Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura. “Esta foi a ordem imperativa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.
Ouvi de certo irmão, quando o coordenador de missões da igreja em uma reunião convidou aos presentes na reunião para evangelizar a cidade, a seguinte expressão: “vamos fazer uma campanha de oração pra saber se é da vontade de Deus evangelizar a cidade”. Ora, se foi uma ordem imperativa do Senhor Jesus, não será preciso orar pra saber se é de sua vontade dele, porem precisamos orar pedindo a ele unção, e autoridade, orar para que seja aberta a porta da palavra, como o apostolo Paulo em Cl. 4.3.
Dois pontos importantes na obra da evangelização:
1. A autoridade do Messias, Mateus 28:18, 19. E, chegando - se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo poder no céu e na terra. Portanto ide, ensinai todas as nações batizando-as em nome do pai e do filho e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos, Amém! Em Mateus 10. 1 “Jesus deu autoridade aos seus discípulos sobre os espíritos imundos, para os expulsarem e curarem todo mal. “Precisamos orar pedindo esta autoridade; e não pra confirmar se evangelizar é da vontade de Deus”. Ainda em Lucas 19. 40 Jesus deixou bem claro que não podemos calar.
2. O relato de Lucas 24:44-47. Tanto o sofrimento, a morte e a ressurreição do Messias quanto a pregação de arrependimento e remissão se mostram a serem cumprimento do Antigo Testamento. Isso denota a idéia de um propósito divino, um supremo e "eterno propósito" Efésios 3:11, 12 Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus, nosso Senhor, no qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele.
VEJAMOS ALGUMAS CARACTERISTICAS DE UMA IGREJA QUE EVANGELIZA CONFORME ATOS CAPITULO 11
1. Evangelismo e Proclamação - Os versículos 19 a 24 contam sobre o crescimento que a Igreja experimentou numa grande metrópole da época. Agora já não eram os missionários vindos de fora, mas a igreja já possuía esta característica de evangelização. O crescimento, especialmente entre os gregos, foi tal que os apóstolos em Jerusalém enviaram um emissário para ver o que estava acontecendo em Antioquia e assim criar um vínculo com a igreja de Jerusalém. Barnabé, enviado pelos apóstolos, ficou entusiasmado pela maneira como os cristãos viviam naquela cidade e reconheceu que era obra da Graça e do Amor de Deus. O impacto que causavam era tão grande que os discípulos passaram a ser chamados de "cristãos". A Igreja de Antioquia tinha esta marca
distinta de uma Igreja Missionária que é a PROCLAMAÇÃO. Proclamavam as Boas Novas de Jesus Cristo. Os comerciantes que foram a Antioquia, saídos da Fenícia e Chipre, nos fazem perceber que a rota a ser usada posteriormente pela Igreja de Antioquia para a evangelização em outros lugares, era a rota comercial e militar, o que facilitava o tráfego de pessoas e mercadorias. Esta rota comercial fazia ligação com as principais cidades da Ásia Menor, entre elas Éfeso; cidades da Macedônia, tais como Filipos, Tessalônica; além de outros grandes centros como Corinto,Roma, etc.
2. Edificação através do Ensino - Na segunda parte (11.25-26) percebemos que Barnabé decidiu permanecer em Antioquia e ajudar na consolidação e organização daquela comunidade cristã. A Proclamação em Antioquia atraiu Barnabé e ele desejou permanecer na cidade. Para realizar seu
intento de pastorear aquele rebanho, foi procurar aquele que anos antes havia apresentado aos apóstolos: o perseguidor convertido, Paulo. Paulo era um homem de uma boa formação e teria condições de ensinar aos judeus e aos gregos convertidos. O v. 26 afirma que Paulo e Barnabé dedicaram muito tempo a instruir a igreja. Depois de um ano o trabalho estava consolidado e, pelo que parece, havia respeito na convivência entre judeus e não-judeus. Esta marca também caracterizava a Igreja de Antioquia como uma Igreja Missionária, ou seja, o ENSINO, a instrução, o doutrinamento, tão necessário para a Edificação da Comunidade Cristã. A palavra mestre ou ensino vem de um termo grego que quer dizer "professor", "mestre" ou "aquele/a que transmite um conhecimento". Em I Coríntios 12:28, mestre aparece como o terceiro dom espiritual de um grupo de três. Era o ofício na Igreja Primitiva de explicar aos outros a fé cristã e providenciar uma exposição clara e compreensível do Antigo Testamento.
3. Serviço e Solidariedade - A terceira parte (11.27-30) mostra a sensibilidade da Igreja para com os problemas dos cristãos de outros lugares. Sabendo que a Judéia passava por um período de fome, decidiram enviar donativos para os irmãos de Jerusalém. Estes donativos não eram esmolas, e sim sinal de solidariedade e serviço entre os irmãos. Provavelmente o exemplo de solidariedade e liberalidade no contribuir foi dada por Barnabé. Ele já havia feito isto quando estava em Jerusalém (Atos 4.36), quando o mundo da época enfrentava um período de fome, sobretudo a cidade de Jerusalém sofria muito. Havia falta de emprego e carência de muitos alimentos. Todos sofreram, inclusive os cristãos de Jerusalém. Neste ambiente surgiu Barnabé, que vendeu uma propriedade e colocou aos pés dos apóstolos para aliviar a dor dos mais necessitados. Este seu exemplo influenciou a Igreja de Antioquia, que já era sensível às necessidades do povo.
4. Envio Missionário - A grande ênfase da Igreja de Antioquia era sua preocupação com a evangelização. Desde o início esta característica está de forma clara na vida dos cristãos daquela cidade. O apelo missionário falava mais alto, a ponto de abrirem mão daqueles que por 1 ano ensinaram uma multidão: Paulo e Barnabé. O capítulo 13 de Atos conta esta história. O Texto deAtos 13.1-3 conta que a Igreja de Antioquia era presidida por profetas e doutores: os profetas tinham a função de exortar e fortalecer os membros da igreja e os doutores tinham a responsabilidade de ensinar. Tudo indica que os cinco líderes da Igreja fossem pessoas cultas e bem formadas e que colocaram a disposição de Deus seus dons e talentos. Dois destes líderes serão enviados em missão, prioritariamente para evangelizar judeus dispersos por várias cidades. Após o Concílio de Jerusalém (cap. 15), os grupos de missionários enviados pela Igreja de Antioquia vão também em busca dos gentios. Como vimos anteriormente, a rota usada por Paulo e seus companheiros são as rotas comerciais e militares, bem como os navios que carregavam mercadorias e passageiros de um porto ao outro. Nestas viagens entrava-se em contato com muita gente: entre elas podemos mencionar as seguintes: funcionários do governo romano, comerciantes e artesãos, peregrinos, turistas, carteiros, prisioneiros de guerras, escravos fugitivos, atletas, mestres, estudantes, filósofos, etc. Esta gente toda ia para os grandes centros, muitos levando a mensagem que ouviram de Paulo e seus companheiros durante as viagens. Como as rotas comerciais passavam, obrigatoriamente, pelos grandes centros e cidades portuárias, para estas Paulo se dirigiu, evangelizando e estabelecendo comunidades. Um estudioso do Novo Testamento calculou a distância que era possível de ser percorrida por dia e chegou aos seguintes números: Um navio antigo comum podia fazer 160 km por dia; a cavalo percorria-se cerca de 35 a 40 km por dia e a pé de 25 a 30 km.Provavelmente Antioquia tenha sido o berço do Evangelho de Mateus, segundo alguns especialistas. O Evangelho de Mateus pode ser considerado um manual de missões, especialmente o capítulo 10, intitulado "sermão missionário".
O Evangelho de Mateus é escrito num período de ruptura dentro da sinagoga judaica, o que provocou a saída dos judeus cristãos das sinagogas. A tendência inicial da Igreja de Mateus (Antioquia?) foi a de fechar-se, como uma sinagoga, mas logo o apelo missionário fez com que esta Igreja abrisse suas portas para a saída de missionários e a recepção de novos membros. Podemos concluir dizendo que o projeto da igreja cristã de Antioquia estava relacionado com a sua experiência, ou seja, uma comunidade aberta para receber os novos convertidos, seja qual for a nacionalidade; aberta também para enviar seus líderes em busca de outros povos, gente que precisava conhecer as BoasNovas.
NOSSA IGREJA HOJE
O estudo da Igreja de Antioquia nos apresenta alguns aspectos da Missão da Igreja que são fundamentais para os dias que estamos vivendo. Muitas coisas estão acontecendo e numa velocidade impressionante. Isto cria um desequilíbrio e ansiedade na sociedade. Neste contexto a Igreja é chamada a ser missionária.
• Dentre estes aspectos há que se destacar o ENSINO. O movimento neoliberal da sociedade tem influenciado as Igrejas, que acabam assimilando o sistema de massificação. Com sistema de massificação queremos dizer que não há preocupação com a pessoa, com sua identidade, sua família, sua história e seus sonhos. Mas enfatizando o ensino e o discipulado, a Igreja tende a desenvolver um relacionamento mais "humano" e afetivo entre seus membros.
• Há que se valorizar nos dias de hoje a PREGAÇÃO. Tanto pastores como os membros da Igreja, precisam priorizar os "púlpitos". Queremos dizer com isto, que o ponto central do culto é a pregação e não os cânticos, os testemunhos ou outros elementos da liturgia. A pregação é a parte principal porque nela anuncia-se a Palavra de Deus. Os pastores devem ter zelo pela pregação e dedicar o tempo necessário para preparar o seu sermão. Os membros da Igreja devem dar a atenção devida e ouvir a "voz de Deus".
• Somos desafiados a agir solidariamente para com as pessoas que sofrem. As pessoas estão machucadas e cansadas, pois os problemas queafligem a sociedade brasileira são muitos.
• Finalmente, as igrejas locais são chamadas para sair de dentro das quatro paredes e cumprir com sua vocação missionária. Muitos lares podem abrirse para receber outras famílias para o evangelismo, ensino e pastoreio. Muitos bairros podem ser contemplados no programa de visitação e evangelismo da Igreja.