder e lhe deram uma revelação

3. Os membros são anjos vindos de outro mundo, etc.

2. Freqüentemente, a filosofia da seita só faz sentido se você adotar o conjunto de valores e definições que ela ensina.

1. Com este tipo de convicção, a verdade fica inverificável, interiorizada, e facilmente manipulada pelos sistemas filosóficos de seu(s) inventor(es).

C. O Líder de uma Seita:

3.É freqüentemente carismático e considerado muito especial por razões variadas:

1. O líder recebeu revelação especial de Deus.

2. O líder reivindica ser a encarnação de uma deidade, anjo, ou mensageiro especial.

3. O líder reivindica ser designado por Deus para uma missão

4. O líder reivindica ter habilidades especiais

4. O líder está quase sempre acima de repreensão e não pode ser negado nem contradito.

D. Como se comportam as Seitas?

1. Normalmente buscam fazer boas obras, caso contrário ninguém procuraria entrar para elas.

2. Parecem boas moralmente e possuem um padrão de ensino ético.

3. Muitas vezes, quando usam a Bíblia em seus ensinos, utilizam também "escrituras" ou livros complementares.

1. A Bíblia, quando usada, é sempre distorcida, com interpretações próprias, que vão de encontro à filosofia da seita.

4. Muitas seitas "recrutam" o Senhor Jesus como sendo um deles, redefinindo-o adequadamente.

E. Algumas seitas podem variar grandemente...

1. Do estético ao promíscuo.

2. Do conhecimento esotérico aos ensinamentos muito simples.

3. Da riqueza e poder à pobreza e fraqueza.

Quem é vulnerável a entrar para uma seita?

A. Todas as pessoas são vulneráveis.

1. Rico, pobre, educado, não-educado, velho, jovem, religioso, ateu, etc.

B. Perfil geral do membro em potencial de uma seita (alguns ou todos os itens seguintes)

1. Desiludido com estabelecimentos religiosos convencionais.

2. Intelectualmente confuso em relação a assuntos religiosos e filosóficos

3. Às vezes desiludido com toda a sociedade

4. Tem uma necessidade por encorajamento e apoio

5. Emocionalmente carente

6. Necessidade de uma sensação de propósito, um objetivo na vida.

7. Financeiramente necessitado

Técnicas de recrutamento

A. As seitas encontram uma necessidade e a preenchem. As táticas mais usadas são:

1. "Bombardeio de Amor – Love Bombing " – que é a demonstração constante de afeto, através de palavras e ações.

1. Às vezes há muito contato físico como abraços, tapinhas nas costas, toques e apertos de mão.

2. Emprestam apoio emocional a alguém em necessidade.

3. Ajuda de vários modos, onde for preciso.

1. Desta maneira, a pessoa fica em débito então com a seita e procura de algum modo retribuir.

4. Elogios que fazem a pessoa pensar que é o centro das atenções.

B. Muitas seitas usam a influência da Bíblia ou mencionam Jesus como sendo um deles; dando validade assim ao seu sistema.

2. Escrituras distorcidas

1. Usam versículos tirados da Bíblia fora do contexto

2. Então misturam os versículos mal interpretados com a filosofia aberrante delas.

C. Envolvimento gradual

3. Alterando lentamente o processo de pensamento e o sistema de convicção da pessoa, através da repetição dos seus ensinos (condicionamento).

1. As pessoas normalmente aceitam as doutrinas de uma seita um ponto de cada vez.

2. Convicções novas são reforçadas por outros membros da seita.

Por que alguém seguiria uma Seita?

A. A seita satisfaz várias necessidades:

1. Psicológica - Alguém pode ter uma personalidade fraca, facilmente manipulável.

2. Emocional – A pessoa pode ter sofrido um trauma emocional recente ou no passado

3. Intelectual – O membro tem perguntas que este grupo responde.

B. A seita dá a seus membros a aprovação, aceitação, propósito e uma sensação de pertencer a algum grupo.

C. A seita pode ser atraente por algumas razões. Podem ser. . .

4. Rigidez moral e demonstração de pureza

5. Segurança financeira

6. Promessas de exaltação, redenção, "consciência mais elevada" ou um conjunto de outras recompensas.

Como as pessoas são mantidas na seita?

A. Dependência:

1. As pessoas querem freqüentemente ficar porque a seita vai de encontro às suas necessidades psicológicas, intelectuais e espirituais.

B. Isolamento:

2. O contato com pessoas de fora do grupo é reduzido e cada vez mais a vida do membro é construída ao redor da seita.

3. Fica muito mais fácil então controlar e moldar o membro.

C. Reconstrução cognitiva (Lavagem cerebral):

4. Uma vez que a pessoa é doutrinada, os processos de pensamento deles/delas são reconstruídos para serem consistentes com a seita e ser submisso a seus líderes.

5. Isto facilita o controle pelo(s) líder(es) da seita.

D. Substituição:

6. A Seita e os líderes ocupam freqüentemente o lugar de pai, mãe, pastor, professor etc.

7. Freqüentemente o membro assume as características de uma criança dependente, que busca ganhar a aprovação do líder ou do grupo.

E. Obrigação

8. O membro fica endividado emocionalmente com o grupo, às vezes financeiramente, etc.

F. Culpabilidade

2. É dito para a pessoa que sair da seita é trair o líder, Deus, o grupo, etc.

3. É dito também que deixar o grupo é rejeitar o amor e a ajuda que o grupo deu.

G. Ameaça:

1. Ameaça de destruição por "Deus" por desviar-se da verdade.

2. Às vezes ameaça física é usada, entretanto não freqüentemente.

3. Ameaça de perder o apocalipse, ou ser julgado no dia do julgamento, etc.

De onde elas vieram?

Entre muitas razões para o surgimento de seitas falsas no mundo, hoje, destacam-se as seguintes:

1) A ação diabólica no mundo (II Co 4:4);

2) A ação diabólica contra a igreja (Mt 13:25);

3) A ação diabólica contra a Palavra de Deus (Mt 13:19);

4) O descuido da Igreja em pregar o Evangelho completo (Mt 13:25);

5) A falsa hermenêutica (II Pe 3:16);

6) A falta de conhecimento da verdade bíblica (I Tm 2:4);

7) A falta de maturidade espiritual (Ef 4:14).

Observem agora, alguns fatos sobre seitas fanáticas no mundo e no Brasil:

Em 1978, o então missionário norte-americano Jim Jones, foi responsável pela morte de 900 seguidores, na Guiana Francesa, todos envenenados após Ter anunciado a eles o fim do mundo. Um fato interessante desse trágico acontecimento foi o depoimento de um dos militares americanos respnsáveis pela remoção dos corpos. Ele disse que, após vasculhar todo o acampamento, não foi encontrado um só exemplar da Bíblia. Jim Jones substituiu a Bíblia por suas próprias palavras.

Em 1993, o líder religioso David Koresh, que se intitulava a reencarnação do Senhor Jesus, promoveu um verdadeiro inferno no rancho de madeira, onde ficava a seita Branch Davidian. Seduzindo os seguidores com a filosofia de que deveria morrer para depois ressuscitar das cinzas, derramou combustível no rancho e ateou fogo, matando 80 pessoas, incluindo 18 crianças.

Em 1997, outra seita denominada Heaven’s Gate (Portão do Céu), que misturava ocultismo com fanatismo religioso, levou 40 seguidores ao suicídio. Na ocasião, essas pessoas acreditavam que seriam conduzidas para outra dimensão em uma nave que surgiria na cauda do cometa Halley Bop.

No Brasil também existem muitas seitas e denominações que se reforçam em profecias do Apocalipse. Uma das mais conhecidas, devido ao destaque dado pela mídia, são as Borboletas Azuis, da Paraíba, que em 1980 anunciou um dilúvio para aquele ano.

Em Brasília, encontra-se o Vale do Amanhecer, que conta com aproximadamente 36.000 adeptos. No Paraná, um homem de nome Iuri Thais, se auto-intitula como o próprio Senhor Jesus reencarnado. Fundador da seita Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade, ele parece ter decorado a Bíblia de capa a capa e, com isso, tem enganado a muitos.

Muitas das seitas são conhecidas dos cristãos brasileiros, a saber: Mormonismo, Testemunhas de Jeová, etc. Mas muitas novas seitas pseudo-cristãs estão chegando ao Brasil e são pouco conhecidas: Igreja Internacional de Cristo/Boston (Igreja de Cristo, no Brasil), Ciência Cristã, Escola Unida do Cristianismo, Meninos de Jesus etc.

Quase todas essas seitas refutam a Trindade (com a conseqüente diminuição do Senhor Jesus Cristo), a ressurreição, a salvação pela Graça e contrariam outros princípios bíblicos.

Como podemos tirar alguém de uma seita?

A. A melhor coisa é não tentar um confronto direto no primeiro encontro, o que pode assustar o membro e afastá-lo de você.

B. Se você é um Cristão, então interceda em oração pela pessoa primeiro.

C. Para tirar uma pessoa de uma seita é necessário tempo, energia, e apoio.

D. Ensine a verdade:

1. Dê-lhe a verdadeira substituição para o sistema de convicção aberrante que ela aprendeu, ou seja, o Evangelho da Graça de Jesus Cristo.

2. Mostre as inconsistências da filosofia do grupo, à luz da Bíblia.

3. Estude a seita e aprenda sua história, buscando pistas e informações

E. Tente afastá-lo fisicamente da seita por algum tempo, para quebrar o laço de isolamento.

F. Dê o apoio emocional de que ele precisa.

G. Alivie a ameaça de que se ele deixar o grupo, estará condenado ou em perigo.

H. Geralmente, não ataque o líder do grupo, deixe isso para depois. Freqüentemente o membro da seita tem lealdade e respeito para com o fundador ou líder.

Fonte
www.cacp.org.br