domingo, 26 de julho de 2009

PORQUE DEVEMOS TEMER A DEUS SL. 111.10

Introdução: Todos nós queremos viver sem medo; os heróis da fé são pessoas destemidas que enfrentam perigos e os vencem.
As Escrituras nos fala de um temor Santo ( heb. Yir´a;Gr. Phobos que significa ter grande temor ou respeito pela majestade e santidade de Deus uma reverencia piedosa Gn. 20.11, Sl 34.11
1- Porque Ele é o Criador de tudo e de todos, Dt. 10.14; Sl. 19.1
2- Porque Ele exerce domínio sobre os elementos da Criação e sobre nós, Ex. 2018-20; Jn. 1.11
3- Porque Ele é perdoador de todos os nossos pecados Sl. 130.4 Jr. 5.24
4- Porque Deus é um Deus de Justiça, que julgará a totalidade da raça humana Ml. 3.5; Hb. 10.26-31
5- Porque se agrada dos que o temem e confiam nele Sl. 147.11; 125.1
6- Porque é Mandamento bíblico Dt. 10.10 Sl. 2.11
7- Porque o temor do Senhor aumenta os dias Pv. 9.10,11; 10.27
. Mas os maus não vivem a metade de seus dias.
Conclusão: O salmista nos ensina que o temor a Deus significa respeita-lo e reverencia-lo como o Senhor todo poderoso. Quando confiamos em Deus completamente para cuidar de nós, descobrimos que os nossos medos, até da morte diminuem.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

PRINCIPADOS

· Esses termos é usado para a autoridade ou posição tanto de reis como de governantes aos quais os Cristãos estão sujeitos Tt. 3.1, Rm. 13.1-7, e também para anjos e demônios Ef. 3. 10; 6.12.Cristo criou todas as coisas “Sejam tronos, sejam dominações, principados ou potestades Cl. 1. 16
· São demônios de alta categoria no reino das trevas que vive oprimindo cada País, levando a idolatria, espiritismo, fome, miséria, crimes, materialismo, etc.
· Por sua vez os seus liderados levam aos estados, cidades e até mesmo povoados, por isso encontramos dificuldade de penetrar com o evangelho em determinados povoados, cidades, estados e até mesmo País, enfrentamos fortemente opressão do inimigo para que a luz do evangelho não penetre ali Mt. 4. 16, cp. Ts. 2. 18 Paulo em Filipos At. 16.18 e em Efeso At. 18. 12,34,35, Mc. 5. 1-10. No capitulo 10 de Daniel menciona príncipe do reino da Pérsia, um príncipe dominava este País cita o da Grécia Dn. 10.20, Não só existe príncipe da Pérsia e da Grecia, mas, da Escócia, Havaí, Londres, Nem York, Brasil Etc.
· Sei de pessoas que ao atravessar uma ponte ou um limite Municipal, Estadual ou Federal, tem ou tiveram percepção de mudanças na condição espiritual (Bahia estado onde a feitiçaria reina).

quinta-feira, 23 de julho de 2009

INTIMOS DE DEUS TG. 4.8

Introdução: Jesus escolheu doze homens para fazer parte da sua comitiva particular e transformou-os em discípulos. Mas tina três que sempre estava com Ele: Pedro, Tiago e João. Tinha um grau de intimidade mais elevado com o Senhor Jesus.

Foi assim com os antepassados no Antigo Testamento.
Abraão
: “Você, porem, ó Israel, meu servo, Jacó, a quem escolhi vocês descendentes de Abrão, meu amigo” Is. 41.8
Hoje: Nós, os crentes, somos os descendentes de Abraão (Nosso pai na fé)
Moisés: “O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo” Ex. 33.11.
Davi: “Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade” At. 13.22.
Elias: Profetizou segundo sua própria palavra 1Rs. 17.1

Podemos citar quatro pontos que define a intimidade do crente com Deus:
1) Sacrifício Ef. 5.1,2
2) Privilegio Sl. 25.14
3) Desafio Is. 55.6

Vejamos cinco razões pelas quais ainda hoje é possível ter intimidade com Deus
1) Temer a Deus Sl 25.14.
2) Ousadia para entrar no Santuário Hb. 10.19
3) Ser atraente a gloria de Deus Hb. 12.28
4) Ter Equilíbrio Espiritual Ef 4.14 (Maturidade)
5) Ter um relacionamento de pai com filho Rm. 8.16

Conclusão: Ser íntimo de Deus é um privilegio para poucos, porque o perverso é abominável ao Senhor, mas os sinceros ele tem intimidade. Pv. 3.32
Mensagem pregada pelo Diacono José Rinaldo de Santana na Cidade de São Miguel do Aleixo - Se, dia 22/07/20096

sexta-feira, 17 de julho de 2009

JESUS, A LUZ DO CRENTE

As primeiras palavras registradas de Deus foram “Haja luz” Deus é luz, João deixa claro que a mensagem que ouvira de Jesus era a de que Deus é luz. Davi no Salmo 27, composto séculos antes de João escrever suas cartas, já dissera que “O Senhor é minha luz, e minha salvação”. Esta luz traz revelação aos que estão em trevas, para que vejam suas próprias obras e decidam seguir ao Deus verdadeiro. Por ser luz, Deus pode nos orientar em nossos caminhos e momento de duvidas em meio as lutas. Davi, quando se viu livre de seus inimigos e de Saul, cantou sobre seus momentos de dificuldades e de providências de Deus. “porque tu acenderas a minha candeia; o Senhor, meu Deus, alumiará as minhas trevas Sl 18.28. em contraste com a luz, aqueles que pecam, andam em trevas 1. Jo 1.6. Estes carecem da luz de Deus, pois não conseguem enxergar o caminho em que andam nem as obras que fazem.
“É bastante significativo que Deus sendo luz, 1 Jo 1.5 tenha iniciado seu projeto de criação com a luz. Antes de sua ordem a terra não tinha forma Gn 1.2, e o ato de produzir luz formou uma associação direta e pessoal entre o criador e sua criação. Paralelos a estas atitudes podem ser notados na direta associação de Deus com os Israelitas, quando ele conduziu por uma coluna de fogo Ex 13.21,22, e pela manifestação da sua gloria da presença de Deus quando o tabernaculo Ex 40.34-38 e também o templo de Salomão 1Rs 8.11, 2Cr 5.13,14 ficaram prontos.
A plena associação de Deus com a sua criação teve inicio quando segunda pessoa da Trindade, a luz do mundo Jo. 3.19; 8.12 se fez carne e habitou entre nós. Jo. 1.4,5 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens e a luz resplandeceu nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Ele é a luz do mundo no sentido de que ele é quem dá luz ao mundo. Em MT. 5.14, Jesus ensina que os seus seguidores são a luz do mundo.
1) Todos que seguem a Jesus são libertos das trevas do pecado, do mundo e de satanás. Os que andam nas trevas não seguem 1Jo. 1.6,7.
2) “Quem me segue” é um gerúndio contendo a idéia de seguir continuamente. Jesus, na realidade “seguir-me continuamente”. Ele reconhecia somente o discipulado perseverante Jo. 8.31.
Devemos notar ainda que na nova criação não houve necessidade da luz das velas, da lua, ou do sol AP 22.5; 21.23, “porque a gloria de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada” (literalmente, lâmpada é a fonte de luz)
O grande risco da mentira. “Satanás foi o pai da mentira (to pseudos) em sua apostasia original Jo 8.44, Is 14.12-20,Ez 28.1-19. da mesma forma o homem em sua apostasia preferiu a mentira (to pseudos) à verdade de Deus Rm 1.25, Gn 3.1-7 “Homens não regenerados falam mentiras desde muito cedo Sl 58.3, e fazem delas o seu refugio Is 28.15”.“Se dissermos que temos comunhão com ele e andarmos em trevas, mentimos e não praticamos a verdade” 1Jo 1.6. Este verso não se refere a pessoas não salvas, e sim aos crentes. João não diz “Se os ímpios disserem”, e sim “Se dissermos”. Isto indica que, na igreja, é possível dizermos uns aos outros que temos comunhão com o Senhor, mas andarmos em trevas. É possível mentir para os outros acerca de nossa comunhão com Deus, dizer que oramos, jejuamos, que lemos a Bíblia e que fazemos a obra de Deus, e ainda assim, andar em trevas. Neste aspecto, o andar em trevas enfatizado por João refere-se não apenas à pratica do pecado, mas também a questão de não ter comunhão uns com os outros. Não é possível haver amor a Deus e a sua obra sem que este amor o direcione a ter comunhão com outras pessoas. A comunhão com Deus deve ser refletida aos outros.
Resolvendo o problema da mentira. “Se andarmos na luz como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo seu filho nos purifica de todo pecado”. 1Jo 1.7. Para que possamos ser pessoas integras, é preciso não apenas falar a verdade, mas andar nela também. Observe que o problema apontado por João refere-se as pessoas que falam e praticam coisas totalmente distintas. Não basta dizer que a pessoa anda na luz. Ela deve praticar a comunhão com as outras pessoas, pois a luz ilumina a todos. Quem anda na luz não tem problemas para ter comunhão com seus irmãos. Neste aspecto João é enfático, pois preza pela unidade da igreja em face dos falsos ensinos ministrados por “mestres” que negavam o Senhor Jesus. A igreja deveria permanecer unida, atenta contra os falsos ensinos. A grande verdade é que hoje quando vamos falar de comunhão, de união nas igrejas, nós nos deparamos com um grande problema . que a principio eu caracterizaria ao invés de Koinonia que significa comunhão,uma relação de intimidade entre uma pessoa e outra, indica companheirismo e identificação pessoal, afinidade e solidariedade, podendo ser entendida como uma mescla de personalidades numa bendita unidade, como o trançar de fios para formar uma única corda; sugere uma intimidade exclusiva e fora do comum, como por exemplo o envolvimento de Abraão com Deus por causa de Sodoma e Gomorra Gn. 18.17,23-33, ou seja, a visão que a palavra de Deus está querendo nos passar é sobre o crescimento da igreja e dos irmãos em comunhão.
João ainda se refere à verdade como estilo de vida a ser praticado. Quando disse: “Não praticamos a verdade”, refere-se aqueles que alegam ser íntimos de Deus, mas não andam conforme seus mandamentos. Por isso, vale reforçar que é necessário o crente falar e viver de forma que reflita a integridade da mensagem do evangelho.
Fonte: CPAD - Ensinador Cristão, BEP, Dicionario Biblico Wycliffe


quinta-feira, 16 de julho de 2009

O QUE É ADORAÇÃO JO. 4.23,24

Introdução: Adoração é representada na Bíblia principalmente por duas palavras: no AT a palavra heb. Shaha (Mais de 100 vezes)significando “curvar-se”, “prostrar-se”, Gn 22.5, Jó. 1.20, Sl. 22.27; 86.9 etc), e no NT a palavra Gr. Proskyneo (59 vezes), significando “prostra-se”, “prestar homenagem a alguém” Mt. 2.2,8,11; Mc. 5.6;15.19
1- Adorar a Deus é um ato de rendição a Deus 2 Cr. 29.30
a) O crente é habilitado pelo Espírito Santo para adorar Ef. 5.18,19, Fp. 3.3
2- Adorar é um sublime ato de serviço a Deus
3- Adorar a Deus requer reverencia
Hb. 12. 28,29
a) Portanto adoração e reverencia são inseparáveis em nosso culto a Deus Rm. 12.1
b) A adoração dá a Jesus liberdade de ação Mt. 16. l7 - Jesus recebeu a adoração do apostolo Pedro confirmando que não foi da carne e sangue , mas o meu pai que está nos céus
4- Adorar a Deus é prioridade Ex. 20.3, Mt. 4.10
5- Adorar é exaltar a Deus como Senhor Sl.. 95.3-6
Conclusão: Na adoração, abrimos a porta para Jesus e o convidamos a morar conosco, e a comunicar - nos sua plenitude. Em retribuição, nós também lhe oferecemos tudo que somos. Não pode haver meta mais elevada para o adorador do que buscar essa união e comunhão com o Senhor.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

O REINO DAS TREVAS

Tudo começou com um anjo chamado Lúcifer anjo de luz Ez. 28.12,14 e Is. 14.13,14. E ele foi deposto do seu cargo, para formar o seu próprio reino e com ele acompanhou uma multidão de anjos Ap 12.9 .
Lúcifer – Anjo de luz, deu-se no nome de Satanás – Adversário ou diabo – Caluniador – espírito supremo do mal e adversário e aos anjos que acompanharam naquela rebelião – Demônios ou espíritos maus, ou anjos maus. São espíritos descarnados que procuram corpos para habitarem,corpos de pessoas ou de animais, Mc. 5.11-16, Gn. 3.1-3, At. 16.18
Ele formou o seu reino para combater e desfazer o reino de Deus 2Co. 4.4, Jo. 14.30,31 e Mt. 9.34, Ef. 2.2
A HIERARQUIA SATÂNICA – Ef. 6.12 – Satanás atua mediante grupos organizados cuja missão é supervisionar e controlar ou no mínimo oprimir a população mundial.
DOMINADORES – Tg. 2.19
Esses termos designam “cargos” que os seres espirituais ocupam, domina, implica em impor uma opinião, agir sobre a vontade de alguém.
O equivalente moderno dessa situação seria anjos maus (demônio) impondo seus desígnios sobre seus governantes, satanás se infiltra controlando, dominando e impondo sua vontade, levando através da opressão e da possessão, levando essa camada tomar decisões que agrade a ele. Ele atua em: Congresso Nacional, Câmara de deputados, de vereadores, convenções, reuniões de cúpula (MERCOSUL, mercado comum Europeu Nações Unidas) etc.
- Aprovações de leis que persegue o evangelho
- aborto
- Casamento de pessoas do mesmo sexo
- A plena liberdade de uso de entorpecentes

VINTE EVENTOS PROFÉTICOS AINDA A SEREM CUMPRIDOS

1 - A Igreja é arrebatada para casa do pai antes que Cristo venha para estabelecer o seu reino 1 Co. 15.51-58 1Ts. 4.13-18
2 - Gogue e Magogue serão destruídos nos montes de Israel Ez. 38 – 39
3 - O anticristo estabelecerá um governo mundial AP. 6.2;13.1-8
4 - O anticristo, “o príncipe que há de vir”, estabelecerá uma aliança de sete anos com Israel Is. 28.15, Dn 9.24-27
5 - Uma Igreja mundial apostata será estabelecida AP .17.1-15
6 - Duas testemunhas com poderes sobrenaturais semelhantes a Moisés e Elias pregam profetizam em Jerusalém AP .11.1-6
7 - As 144.000 testemunhas judias levam uma multidão “que ninguém podia contar”. Eles virão de todas as nações, tribos povos e línguas
8 - Os sete juízos dos selos de magnitude global incluirá uma guerra mundial que matará vinte e cinco por cento da população, um martírio de crentes sem precedentes e uma grande terremoto AP 6.1-17
9 - Os sete juízos das trombetas abalarão a terra, produzindo morte de um terço da população de incrédulos AP 8 – 9
10 - As duas testemunhas são mortas, e seus cadáveres são vistos por todod o mundo. Depois de três dias e meio eles são ressurretos e arrebatados ao céu AP 11.1-13
11 - O anticristo profana o templo, colocando sua imagem no meio dele. Ele ameaça com morte todos os que se recusam de adorá-lo Dn 9.27; Mt 24.15, Ts 2.1-8
12 - O anticristo quebra sua aliança com Israel três anos e meio adentro a da Tribulação Dn 9.27
13 - Surge o falso profeta, e a marca da besta é exigida de todo o mundo a fim de comprar, vender e trabalhar AP 13.11-18
14 - O anticristo persegue os judeus matando dois terços deles. Os judeus restantes fogem para Edom (petra) onde são preservados Zc. 13.8-9
15 - Sete Juízos (taças) produzem “grande aflição, como nunca houve desde o principio do mundo” MT 24.21
16 - A batalha do Armagedom acontece AP 16.12-16
17 - A destruição (política, comercial e religiosa) da Babilônia AP 17 – 18
18 - A segunda vinda física e literal de Jesus Cristo como prometida em atos 1.9-11
19 - O Reino Milenar de Cristo é estabelecido na terra AP 20.1-7
20 - Os novos céus e Nova terra são criados; a Nova Jerusalém desce do céu AP 21 – 22. Amém.

Fonte: TIM LAHAYE - Biblia de Estudo Profética

CONHEÇAMOS E PROSSIGAMOS EM CONHECER O SENHOR OS.6.3

Introdução: Israel tinha perdido a comunhão com Deus e o que restava em Israel era a prostituição os sacerdotes estavam corrompidos e afastados de Deus estavam preocupados com dogmas da religião até o profeta tinha se casado com uma prostituta. Cap. 4.12-O meu povo consulta ao seu pau, e a sua vara lhe dá respostas, porque o espírito de luxúria os enganou, e eles, prostituindo-se, abandonam o seu Deus. V. 6- O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não seja sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. É por essa razão que precisamos avaliar toda religião e todo líder religioso à luz da palavra de Deus- Jo. 17.17-santifica-os na verdade a tua palavra é a verdade- Jo. 8.32- conhecereis a verdade e a verdade vos libertará
1- A necessidade de conhecermos a Deus
a) A palavra conhecer e conhecimento e seus derivados aparecem na Bíblia cerca de 1.486 vezes
b) O principal propósito da Bíblia é tornar Deus conhecido dos homens e das mulheres
c) Existem algumas razoes lógicas para se conhecer a Deus
1- Cada criatura deve conhecer o criador
2- Cada aluno deve conhecer seu professor
3- Cada vaso deve conhecer a flor que nele foi posta
4- Cada instrumento deve conhecer o musico que o toca - você é instrumento de Deus
5- Cada filho deve conhecer seu pai
6- Cada Servo deve conhecer seu Senhor
7- Logo cuidemos em conhecer o Senhor
2-Os cinco métodos mais comuns para se conhecer a Deus
a) Investigação Ex.3.13- Moises fez uma investigação sobre Deus , qual é o seu nome , falar e atuar em nome de uma pessoa é assumir a sua representação e participar de sua autoridade , Moises queria saber o nome pessoal de Deus para poder mencioná-lo aos Israelitas, conhecer o nome de uma pessoa significa, ter domínio sobre aquela pessoa, o EU SOU de Deus explica o nome pessoal de Deus ao povo de Israel no Hebraico hayah, que significa "Ser" existir ,acontecer. O mesmo verbo repetido reforça o seu significado e dá maior intensidade de maneira que EU SOU O QUE SOU equivale eu sou aquele que existe realmente e por si mesmo, Jacó queria saber o nome, porque perguntas o meu nome. Nenhuma palavra é capaz de expressar aquilo que sou
b) Observação (da natureza) Rm 1.20, Sl. 19. 1-4
c) Encarnação (de Jesus claro) Jo. 14.8-11; 1.11-14
d) Revelação (aparições divinas como a Moises, e Abraão etc).
e) Meditações Nas Escrituras Sagradas, a palavra de Deus
3- O conhecimento básico de Deus compreende
a) Deus como criador Gn. 1.1
b) Deus como Salvador Is. 45
c) Deus como pai Mt. 6.9
d) Deus como Senhor Sl. 112.1
e) Deus como Santo Is. 6.3
4-A Necessidade de continuarmos conhecendo a Deus
a) A limitação de conhecimento gera limitação de vida
b) O perigo de estacionarmos no conhecimento
c) Deus nos dá coração para que o conheçamos melhor, Jr. 24.7
d) Deus é infinito,imensurável , eterno e absoluto
e) Continuar a conhecer a Deus abre portas a novas oportunidades
f) O conhecimento de Deus gera paz Is. 54.13
g) Na continuação do conhecimento descobrimos que ele é pastor, Amigo fiel ,provedor e justo
5) As três recompensas de quem conhece o Senhor
a) O Senhor virá como alva
1- Alva é alvorada o fim de uma noite escura, símbolo da ignorância de Deus
2- Ignorar a Deus significa trevas totais
3- Quem conhece a Deus é transformado
Conclusão Graças a Deus que já conhecemos a Deus e vamos prosseguindo em conhecer .

domingo, 5 de julho de 2009

QUATRO CATEGORIA DE ANJOS

  1. Anjos guerreiros – Uma das funções destes anjos é o combate Dn . 10 e Ap . 12nós encontramos informações a cerca deste grupo cujo chefe (príncipe) e Miguel (Semelhante a Deus). Dn. 10.12,13,20 Jd. 9 - Ap 12.7-9 Estes textos revelam que os anjos lutam. Não sabemos como se trava esta batalha, mas eles lutam. Eles estão preocupados com as respostas das nossas orações, porque pode ser uma catástrofe para o seu reino.
  2. Anjos Mensageiros - que levam comunicações, e o chefe desta categoria é o Gabriel – Homem de Deus - Enviado para explicar a visão de Daniel D. 8.16; 9.21, enviado a Zacarias e a Maria mãe de Jesus Lc. 1.19,26.
  3. Anjos adoradores - Is.6.3 e Ap 5.11,12 – Há anjos que não fazem outra coisa.
  4. Anjos segadores – Mc. 13.27, Mt. 13.30,39.