domingo, 31 de maio de 2009

TRES QUALIDADES DE UM HOMEM CHAMADO POR DEUS

João Batista é um ótimo exemplo de um homem chamado. Ele teve a audácia de dizer aos Judeus que eles tenham que parar de justificar-se diante de Deus, usando de censo de superioridade racial, e enxergar a necessidade de arrepender-se moral e espiritualmente. O batismo, dizia ele, seria uma prova que o seu arrependimento era genuíno. Não admira que as pessoas nunca tivessem uma posição de neutralidade com relação a ele. João nunca media muito as palavras. E as pessoas ou o amavam, ou odiavam. E foi um dos que odiavam que um dia mandou cortar sua cabeça. Mas só depois que ele concluiu sua missão.
João, esse homem chamado, constitui um notável contraste com Saul, o impelido. Desde o começo, João já parecia possuir um forte senso de propósito, que resulta de uma orientação espiritual, proveniente do fundo do seu coração. Mas o momento em que vemos com maior clareza a diferença entre Saul e João Batista é que quando eles estão sendo atacados em sua identidade pessoal e sua convicção vocacional. Quando Saul se convenceu de que a preservação do poder e sua continuação naquela posição dependiam exclusivamente dele mesmo, como estamos lembrados, ele reagia com violência, agredindo os inimigos.
Mas João Batista foi diferente. Veja como ele reage quando fica sabendo que sua popularidade está para sofrer um serio declínio. Permitam-me ser um pouco dramático, e sugerir que ele estava diante da possibilidade de perder o emprego o relato a que me refiro inicia-se pouco depois que João apresenta Cristo as multidões, e o povo começa a transferir sua admiração para o “Cordeiro de Deus” Jo 1.36. Alguém comunica a João que o povo, e mesmo alguns de seus discípulos, estão passando a seguir a Jesus, ouvir seus ensinamentos e a ser batizados pelos discípulos dele. Lendo isso, fica-se com a impressão de que aqueles que foram levar essa nóticia ao profeta, falando do declínio de sua popularidade, talvez o tivesse feito na expectativa de vê-lo ter um, a reação negativa. Mas ele os deixou frustrados. “Respondeu João: O homem não pode receber cousa alguma se do céu não lhe for dada.
“Vós mesmos sois testemunhas de que vos disse: Eu não sou o Cristo, mas fui enviado como seu precursor.
“O que tem a noiva é o noivo; o amigo do noivo que está presente e ouve muito se regozija por causa da voz do noivo. Pois esta alegria já se cumpriu em mim.
“Convém que ele cresça e que eu diminua.” Jo 3.27-30.

VEJAMOS TRES QUALIDADES DE UM HOMEM CHAMADO POR DEUS

I – Conversão. Se quisermos levar outras pessoas para Cristo teremos que Renunciar muitas coisas e seguir a Jesus, teremos que ter transformação de nossas mentes. Romanos 12:2 E não conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.Salmos 51:12-13 Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustem-me com um Espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti converterão.Davi aqui estava pedindo perdão pelo seu pecado pelo adultério e o homicídio que ele causou. Neste vemos claramente a conversão de Davi.A conversão para o ser humano é muito importante por que a conversão é a volta do homem para Deus e aí ele vai entender as coisas de Deus. E aí o homem vai ouvir a voz de Deus.Tiago 5:20 Sabei que aquele que Fizer converter um pecador do erro do seu caminho salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecado.
II– Santidade. A santificação é importante para as nossas vidas porque o pecado faz separação entre Deus e o Homem. Em Isaías 59:2 Diz "Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus: e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.Irmãos o pecado nos traz a morte a desgraça nós temos vários exemplos podemos citar: Dentro do de Israel no Velho Testamento domo no Novo Testamento também temos vários exemplos vamos citar alguns:
No V.T. Quando o povo de Israel foi guerrear contra Jericó Deus ordena ao povo de Israel que não pegasse nada daquela guerra, mas Acã vendo uma capa e alguns siclos de ouro e prata ele vai e pega estes objetos. Mas a ordem de Deus foi esta.Josué 6:17-19 diz Porém a cidade será condenada, ela e tudo o que houver nela. Somente a Prostituta Raabe viverá, ela e todos os que estiverem em casa, porque escondeu os mensageiros que enviamos. Tão somente guardai-vos das coisas condenadas, para que, tendo-as vós condenado, não tomeis delas coisa alguma, e não façais maldito o arraial de Israel e o perturbeis. Porém toda a Prata, e o ouro, e os vasos de bronze e de ferro, são consagrados ao Senhor, e irão para o tesouro do Senhor. Esta foi a ordem que Deus deu ao povo de Israel mas o que Acã fez: Josué 8: 20-21 Respondeu Acã a Josué: Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de Israel eis o que eu fiz: Quando eu vi entre os despojo uma boa capa babilônica, e duzentos ciclos de prata e uma cunha de ouro de peso de cinqüenta ciclos, cobicei-os e tomei-os. E estão escondido no meio da minha tenda, e a prata debaixo da capa.E foi assim que aconteceu irmãos tudo que Acã havia como propriedade e a sua família inteira foi apedrejado e queimado.
No N.T. Houve também pecado por parte de Ananias e Safira. Eles venderam uma propriedade deles mesmo e daria tudo para a Igreja mas eles pegaram uma parte para eles e disse que estava dando tudo a igreja quando eles chegaram a igreja Pedro confrontaram e ali mesmos caíram e morreram. Atos 5:1-11. Nestes dois exemplos que citamos vemos que o pecado não compensa por que ele nos traz a separação entre Deus e o homem e também nos traz morte. Para pregarmos temos que Ter e estar em comunhão com Deus e ser convertido de verdade Deus não são brincadeira e não podemos brincar com Ele. Se nós estivermos em pecado não podemos pregar o evangelho porque perdemos a autoridade e o nosso testemunho devemos procurar a santificação por que o nosso Deus é santo. I Pedro 1:15-16 Pelo contrário, Segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo vosso procedimento, porque está: sede santos porque eu sou santo.Irmãos a santidade é muito importante para as nossas vidas e no nosso evangelismo porque o nosso inimigo nos acusa se estivermos sem santificação.
III – Obediência. Irmãos a obediência no Aurélio quer dizer: submissão à vontade de alguém, sujeição, dependência, submissão extrema.A obediência é um ato muito importante para o homem com Deus em I Samuel 15:22 Tem porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua Palavra? Eis que o obedecer é melhor do que a gordura de carneiros. Deus é importante para você? Se a resposta para você For importante então obedeça a Ele.Deut 26:16 diz ao povo: Hoje, o Senhor, teu Deus, te manda cumprir estes estatutos e Juízos; guarda-os, pois, e cumpre-os de todo o teu coração e toda a tua alma.Aqui neste versículo Deus está falando a nós que devemos cumprir todos os estatutos Dele, Não somente em uma parte mas todos em geral e fazermos com todo amor e de toda a nossa alma Ele está dizendo que se for para nós cumprirmos devemos cumprir com todo coração e toda a alma. Mateus 7:24 e 26 diz: Todo aquele, pois, que ouve estas minhas Palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa na rocha. E toda aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia. A palavra de Deus irmãos ela é claríssima se nós ouvimos e não cumprimos temos as nossas conseqüências por isto vamos praticar esta palavra maravilhosa de Deus.
CONCLUSÃO: Conversão, Santidade e Obediência, são qualidades inerente a um homem de Deus, podemos ver a discrição que o apostolo Paulo apresenta em ICo. 1.26-31. “Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrario, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas para envergonhas as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; afim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus. Mas se vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, para que, como está escrito : Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.
Mensagem pregada pelo diacono José Rinaldo de Santana na congregação da Assembleia de Deus no povoado Lagoa do Rancho em 26/05/2009.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

A HINOLOGIA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

A Harpa Cristã é o hinário oficial das Assembléias de Deus, com 640, hinos maravilhosos com um índice de assuntos e temas.
1 – Cânticos que falam de libertação do homem: a redenção, a cruz, o poder e a eficácia do sangue de Jesus, a expiação, o amor de Deus e a ressurreição de Cristo.
2 – Cânticos que se referem à eternidade: nossa morada nos céus, vida eterna com Cristo, etc. eles são de proclamação e ensino. São de proclamação quando anunciam ao mundo a eternidade com Deus e são de ensino quando nos instruem doutrinariamente quanto a eternidade.
3 – Cânticos que falam da obra do Espírito Santo. São doutrinários; alguns em forma bem poética.
4 – Cânticos de proclamação do poder do nome de Jesus. São geralmente usados para falar de cura, milagres, libertação, etc.
5 – Cânticos sobre a igreja. Falam de missão desta na terra e quase sempre são proféticos. Levam-nos a entender a urgência da evangelização.
6 – Cânticos de guerra espiritual. A igreja em todos os séculos foi motivada e movida pelos cânticos espiritual.
7 – Cânticos sobre a vinda de Cristo. Hinos que proclamam a vinda de Cristo. O que nos chama a atenção, é que eles são unânimes em nos ensinar e proclamar uma única verdade: Jesus Voltará!!
8 – Cânticos de adoração da igreja. Cânticos que abrem o culto de adoração declarando a grandeza e o poder de Deus. Musicas que o exaltam já no começo das reuniões. Podemos colocar como parte da adoração da igreja, os hinos de comunhão: eles falam do nosso relacionamento com Deus e com nossos irmãos. Há os de adoração, nos quais exaltamos a soberania de Deus, os de prostração, de humilhação e quebrantamento diante do dele. Cânticos de exaltação ao Senhor, sobre os seus feitos na natureza, seus atributos, etc.
9 – Cânticos didáticos ou de ensino. Alguns dos Salmos são cânticos de instruções.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

A BIBLIA É MUITO MAIS QUE UM LIVRO

Abrindo a Bíblia você está diante do livro mais divulgado e lido em toda historia da humanidade. Escrito em mais de mil idiomas e dialetos milhões de pessoas tem encontrado em suas paginas um novo sentido para suas vidas.
Por que uma obra tão antiga tem marcado tão profundamente a humanidade em todos os tempos? É que a mensagem das Escrituras é uma mensagem de Deus ao ser humano, transmitida muitas vezes e de muitas maneiras. A Bíblia chega até nós sempre de forma humana, numa linguagem de pessoas. Santo Agostinho dizia: “Quando Deus fala aos homens, fala a maneira dos homens dos homens”. A Bíblia tem basicamente, duas finalidades:
1ª) Informar sobre as ações e os ensinamentos de Deus no passado. É o estudo da letra e a historia. É a procura do sentido em si mesmo. É a busca do fundamento da fé.
2ª) A partir das informações mencionadas acima, a Bíblia revela os sinais da presença e da ação libertadora de Deus hoje.

Extraído do Livro Teologia da Educação Cristã.

sábado, 2 de maio de 2009

A IMPORTANCIA DO LOUVOR

1. É fato que, na guerra quem vai à frente é o louvor, certo?
2. Como trabalhar e fortificar o grupo para que cumpra essa missão?
Essa é mais uma pergunta que tem base no texto de 2 Crônicas20. Naquela ocasião, o profeta aconselhou Josafá colocar os levitas cantores na frente do exercito contra os amonitas e os moabitas. O louvor é uma das armas que a igreja pode usar contra o inimigo, mas não é a única, nem eficaz em si mesma. Ele não obtem êxito sozinho, depende da oração de intercessão, da oração de guerra e especialmente da ora cão de autoridade. Ele funcionou no episodio mencionado porque foi precedido de humildade, quebrantamento e jejum. Alem disso, a nação dependia unicamente de ação e de misericórdia de Deus.

“Através da musica o homem se acostuma a experimentar as emoções certas”. (Aristóteles).