segunda-feira, 13 de julho de 2015

EXPERIENCIA DO PROFETA ELIAS COM DEUS



Introdução: O Todo-poderoso nos conhece, vê os nossos problemas e as nossas necessidades, e deseja agir na nossa vida. Ele não está inerte diante de nossas aflições e dilemas. No entanto, é necessário que confessemos, com o nosso coração arrependido, os nossos pecados e as nossas fragilidades, como fez o profeta Isaías.
O que aconteceu nesta passagem é que o profeta teve uma experiência com Deus e o seu ministério profético a partir desta visão mudou, e ele se tornou o profeta Messiânico. Mas o que chama atenção é a declaração de Isaias.
Desde o capítulo 1 Isaías vem profetizando palavras duras de conserto; exemplo: Is 1:3-4 “O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende. Ai, nação pecadora, povo carregado de iniquidade, descendência de malfeitores, filhos corruptores; deixaram ao SENHOR, blasfemaram o Santo de Israel, voltaram para trás.” Pois assim era a vontade de Deus, porque o profeta não fala de si mesmo e sim transmite a Palavra do SENHOR.
No ano em que morreu o rei Uzias, Isaias viu também o  SENHOR e a visão foi tão notória que seu “séquito – comitiva” ou sua veste enchia o templo e diante desta visão Isaias poderia se destacar dizendo que era à exceção da conduta que o povo vivia; mas Isaias no verso 5 diz: Ai de mim! Pois estou perdido. Porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios. O tal profeta Isaias o que transmitia a Palavra do Senhor, diante da Majestade de Deus, ele se coloca no mesmo patamar do povo.
Podemos ser usados na igreja, líder de departamento, etc..., mas diante da Gloriosa presença de Deus, os nossos pecados não fazem distinção com o pecado da nação, o que precisamos aprender com Isaias é que assumimos as nossas deficiências e buscamos o perdão de Deus diariamente, pois o SENHOR Todo Poderoso tem confiado em nós uma grande responsabilidade. A partir do reconhecimento de Isaias de que na presença de Deus ele não era um santo sem pecado e uma pessoa que dependia da mesma misericórdia, Deus vendo tudo isso enviou um serafim com uma brasa do Altar de Deus, que purificou a sua vida e então se tornou o profeta Messiânico que mais falou sobre Jesus Cristo.
Algumas coisas que aconteceram com Isaías e também acontecem conosco nesta primeira experiência são:

1. O NOVO NASCIMENTO V. 1-4
-   v.1ª “No ano da morte do rei Uzias”: viemos para Jesus em meio a circunstâncias difíceis;
-    v.1b “eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono”: contemplamos a sua glória;
-  v.2 “ Serafins estavam por cima dele”: anjos do Senhor acampam-se ao nosso redor porque passamos a temer a Deus (Salmos 34.7);
-   v.3 “clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória”: nossa vida se enche alegria e aprendemos a louvar ao Senhor;
       -v.4ª “as bases do limiar se moveram à voz do que clamava”: embora tudo parece ‘tremer’ ou mudar, nos firmamos na presença de Deus;
       -v.4ba casa se encheu de fumaça”: somos cheios da presença de Deus.

2. CONVERSÃO v. 5
Como aconteceu com Isaías, nossa experiência da conversão acontece ao:
     -Arrepender: sentir tristeza pelo pecado “ai de mim”;
     -Confessar: reconhecer o erro “sou homem de lábios impuros”;
     -Deixar: lutar contra o mundo e a carne “habito no meio de um povo de impuros lábios”;
    -Libertar-se: olhar somente para Jesus até ser liberto “meus olhos viram o Rei”.

   3. SANTIFICAÇÃO V. 6.7
   Como aconteceu com Isaías, nossa experiência de santificação:
    -Começa no Altar de Deus “brasa viva que tirara do altar”;
    -Através do toque do fogo de Deus “com a brasa tocou minha boca”;
    -Quando recebemos o perdão do Senhor “tua iniquidade foi tirada e perdoado teu pecado”;

4. MISSÃO V.8
Agora Isaías estava pronto para ser um verdadeiro profeta de Deus.  O chamado missionário acontece ao:
    -Ouvir a voz de Deus “ouvi a voz do Senhor”;
    -Responder ao Senhor “Eis-me aqui”;
    -Com disposição “envia-me a mim”;

1 – DEUS É O SENHOR DA NOSSA VIDA
a) — O impedimento à manifestação da glória de Deus precisou ser removido Is 6.1
A visão de Isaías aconteceu logo após a morte de Uzias, um rei ativo que contraiu lepra por desobedecer ao Todo-poderoso.
b) — A experiência de Isaías com Deus fez diferença Is 6.5
O profeta Isaías viu a glória de Deus, e isso fez toda a diferença em sua vida e em seu ministério. Ele percebeu que ia morrendo, pois era um homem de lábios impuros.
c) — Isaías teve uma experiência pessoal com Deus Is 6.1
O profeta disse: Eu vi ao Senhor. Ninguém lhe contou; Isaías vivenciou o fato. É de extrema importância que o cristão tenha experiências pessoais com Deus.
Geração afastada do Criador — a falta de experiência pessoal com Deus fez com que Israel se afastasse do Senhor Os 6.4,6; conf. Jz 2.7,10

2 – DEUS DESEJA REVELAR-SE PARA NÓS
O Senhor quer revelar o Seu caráter, o Seu amor e a Sua vontade a nós, a fim de que Ele seja tratado como o nosso Deus. Para que isso aconteça, devemos:
a) — Olhar para nós mesmos
Quando Isaías contemplou a glória e a santidade de Deus, automaticamente percebeu sua condição, e disse: Ai de mim, que vou perecendo! Is 6.5a. Saulo também teve de mudar de rumo quando viu o Senhor no caminho para Damasco At 9.3-6. E nós também precisamos olhar para nós mesmos 2Jo. l.8. Olha por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganhado, antes recebamos o inteiro galardão.
b) — Confessar os pecados
As declarações de Isaías Is 6.5 levam-nos a entender que esse profeta fez uma autoanalise, constatando que era um homem de lábios impuros. Quando as transgressões são confessadas, o Pai as joga nas profundezas do mar Mq 7.18,19. Devemos confessar as nossas culpas uns aos outros, para que saremos Tg 5.16.

3 – DEUS QUER QUE TENHAMOS UM DISCERNIMENTO ESPIRITUAL
O profeta também se deu conta de que habitava no meio de um povo de impuros lábios Is 6.5. Sendo assim, entendemos que:
a) — As experiências de Isaías foram reais e concretas
Ele viu ao Senhor assentado em um alto e sublime trono v. 1 e ouviu os serafins clamando uns para os outros: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos v. 3. Depois disso ele ainda foi tocado pelo Senhor v. 6,7.
b) — Em Deus há muitos depois
Depois disso, ouvi a voz do Senhor Is 6.8a. Deus falou ao profeta, revelando lhe coisas tremendas. Ele tem muito a manifestar e revelar a nós, inclusive inúmeros planos para a nossa vida.

4 – DEUS QUER FALA CONOSCO
Deus falou com Isaías depois de fazer o Seu servo passar por profundas experiências Is 6.8. Deus também fala conosco por meio de Sua Palavra, de fatos, de milagres e de outras pessoas, a fim de confirmar o que Ele nos disse e alimentar a nossa fé ver Jo 5.39; 10.25; Hb 2.4; 1 Pe 5.12; 1 Jo 5.7.

Porém:
Cuidado com o perigo das falsas profecias — Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas Mt 7.15a. Jesus alertou que surgirão muitos falsos cristos Mt 24.24, e Pedro disse que houve entre o povo falsos profetas 2 Pe 2.1. João ensinou-nos a não crer em todo espírito 1 Jo 4.1, e Paulo disse: Não desprezes as profecias 1 Ts 5.20 — ver 1 Ts 5.19-22.
Saiba que Deus se manifesta de forma variada — Não podemos determinar a maneira como o Pai falará conosco, se pela Palavra, pelo Seu Espírito tocando o nosso espírito, por intermédio de alguém usado em profecia, por uma revelação em um sonho. A José, filho de Jacó e Raquel, o Senhor se revelou, por meio de sonhos, que ele seria um grande líder Gn 37.6,7,9. Mas Deus pode comunicar-se de forma mais sobrenatural, como fez com Moisés Êx 3.2-4.
Ouça a voz do Senhor — O relacionamento com Deus não é unilateral; nem a oração é um monólogo, é diálogo. No episódio de Isaías  vemos como Deus conversou com esse profeta de maneira educada, perguntando: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Is 6.8a. Deus esperou uma resposta de Isaías para depois revelar a Sua vontade. Isaías disse: Eis-me aqui. Envia-me a mim v. 8. Só então Deus revelou a Sua vontade: Vai e dize a este povo Is 6.9a.

5 – DEUS AGE CONSIDERANDO O INDIVÍDUO
Atentemos para o que Deus disse a Isaías: a quem enviarei e quem há de ir por nós? Observe que o sujeito parece indeterminado: quem. Mas Isaías sabia que o Senhor falava com ele, e prontificou-se: Eis-me aqui. Essa passagem deixa claro que Deus se dirige do coletivo para o individual. Sendo assim, devemos:
a) — Colocar-nos no centro da vontade de Deus
Devemos perguntar a nós mesmos: O que o Senhor deseja da nossa vida? A que precisamos renunciar? O que é necessário abandonar? Para onde devemos ir? Às vezes, Deus nos põe no deserto das aflições porque deseja fazer-nos passar por novas experiências, como fez com Israel, que foi guiado por uma coluna de fogo e urna coluna de nuvem Êx 13.20-22.
b) — Buscar um encontro com Deus
Confiemos em Deus e lancemos sobre Ele toda a nossa ansiedade, pois Ele nos fez uma grande promessa de estar conosco todos os dias Mt 28.20b. A Palavra de Deus diz que bendito será o varão que confiar no Senhor Jr 17.7,8, e que Ele é o Senhor, e fora dele não há Salvador Is 43.11-13.

Conclusão: As experiências com o Senhor não ficam no abstrato, refletindo-se no mundo concreto. Isaías contemplou a glória de Deus, depois de ter reconhecido que era um pecador, e isso gerou grande mudança em sua vida. Nós também precisamos viver profundas experiências que nos transformem e nos façam verdadeiros profetas, para a glória de Deus.

Mensagem pregada pelo Dc. Rinaldo Santana, no culto de Missões em Santa Rosa do Ermírio dia 12 de Julho de 2015

terça-feira, 7 de julho de 2015

COMO RECEBER A PALAVRA



Introdução: por que o nosso evangelho não chegou até vós tão somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós. Tessalonicenses 1.5.
A Palavra de Deus não é somente um livro, letras e papéis.
Sua Palavra é poder, ela é poderosa o suficiente para mudar e transformar vidas. Os cristãos de Tessalônica receberam a Palavra, e não somente ela, junto veio poder.
Devemos seguir o exemplo deixado pelos Tessalonicenses.
Eles não somente ouviram a Palavra, mas receberam Seu poder.

Hoje em dia a maioria das pessoas e principalmente os que se dizem cristãos somente ouvem a Palavra. Inventam regras e regras de como se deve ler a Bíblia, leem-na múltiplas vezes ao dia, mas em geral não absorvem o poder que Ela tem

E em convicção, que é a fé, devemos receber Sua santa Palavra, para que então se tornemos possuidores e herdeiros de Suas promessas. Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação com alegria do Espírito Santo, Tessalonicenses 1.6

Tornar-se imitadores de Jesus como podem realizar isso se não sabemos o que Ele fez? Quando lemos Sua Palavra, temos copiar os exemplos deixados pelos homens eleitos por Deus. Não importando que estamos em meio á tribulação, pois quando recebemos a Palavra com convicção, sabemos que os problemas passarão e nós venceremos. De sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.  Tessalonicenses 1.7 Seguindo assim os exemplos de Sua Palavra, recebendo-A com poder no Espírito Santo e em plena convicção, nos tornamos exemplos.

Todos estes que venceram, como Noé, Abraão, Davi, Gideão, Elias, entre outros, seguiram estes passos ao receberem a santa Palavra do Senhor. O Apostolo Tiago enfatiza que devemos receber a palavra com mansidão. Há uma preparação própria para receber a palavra: “pelo que despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal”. Muitas pessoas leem a Bíblia todo dia, mas não são lidas por ela, não observam.

Ilustração: Conta-se que um homem idoso, bastante míope, que tinha grande orgulho em atuar como critico de arte. Um dia ele visitou um museu com alguns amigos e, imediatamente, e começou a fazer sua criticas sobre vários quadros. Parando diante de um quadro de corpo inteiro, começou a dar a sua opinião. Ele havia deixado seus óculos em casa e não podia ver a pintura com clareza. Com ar de superioridade, ele comentou. “a constituição física desse modelo esta simplesmente em desacordo com a pintura.” O sujeito (um homem) é bastante rustico e está miseravelmente. “De fato ele é repulsivo, e foi um grande erro para o artista selecionar esse modelo de segunda para pintar o seu retrato”. O velho camarada foi seguindo seu caminho, quando sua esposa o puxou para o lado e sussurrou em seu ouvido: “querido você está se olhando no espelho”.

1- PORQUE MUITOS NÃO RECEBEM A PALAVRA COM MANSIDÃO
a) Orgulho
Ex. O rei Acabe 1 Rs. 19.- morreu
O rei Uzias 2 Cr. 26.16 - ficou leproso
b) Posição Eclesiástica
Ex. O Sacerdote Eli - 1 Sm. 2.27 - Ouviu relaxadamente
1 Sm.3.1, Cp. 4.1ss

2 - EXEMPLOS DE QUEM RECEBEU A PALAVRA COM MANSIDÃO
a) Ezequias 2Rs. 20- teve 15 anos de vida acrescentados
b) A Mulher Cananéia Mt. 15.21 ss
c) Davi 2Sm. 12..13

3- DEUS TEM BÊNÇÃOS PARA TODOS QUE RECEBEM A PALAVRA COM MANSIDÃO
a) At. 2.41
b) 1Tss.2.13
c) Quem recebe a palavra com mansidão é cumpridor da palavra Tg. 1.21

Conclusão: Jesus o maior exemplo de mansidão em Mt. 11. 29 aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. Fp. 2.5- 11- De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

 DC. RINALDO SANTANA

quarta-feira, 1 de julho de 2015

A PALAVRA DE DEUS É A "ESPADA DO ESPIRITO"



A ESPADA DO ESPIRITO - A PALAVRA DE DEUS. Jesus é a palavra viva: “ No principio era aquele que é a palavra. Ele estava com Deus e era Deus ... a palavra se tornou carne e viveu entre nós Jo. 1.1,14.
Quando Paulo disse aos cristãos de Éfeso que “vestissem” toda armadura de Deus, na verdade esta afirmando “sejam revestidos de Jesus Cristo”. O apostolo revelou aos Gálatas “os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram Gl. 3.27”.
Quando estabelecemos essa união espiritual com Cristo – tornando-nos um com ele e sabendo que ele está em nós – colocamo-nos diante do inimigo aperfeiçoados e plenamente equipados, tendo a estrutura plena de Jesus Cristo!      A espada do espírito que é a palavra - arma ofensiva, a palavra de Deus é a única arma ofensiva para o inimigo Exemplo Hb. 4.12.
· Tomar posse do que a Bíblia diz, pois Deus dizendo, é não permitir que a voz do diabo sucumba a voz de Deus assim como aconteceu no Éden Ap. 12.11.
· Afirmar os grandes atributos de Deus.
· Afirmar os grandes feitos de Deus.
· Jesus venceu lá no deserto pela palavra de Deus Mt. 4, está escrito
· Muitos infelizmente permitiram que o diabo demolisse o valor da palavra de Deus Dt. 33.5, 1Sm. 12.25; 8.7, O povo de Israel, o jovem profeta, 1Rs. 13, Ef. 4.11, estava sendo colocado de lado Ap. 2.20-23 profetiza (se diz) 1Pd. 5.7, Pv.28.20, Hb.12.14, Cp. Jo. 21.18 e At. 12.3-6, reafirmamos as verdades divinas para vergonha e desterro de satanás.
A palavra é poderosa viva e eficaz. Moises quis libertar os israelitas com a espada carnal e fracassou, mas quando usou a espada do Espirito o povo foi liberto. Pedro quis defender a Cristo com a espada dele e fracassou, mas quando brandiu a espada do Espirito, multidões se renderam a Cristo.
Precisamos conhecer a palavra. A Bíblia nos afasta do pecado ou o pecado nos afasta da Bíblia. Infelizmente, há muitos crentes comprometidos, com programas imorais e novelas que transmitem mensagens inescrupulosas do que com a palavra de Deus, ficando a mercê do inimigo, ao invés de estar se revestindo das armaduras de Deus.     

Fonte de Pesquisa:
BIBLIA DE ESTUDO – Batalha Espiritual e Vitória Financeira
EFÉSIOS - Comentário Expositivo Hagnos – Hernandes Dias Lopes                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    

Dc. Rinaldo Santana