quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O EVANGELHO DO DIABO MT.4.3

E chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o filho de Deus, made que esta pedras se tornem em pães. Mt. 4.3.



Satanás ele é chamado de Ant-cristo não só porque se opunha, mas por ser um cópia mal-feita. Ele faz com que aquilo que Deu fala soe ridículo e aquilo que ele fala se torne interessante.



A verdade é ultilitariamente usada, sem escrupulos. O zelo é usado para atacar.



Ele viu que Jesus era filho de Deus

Ele sabia da capacidade de Jesus Jejuar

Ele sabia que ele conhecia as Escrituras

Ele sabia da capacidade de Jesus se deixar levar pelo diabo par o deserto.



Jesus começou o seu sermão com palavras que aparentemente parecem contraditorias. Mas a maneira de viver de Deus contradiz a do mundo. Se voce quer viver para ele, deve estar preparado para dizer e fazer o que parece estranho ao mundo. Voce deve estar disposto a dar quando os outros usurpam ; amar quando os outros odeiam; ajudar quando outros abusam. Se escolher viver para Deus, voce será recompensado. aqueles que optarem pelo o mundo acabarão sem nada.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

COMO SER UMA BENÇÃO NA ADVERSIDADE

1- O homem Naamã (aparência x essência) (5.1) Naamã era grande perante os outros. Tinha autoridade, posição, títulos, riqueza, poder e glória humana, “porém leproso”. O “porém” desvaloriza tudo o que foi dito antes. Na intimidade ele sabia que era um enfermo. Suas roupas militares eram bonitas, talvez repletas de medalhas, mas, por baixo delas, sua carne apodrecia.
a) Como as pessoas nos vêem? Será que estamos sendo vistos com um porém?, muitas vezes há crentes que são desvalorizados pela sua maneira de ser, pela sua maneira de agir, de falar, de se comportar, qual o porém da sua vida está lhes desvalorizando?
b) Como nós nos vemos?
c) Como Deus nos vê?
2- A lepra - símbolo do pecado. Naquela época, a lepra era uma doença incurável, bem como contagiosa, degenerativa e mortal. Ninguém podia ajudar Naamã. Assim também, só Deus pode resolver os maiores problemas do homem: o pecado, a separação de Deus e a perdição eterna. A lepra de Naamã não devia estar em estado avançado, pois ele ainda trabalhava e vivia com a família, mas sua expectativa era de perda total. O leproso ia perdendo tudo e se isolando. Perdia a família, os bens, os membros do corpo. Apodrecia vivo e, por fim, morria. O pecado faz assim com o homem (Rm.6.23).
Os Siros, numa das suas investidas , havia levado presa uma menina Israelita, uma menina que fiocui a serviço da mulher de Naamã
VEJAMOS AS LIÇOES QUE ESSA MENINA NOS TRAZ
1 – Longe de casa
2 – Tendo de aprender uma nova língua, uma nova cultura
3 – Vivendo na incerteza se um dia retornaria a sua família
4 – Disse ela a sua senhora : Oxalá que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria! Pois este o curaria da sua lepra
5 – Dentro daquela casa ela percebeu que nem ia bem
6 – Naamã é leproso
7 – Ela compartilha uma mensagem de esperança – o profeta do meu Deus pode curar o seu marido. Conhecemos o restante da história. Naamã desce sete vezes às águas do Rio Jordão e fica totalmente curado da lepra.
Permita-me fazer algumas observações para nós hoje:
1 – As adversidades são ocorrências nem sempre provocadas por nós mesmos, mas mesmo não sendo provocadas elas nos levam ao sofrimento e ao experimento da dor.
a) A menina não foi responsável pelo seu cativeiro
b) Foi a miséria e a desumanização da raça humana que a colocou naquela posição.
c) Muitas vezes não controlamos o nosso redor.
2 – O desafio que cada um de nós terá de enfrentar é justamente como reagir dentro da adversidade .
a) Podemos reagir de forma vingativa e temos justificativas para tal ato - a menina encontraria aqui a sua vingança.
b) Podemos reagir de forma neutra - eu sofro o meu problema e o outro sofre o problema dele. Cada um na sua
c) Podemos ser uma benção mesmo que isso seja um grande sacrifício. Ela compartilhou uma informação que aquele homem mesmo rico e poderoso não possuía
d) A verdadeira medida de um homem não é como ele comporta em momentos de conforto e conveniências, mas como ele se matem em tempos de controvérsia e desafio (Martin Luther King Jr).
3 – A Nossa maneira de reagir na adversidade pode transformar o contexto em que vivemos.
a) Naamã ficou curado da sua lepra, física
b) Naamã ficou curado da sua lepra espiritual. Ele queria pagar pela sua benção e o profeta não aceitou.
“ Ao que disse Naamã: Seja assim; contudo dê-se a este teu servo terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao Senhor IIReis 5.17
c) Muitas vezes somos levados à adversidade para ali encontrar alguém que de outra forma jamais encontraríamos
d) Na adversidade nós amamos, porque Deus nos amou primeiro.
4 – Nossas ações na adversidade, ainda que não tenhamos consciência delas, poderão ultrapassar aquele momento.
a) A menina abençoou Naamã e sua família .
b) Se nós voltarmos para Deus, sem nos rebelarmos contra nossa ferida, estaremos permitindo que ele a transforme em bem ainda maior(Henri Nouwen).
c) Foi um dos episódios que Jesus usou quando iniciou o seu ministério. Lucas 4.27
Conclusão/
adversidade não abala a sua fé se você conhece o seu Deus sobre o qual pregava o profeta Eliseu
Nós, às vezes pensamos assim. Evitamos mergulhar mais em Deus, evitamos obedecê-lo porque achamos as suas igrejas "contaminadas". Ora por preconceitos, ora por dúvidas sobre a conduta dos líderes evitamos nos relacionar com o Senhor. Seja o rico, intelectual, pobre, criança, mulher, seja quem for Deus vê igualmente. Os nossos títulos para nada nos servem quando, diante do Senhor, estivermos. Aprendamos, amados, a viver uma vida diferente e agradável diante de Deus e dos homens, pois a nossa sociedade está muito rasa nos seus conceitos e modo de viver. Façamos a diferença, pois fomos chamados por Jesus para temperarmos a terra (Vós sois o sal da terra!)


Mensagem pregada pelo Diacono José Rinaldo de Santana na congregação de Lagoa do Rancho dia 16/09/2008

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

A INVERSÃO DE VALORES

A cada dia, o que era certo parece tornar-se errado e o errado parece tornar-se certo.

Quando alguém se esforça para ser uma pessoa mais dócil e humana, pode-se notar que estranhamente ela passará a ser taxada de tola ou merecedora de descrédito. É na verdade antagônico e absurdo. Com freqüência percebemos que a conduta de quebrar regras e desrespeitar normas é objeto de admiração de muitas pessoas. É perceptível no trabalho, funcionários que seriam maus exemplos, serem “seguidos” ou copiados por outros funcionários. Quando o comportamento em vez de receber reprovação recebe admiração e ainda é imitado, torna explícito o absurdo da inversão de valores que vivenciamos.

Se há um programa televisivo que consiste em observar pessoas se relacionando e convivendo em um lugar isoladamente, percebe-se que uns personagens optam por um comportamento “rebelde” ou indisciplinado para atrair simpatia, e o pior, obtém sucesso, tornam-se os vencedores. Porque se mostraram “maus”, agressivos ou impetuosos atraíram afeto e admiração. Se, indisciplina e rebeldia geram simpatia, o que pensar dos que prezam a disciplina e subordinação?


Não faz muito tempo que os pais ou avós ensinavam que os homens deviam ser cavalheiros com as mulheres, ou que as pessoas deviam se respeitar. Havia o conceito de que era fundamental ao ser humano a generosidade e cordialidade, no entanto, hoje, qualquer um está sujeito a ser interpretado como antiquado ou ultrapassado se assim o fizer.

Quando alguém é notado em ações de bondade é definido como pateta e alguém que age maldosamente por vezes recebe aplausos, teremos, com certeza, um prognóstico de que a sociedade caminha a passos largos para um mundo amoral e repleto de conflitos.

Todos os problemas da inversão de valores apontados refletem diretamente na convivência de qualquer grupo social. Notar-se-á na família, filhos que não respeitam os pais, e se o fizerem , serão até criticados pelos seus amigos. Teremos casais sem princípios essenciais a uma convivência duradoura e saudável. Não haverá renúncia, compreensão e bem-estar entre cônjuges, pois o homem que renunciar será tido ´por “dominado” e a mulher se o fizer será titulada por “Amélia”.

O bom funcionário será “puxa-saco” e o negligente será exemplar. O cônjuge infiel será bem-visto e o fiel será subestimado.

Não se pode ignorar a grande influência dos meios de comunicação na divulgação das contravenções e a quebra de princípios como comportamento modelo.

Dependerá dos líderes, oradores, conselheiros, escritores e agentes de posições similares, propagar os bons conceitos e incutir o repúdio à má conduta, bem como reconhecer com apreço os bons costumes. “Veja” http://www.cacp.org.br/estudos/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=907&menu=7&submenu=3

A inversão de valores compromete o convívio social e deve ser combatida com rigor através de pessoas comprometidas com o desenvolvimento humano e o progresso social.

A inversão de valores é uma conseqüência do relativismo existente em nossos dias

Podemos entender o relativismo como sendo a idéia de que todos os pontos de vista são tão validos e certos quanto outros, e que o individuo é a medida do que verdade para si. Não existe uma verdade absoluta, cada um pode ter uma verdade para si. De acordo com a sua conveniência, e fazer o que lhe apraz, de acordo com essa designação de verdade. Neste tipo de posicionamento, todas as coisas são relativas, inclusive Deus (cada um tem o seu e acredita no que quiser), a Bíblia (é valida apenas para os cristãos, não para todas as pessoas), o Senhor Jesus Cristo (que deixa de ser filho de Deus para ser uma figura histórica importante) a fé e a salvação (cada um tem o direito de buscar para si uma forma de aproximar-se de Deus, sem que Jesus seja considerado a única forma dessa aproximação).

Se tudo é verdadeiramente relativo, Deus pode existir ou não, e o que ele diz sobre a verdade pode ser limitado àqueles que consideram a bíblia como sendo a palavra de Deus. Com base nessa premissa, um Hitler pode matar milhões de pessoas por considerar que são pessoas fracas, incapazes ou indispensáveis, pois a verdade para ele está centrada na superioridade de sua raça em relação as outras, que devem ser dominadas e dizimadas. A verdade, no relativismo, varia de acordo com o lugar, com a época e com as pessoas. Curiosamente falando,não se questiona a relatividade de leis naturais consagradas. Sobre aqueles que invertem os valores estabelecidos por Deus disse Isaias: “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem, chamam mal! Que fazem da escuridão luz, e da luz escuridão, e fazem do amargo doce, e do doce, amargo! Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e prudentes diante de si mesmos... Dos que justificam o ímpio por presentes e negam a justiça!”, Is. 5.20-23, Deus não se encarregara de trazer a juízo essas inversões de valores e seus proclamadores.

A inversão de valores na igreja. Deve se observar que a inversão de padrões anteriormente estabelecidos precisam ser respeitada. http://eticaeliderancacrista.blogspot.com/ Os costumes até podem variar com o tempo, mas os princípios não. Deus estabeleceu princípios imutáveis e absolutos em sua palavra, pois ele mesmo é imutável e absoluto, e devemos andar de acordo com seus princípios. A igreja, como representante de Deus, deve apontar as distorções no mundo , mostrar a verdade e principalmente, estar atenta para que essas mudanças não atinjam nossos arraiais. Um exemplo disso é o divorcio, que tem sido aceito em determinados grupos cristãos e continua sendo condenado pela bíblia. Para que a igreja tenha essa imparcialidade, é preciso que a palavra de Deus seja continuamente ensinada e praticada, e que os crentes sejam motivados a viver dentro dos padrões absolutos de Deus. http://eclesiacontemporanea.blogspot.com/2008/08/comentrio-de-romanos-121.html



Fonte
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal
Ensinador Cristão.