sábado, 26 de janeiro de 2013

A CONFIABILIDADE DOS EVANGELHOS


.
Por Davi Lago

Podemos citar três razões que demonstram a confiabilidade da narrativa dos evangelhos:

Razão nº1: Os evangelhos foram escritos num período próximo aos eventos narrados. Isso é muito importante porque indica que os evangelhos foram escritos por testemunhas oculares e pessoas próximas às diversas testemunhas oculares. O fato de as testemunhas oculares estarem vivas no tempo em que os evangelhos foram escritos é crucial porque elas poderiam desmentir qualquer informação mentirosa.

Há muitas evidências que demonstram que os evangelhos foram escritos cedo. Há evidências internas, como por exemplo: o livro de Atos termina bruscamente com Paulo esperando seu julgamento (At 28.31) o que indica que Lucas, o autor, terminou o livro naquele período. Sabe-se que Paulo foi martirizado entre 63 e 64 d.C. Sabe-se também que o livro de Atos foi escrito por Lucas depois de seu evangelho (At 1.1). Logo, o evangelho de Lucas foi escrito no máximo, apenas trinta anos após o ministério de Jesus.

Outro exemplo de evidência interna é a ausência de qualquer referência no Novo Testamento da destruição de Jerusalém em 70 d.C. Isso claramente aponta o fato de que todos os livros no Novo Testamento foram escritos em data anterior a 70 d.C. É notável o fato de que Jesus profetizou que Jerusalém seria destruída (Mc 13.1-4,14,30). E Jerusalém foi realmente destruída no ano 70 d.C. assim como Jesus profetizou. Sem dúvida os autores do Novo Testamento, que estavam preocupados em provar que Jesus é o Filho de Deus, teriam citado o cumprimento dessa profecia para apoiar sua argumentação.

Há também evidências relacionadas aos papiros com fragmentos do Novo Testamento que sobreviveram até nossos dias. O papiro conhecido como Chester Beatty é datado de 200-250 d.C.; o papiro Bodmer II de 200 d.C.; o papiro Early Chrisitian de 150 d.C.; e o papiro John Rylands MSS de 130 d.C. Esses papiros comprovam que os evangelhos foram escritos em data próxima aos eventos narrados.

Há evidências relacionadas aos escritos patrísticos. Por exemplo, a epístola de Policarpo aos filipenses foi escrita em 120 d.C., as cartas de Inácio em 115 d.C. e a epístola de Clemente aos coríntios em 95 d.C. Todos esses escritos contém inúmeras citações dos evangelhos e demais textos do Novo Testamento.

Portanto, se concluí que os evangelhos passam do teste mais ácido de todos os escritos da Antiguidade. Os evangelhos foram escritos na mesma geração que viu os eventos narrados. O fato dessa geração ter preservado os evangelhos para as gerações posteriores indica o fato de que não houve nenhuma distorção ou fraude na narrativa dos eventos.

Razão nº2: Os eventos narrados nos evangelhos são solidamente apoiados pelas descobertas históricas e arqueológicas. A arqueologia comprova a historicidade de eventos, pessoas e lugares descritos nos evangelhos. Por exemplo: Em Lucas 2.1-3 está escrito que foi realizado um censo no período em que Quirino era governador da Síria. Sabe-se hoje que os romanos realizavam um censo a cada 14 anos e que esses censos tiveram início com César Augusto. Inscrições encontradas em Antioquia confirmam que Quirino iniciou seu governo em 7 a.C. Em Lucas 3.1 é citado um governador chamado Lisânias. Foi encontrada uma inscrição próximo à cidade de Damasco que comprova a existência dele. Em João 19.13 é mencionado um pavimento de pedra, chamado Gábata, localizado no palácio de Pilatos. O arqueólogo William Albright comprovou que esse pavimento existiu, foi destruído em 70 d.C. e reconstruído pelo governador Adriano. Esses são apenas alguns exemplos das descobertas arqueológicas que comprovam a historicidade dos eventos narrados nos evangelhos.

Razão nº3: Os evangelhos não foram alterados com o passar dos séculos. Esse fato é comprovado por evidências maciças. Primeiro, há cerca de 4.000 manuscritos completos do Novo Testamento em grego espalhados pelos museus do mundo, e cerca de 13.000 manuscritos com fragmentos do Novo Testamento. É uma diferença monumental se comparado com outras obras da Antiguidade: há apenas dez manuscritos de Guerras Gálicas de Júlio César, dois manuscritos de Anais de Tácito, e sete manuscritos gregos das obras de Platão.

Segundo, os manuscritos do Novo Testamento foram encontrados em diversas localidades como Egito, Síria, Turquia, Itália, Grécia e Palestina.

Terceiro, os manuscritos do Novo Testamento que sobreviveram aos nossos dias foram escritos transcritos próximos aos manuscritos originais escritos pelos próprios autores. Há papiros com fragmentos do Novo Testamento que datam de 50 a 100 anos após a escrita dos originais. Há manuscritos completos que datam de 400 anos após a escrita dos originais (por exemplo: Codex Sinaiticus, Codex Alexandrino, Codex Vaticanus). Há uma diferenaça descomunal aos outros escritos da Antiguidade. Por exemplo: o manuscrito mais antigo que temos da História de Tucídes, é de 1300 anos após o original; História de Heródoto de 1350 anos; Guerras Gálicas de Júlio César de 950 anos; História de Tácito de 750 anos; Anais de Tácito de 950 anos. Entre os milhares de manuscritos do Novo Testamento que possuímos hoje, há diferenças mínimas, que são apontadas em notas de rodapé nas traduções modernas. Essas diferenças mínimas em nada alteram a doutrina cristã e podem ser superadas através da análise do que diz a maioria dos manuscritos.

A conclusão a que os estudiosos chegam é que nenhum outro documento da Antiguidade é tão confiável como os evangelhos e os demais livros do Novo Testamento.

Fonte: NAPEC

domingo, 20 de janeiro de 2013

COMO SATANAS É CHAMADO NAS ESCRITURAS


Introdução: A palavra שָטָן (significando  adversário caluniador) assim como o árabe  الشيطان (shaitan), derivam da raiz semítica šṭn, significando ser hostil, acusar.. o tanakh utiliza a palavra שָטָן para se referir a adversários ou opositores no sentido geral assim como opositores espirituais. Já o Novo Testamento utiliza o termo como um nome próprio que designa uma entidade sobrenatural que teria se rebelado contra Deus e que agiria contra este
1) Jesus chamou satanás de “o Príncipe do mundo” Jo. 12.31; 14.30; 16.11 quando Jesus estava se despedindo de seus discípulos, pouco antes de ser entregue para a morte de cruz, ele lhes disse que estava vindo o príncipe do mundo e que esse príncipe nada tinha nele, Jesus. O príncipe a que ele se referia era Satanás, que comanda o mundo de oposição a Deus. Jesus não quis parte com ele e nós devemos querer.
2) Paulo chamou de “ o deus deste século”  IICo. 4.4 A frase o “deus deste século” ou “deste mundo” indica que satanás é a maior fonte de influencia sobre os ideais, opiniões, metas e desejos da maioria das pessoas. Sua influencia também abrange filosofias, educação e comercio mundiais. Os pensamentos, ideais, especulações e falsas religiões do mundo estão sob o seu controle e surgiram a partir de suas mentiras e enganos.
3) Satanás é o grande adversário IPd. 5.8 Tanto de Deus quanto dos humanos.
Quatro  condições para escaparmos:
       I.            Não dormir  ITS. 5.6 – Isto é não voltarmos ao pecado;
     II.            Vigiar Mt 24.42 – 51 – Estar sempre alerta e ter uma vida de santidade.
  III.            Ser Sóbrio Gr. Nehpo, não ingerir bebidas alcoólicas, viver uma vida justamente Tt. 2.11,12
  IV.             Vestir a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação Ef. 6.10-18
4) Jesus o chama com frequência de “diabo, palavra que significa caluniador”.
5) Jesus chamou este caluniador de “homicida” e mentiroso Jo. 8.44, pois é o pai da mentira.
6) A Bíblia chama Satanás de “Serpente” IICo. 11.3 que usando de trapaça, seduzio Eva no Jardim do Éden.
Conclusão: Você está preparado espiritualmente? Sua família está preparada? Você está protegendo seus amados da forma adequada? Estes tempos difíceis que vivemos também são tempos em que podemos anunciar Jesus Cristo a muitas pessoas. Se você vive uma vida espiritual fracassada, renove a sua aliança com Cristo, ele te perdoara imediatamente e encherá seu coração com a alegria do Espirito Santo de Deus.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

PORQUE OS JOVENS EVANGÉLICOS ESTÃO SE DESVIANDO NAS UNIVERSIDADES




Por Renato Vargens


As estatísticas são sombrias. Alguns chegam a afirmar que em média, 60% dos jovens evangélicos que adentram a universidade se afastam da comunhão dos santos e da igreja. Ora, seria simplista da minha parte afirmar de modo absoluto os reais motivos para a apostasia de nossos jovens, todavia, acredito que algumas razões são preponderantes para o esfriamento da fé da juventude cristã:

1- Nossos jovens não estão sendo preparados pela igreja para enfrentar as demandas sociais, comportamentais e filosóficas na universidade.  Na verdade, afirmo sem a menor sombra de dúvidas de que a igreja não está oferencendo a sua juventude ferramentas necessárias para a desconstrução de valores absolutamente anticristãos. Por exemplo, as universidades públicas estão repletas de conceitos marxistas. Volta e meia eu recebo a informação de professores que em sala de aula zombam de Cristo, ridicularizando  publicamente todos aqueles que se dizem cristãos. 

2- Nossos jovens não estão sendo preparados pelos pais com vistas ao enfrentamento cultural. Vivemos numa sociedade multifacetada, cujo os valores relacionados a sexo, família, trabalho, sucesso e moral foram relativizados. Nesta perspectiva não são poucos aqueles que ao longo dos anos tem sucumbido diante da avalanche de conceitos extremamente antagônicos aos pressupostos bíblicos-cristãos.

3- Nossos jovens não tem sido preparados pela igreja para responder as perguntas de uma sociedade sem Deus como também oferecer respostas àqueles que lhes questionam a razão da sua fé.  Nesta perspectiva os conceitos "simplistas" de alguns dos nossos rapazes e moças  tem sido facilmente descontruídos num ambiente onde o cetiscismo e a incredulidade se fazem presentes.

4- Nossos jovens tem sido influenciados negativamente pelo secularismo, hedonismo e satisfação pessoal. Sem sombra de dúvidas acredito que o secularismo é um grave problema em nossos dias. A Europa por exemplo transformou-se num continente secularista onde o que mais importa é o bem estar comum e a ausência de Deus. Nesta perspectiva vive-se para o prazer, nega-se uma fé transcendente quebrando todo e qualquer paradigma que nos faça lembrar de Cristo ou da igreja.

Diante deste funesto quadro surge a pergunta: O que fazer então?

1-  A Igreja precisa fortalecer a família oferecendo aos casais ferramentas para a edificação de lares sólidos cujo fundamento é infalível Palavra de Deus.

2- A Igreja precisa preparar os seus jovens para responder as perguntas da sociedade. Nessa perspectiva, deve-se investir numa formação apologética, cujo foco deve ser oferecer a juventude "armas" espirituais capazes de anular sofismas.

3- A Igreja precisa investir em universitários promovendo grupos de comunhão, debates, além de discussões teológicas, sociológicas e filosóficas, oferecendo a estes condições de responder aos seus inquiridores o porque da sua fé.

4- A Igreja precisa estudar teologia com os universitários. Questões relacionadas ao pecado, juízo eterno, salvação, morte e sofrimento além de tantos outros conceitos relacionados aos nossos dias precisam ser explicados e entendidos pelos nossos jovens.

5- A Igreja precisa preparar os seus jovens para se relacionarem com a cultura. O problema é que em virtude do maniqueísmo que nos é peculiar satanizamos o mundo bem como todas as suas vertentes culturais. Por outro lado, existem aqueles que em nome da contextualização "mundanizaram" a Igreja, levando o povo de Deus a um estilo de vida ineficaz cujos frutos não tem sido muito bons.

6- A Igreja precisa fomentar em seus jovens o desejo de conhecer a Deus e se relacionar com Ele. Jovens que se relacionam com Deus através da oração e das Escrituras Sagradas tornam-se mais fortes diante dos embates desta vida.

Que Deus nos ajude diante hercúlea missão e que pela graça do Senhor nossa juventude possa ser bênção da parte do Senhor na universidade.

Soli Deo Gloria,

Renato Vargens

Fonte: Blog do autor

Parabenizo o Pr. Renato pelo oportuno artigo! Para se ter uma noção do ambiente universitário brasileiro - que a cada dia está mais anticristão e agressivo com a propagação do marxismo cultural - vejam este vídeo abaixo, gravado no pátio da PUC/SP:



Cristãos universitários: preparai-vos!

Ruy Marinho

domingo, 6 de janeiro de 2013

DUVIDAS NO CAMINHO



Eu sempre visualizo a caminhada com Jesus com uma subida ás montanhas mais altas. Já tive a nítida impressão por diversas vezes,que depois de subirmos algumas milhas,pedras atiradas contra nós já não nos atingem tão facilmente; pessoas que antes com poucas palavras nos colocavam no chão se surpreendem porque as mesmas palavras não surtem  nenhum efeito agora; a questão é que elas são atiradas de baixo,e chegam com menos força, o famoso ''o que vem de baixo não me atinge'',

sim, eu creio que isto é possível, basta subir ás montanhas com Deus, abandonando os vales cheios de mesquinharias onde muitos vivem e onde antes de crer que era possível ser transformado também vivíamos nós.
Na verdade, estamos subindo,estamos evoluindo, alguns adversários, homens, sentimentos e demônios ficam para trás, mas em algumas escalas, há adversários que ainda nos alcançam, setas que ainda nos atingem em cheio, cuidados a serem tomados.
Pode um cristão que caminha anos com Jesus ser atacado por Dúvidas a cerca do Caminho que segue?Pode Ele,mesmo tendo comido do maná do céu, visto água sair da Rocha, o mar se abrir no meio do deserto, ainda questionar se deveria ou não ter deixado de ser escravo no mundo, para buscar promessas maiores, feitas pelo próprio Deus?
Sim, infelizmente, por causa das lutas, das provações, dos desertos existentes no caminho em busca dos Lugares Altos, isto ainda pode acontecer. Pode acontecer do amor esfriar, do coração se endurecer, de após ser tantas e tantas vezes repreendido, o homem endurecer sua cerviz..
Algumas vezes,quando as dúvidas me atacam, começo a confessa-la  imediatamente em oração,começo a pedir ao Senhor que me ajude em minha falta de  fé, que  me ajude a continuar crendo como antes, pois sei que sem fé será impossível agradá-lo.
Certa vez um homem na Bíblia fez o mesmo, Jesus perguntou se ele cria, ele disse :''Sim, eu creio, mas ajuda-me na minha incredulidade.''
Se for preciso, a qualquer momento,quando percebemos que estamos sucumbindo diante das dificuldades, Ele manda anjos, quando nota que precisamos de sinais Ele os permite; profetas, profecias, respostas imediatas, reforça as promessas, reafirma a aliança, tudo para que seus filhos saibam que Aquele que começou a boa obra é fiel para completar.
Certa vez ,em meio ao ataque das  Dúvidas, perguntei algo a Deus,e Ele não exitou em responder em Isaías 44, perguntei se não teria eu errado o caminho (me tornando cristã, desejando seguir a Jesus, como único  e suficiente Senhor e Salvador)e todos os outros(aqueles que fazem o que bem querem de suas vidas e seguem a deuses ) acertado, Ele disse apenas que me escolheu, que honraria meus descendentes,que meus filhos na fé seriam cheios do Espírito Santo,
Agora, pois, ouve, ó Jacó, servo meu, e tu, ó Israel, a quem escolhi.
Assim diz o SENHOR que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas, ó Jacó, servo meu, e tu, Jesurum, a quem escolhi. 
Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.

E brotarão como a erva, como salgueiros junto aos ribeiros das águas. 

Este dirá: Eu sou do SENHOR; e aquele se chamará do nome de Jacó; e aquele outro escreverá com a sua mão ao SENHOR, e por sobrenome tomará o nome de Israel. 

Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. (Isaías 44:1-6)

   Ele também respondeu em Isaias 44  que confirma as palavras da minha boca, e que nada sabem aqueles que esculpem uma imagem , que o fazem com madeira ou com argila e se prostram diante das obras de suas mãos.. 
Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça. Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas, nada vêem nem entendem para que sejam envergonhados. (Isaías 44:8-9)
  Então pude ver,  não errei o caminho, a porta é estreita, a maioria esta enganada, e mesmo com lutas, mesmo o caminho sendo cheio de espinhos e a subida árdua, é Ele quem me guia e estabelece cada um dos meus  dias, cumprindo sua Palavra e suas promessas, o resto, é apenas a Dúvida me atirando pedras, e desejando me ver retornar ao Vale , a Escravidão, a mesquinhes dos que não temem a Deus. Incrível como tantos, por um momento pensam em tornar atrás! Lamentável como muitos, realmente o fazem! Quanto a você e a mim, que na subida, que na caminhada, as Dúvidas não nos confundam, que sempre nos lembremos das verdades, das provas que Deus já deu de que é comigo e contigo, que isto seja suficiente para nos manter caminhando a diante, desencantados com o mundo, com o passado, com as mentiras que a Dúvida contou .
 Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. 
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.( Hebreus 10:38-39)


sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

CANTOR KLEBER LUCAS NA LISTA DE "HITS" DE NEYMAR



Cantor gospel Kleber Lucas na lista de "Hits" de Neymar
Cantor gospel Kleber Lucas na lista de “Hits” de Neymar

Cantor gospel Kleber Lucas na lista de “Hits” de Neymar.

O portal “G1″ publicou nesta quarta-feira (2), uma matéria com o jogador do Santos, Neymar. Nela, o atacante destacou os cantores que estão em sua lista de “hits”.
Passando por diversos gêneros musicais, Neymar citou Kleber Lucas e a canção “Deus Cuida de Mim”.
O cantor aparece entre os 13 mais executados. “Ele sempre diz ser fã do cantor gospel”, noticiou o site.
A canção citada pelo jogador Neymar dá título ao CD de Kleber Lucas lançando em 1999 pela MK Music com a sua maior marca – letras com conteúdo bíblico e músicas bem elaboradas e arranjadas cuidadosamente.
trabalho foi premiado com Disco de Ouro.Informações Mk