quarta-feira, 10 de junho de 2015

O REAL PROPOSITO DA PASCOA PARA OS JUDEUS



Ex. 12.1-28 - Festa instituída por Deus para Israel, na época do êxodo, para celebrar a noite em que o Senhor Jeová poupou todos os recém-nascidos primogênitos dos Israelitas e matou todos os primogênitos dos Egípcios. A palavra hebraica pesah (do grego pascha).
No AT, é feita uma referencia à celebração da primeira pascoa por Moises, com aspersão de sangue para que os primogênitos israelitas não fossem tocados Hb. 11.28. “Moises ordenou que o sangue fosse derramado sobre os umbrais das portas de cada Israelita, na expectativa da destruição vindoura dos primogênitos do Egito e a libertação das famílias israelitas” Existem muitas outras referencias a festas da pascoa durante a vida do Senhor Jesus. Ainda criança todos os anos ele era levado por seus pais a Jerusalém Lc. 2.41, “Nem todos os Judeus obedeciam a exigência, especialmente aqueles que moravam em lugares distantes como Nazaré, no entanto, sendo judeus piedosos e observantes da palavra, subiam a Jerusalém todo ano” no quarto evangelho três pascoas são mencionadas durante o ministério do Senhor Jesus Jo.2.13,23; “O contraste grande na festa das bodas ele foi convidado e realizou o milagre de benção; Na pascoa em sua casa realizou um milagre de julgamento.” 6.4; “É provável que as passagens do AT lidas durante a  Pascoa, nos tempos de Jesus incluíssem Gn . 1 – 8; Ex. 11 – 16; Nm. 6 – 14 há fortes semelhanças  entre estes textos e os comentários de Jesus, neste discurso”.   11.55; 12.1; 13.1; 18.28,39; 19.14 . e acredita-se que a festa mencionada em Jo. 5.1 seria a quarta pascoa
Uma ultima passagem do NT desenvolve claramente o significado tipológico da pascoa e da festa dos pães asmos para o Cristão. Paulo conclama aos coríntios a eliminar o fermento da malicia e da iniquidade, e observar diariamente a festa “porque Cristo nossa Pascoa, foi sacrificado por nós” ICo. 5.7. Dessa forma Paulo declara diretamente que Cristo é “o nosso cordeiro pascoal” conforme o “Cristo o cordeiro Pascoal” Devido a estas passagens, e a ensinos semelhantes a Igreja primitiva veio a entender que a ceia do Senhor substitui completamente a celebração da Pascoa.
Conclusão: A pascoa refere-se à saída do Egito, constituindo-se numa das mais importantes festas do calendário religioso dos judeus. Para os Cristãos, é o dia que se celebra a morte de Jesus Cristo e sua ressurreição (festa da pascoa), Jesus foi crucificado na véspera da pascoa judaica. Paulo falando da ressurreição do Redentor disse: “Sendo ele a s primícias dos que dormem I co. 15.20”.

BIBLIOGRAFIA
TEMPLUS “João Batista Ribeiros Santos” DICIONARIO BIBLICO
CPAD “Charles F. Pfeiffex, Houvard F. Vos, John Rean” DICIONARIO BIBLICO WYCLFFE
ATOS “David Stern” COMENTARIO JUDAICO
CPAD “Orlando Boyer” ESPADA CORTANTE 2

JESUS E O DINHEIRO



 Introdução: Guerras, assassinatos, fomes e violência. Tanto no passado como no presente, podemos afirmar que boa parte desses males tem como causa primária o amor ao dinheiro. De fato, é o que as Escrituras afirmam em 1 Timóteo 6.10. Já vimos que ser rico e possuir bens não é errado, pois “a bênção do Senhor é que enriquece” Pv 10.22. Todavia, amar o dinheiro significa torná-lo nosso senhor em vez de nosso servo. Isto traz um grande mal, pois na condição de senhor o dinheiro torna-se um tirano cruel. Por isso, nesta lição, aprenderemos como usar o dinheiro de forma que ele venha a glorificar a Deus. A moeda, como hoje a conhecemos, é o resultado de uma longa evolução. No início não havia moeda. Praticava-se o escambo, simples troca de mercadoria por mercadoria, sem equivalência de valor.
O dinheiro ocupa papel primordial na sociedade contemporânea, mas nem sempre os cristãos estão atentos aos seus riscos. Por isso, na aula de hoje, estudaremos a respeito do dinheiro na cosmovisão de Jesus. É preciso ter cuidado, para não adotar pressupostos humanos, pensando que esses são cristãos. Inicialmente destacaremos o papel do dinheiro no contexto do consumismo capitalista. Em seguida, nos voltaremos para a percepção bíblica do dinheiro, com base no Novo Testamento. Mt 6.24  Jesus disse ninguém pode servir a dois Senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom."
·         Mamom – É uma transliteração do Aramaico, que sig, “Propriedade” bens terrenos ou dinheiro.
·         Em Lc 16 9-11 – Este termo também é descrito como riqueza da injustiça, no sentido de adquirir posses desonestamente. A riqueza juntada pelo homem às vezes de maneira injusta, causa um errôneo proposito de segurança Lc. 12.15, 19, 20 tornando o homem escravo da riqueza e não apto para o serviço de Deus.  Opulência significa fartura, grande riqueza, abundância de bens materiais, ostentação. É a presença de luxo excessivo, pujança, fausto. É uma característica apresentada por aquele ou aquilo que demonstra grande fortuna.
I O DINHEIRO, BENS E POSSES NAS PERSPECTIVAS SECULAR E CRISTÃ.
1.    Secular - O homem moderno é produto da sociedade capitalista e tecnológica que o conduz ao consumismo. Nesse contexto, o ter acabou se tornando mais importante do que o ser, de modo que as pessoas são avaliadas não pelo que são, mas pelo que têm, e, às vezes, não pelo que possuem, mas pelo que aparentam que possuem. A propaganda é o meio que divulga os ideais consumistas, as pessoas são incitadas, a todo instante, a adquirem mercadorias que não precisam para satisfazerem não a si próprias, mas às exigências dos outros. Como resultando dessa lógica, muitos estão entrando pelo caminho do endividamento, indo além das suas capacidades de pagamento. O meio ambiente também está padecendo, tendo em vista que o mercado está disponibilizando cada vez mais produtos descartáveis, os quais, quando não são reciclados, demandam maior necessidade de matéria-prima, e, por sua vez, comprometem a saúde do planeta.

A Sociedade valoriza as pessoas pelo que elas têm, mas não por o que são. Há uma inversão de valores. Ama as coisas e usa as pessoas. As pessoas são tratadas como coisas e as coisas como pessoas. 

2.    Cristã - O apóstolo Paulo alerta que aqueles que desejam obter riqueza caem em “muitos desejos descontrolados e nocivos” I Tm. 6.9,10. “Não é o dinheiro em si mesmo, porem o amor ao dinheiro que é a raiz de todos os males”. “Amar ao dinheiro conduz a todo tipo de mal”.
Extremos
1 – Existem seguimentos que pregam a prosperidade  - A ética capitalista, conforme demonstrou Max Weber, tem fundo religioso, e mais especificamente, protestante. Ao invés de investirem no Reino de Deus, e mais especificamente, nos outros, os fiéis transformam o acúmulo em um fim em si mesmo, em alguns casos, como vemos nos dias atuais, sacramentalizam a riqueza e transformam a ostentação em benção divina “São igrejas comprometidas com a teologia da prosperidade, é que elas enfatizam a parte egoísta do evangelho, a libertação da opressão da miséria, da fome, do desemprego, da bancarrota, da doença, da depressão, das crises matrimoniais etc. há igrejas vistas como  “um pronto-socorro”
2 – Existem Seguimentos sérios que se recusa a falar sobre dinheiro
·         Paulo em At, 20.27 ter ensinado aos efésios todos os conselhos de Deus;
·         Mt. 6.24, Jesus viu que alguém poderia ter o dinheiro com um deus, sendo escravizado pelos bens e riquezas que possuem. “A lição que Jesus transmite é que somos mordomos e precisamos saber como administrar, o dinheiro, os bens e a riqueza, que tudo seja para a gloria de Deus”
·         Pv. 11.28 – Quem confia nas riquezas cairá...
·         Sl. 20.7 – Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos missão do nome do Senhor nosso Deus.
a) Dinheiro, um recurso material. O crente deve saber que o dinheiro é apenas um recurso material, que precisa ser aplicado com sabedoria para que não traga prejuízos espirituais I Tm 6.10. Tais recursos não devem nos tornar gananciosos Lc 12.16-19, pois a nossa vida não consiste na abundância do que possuímos Lc 12.15.
b) Um meio para sermos abençoados. O dinheiro é apenas um meio em si, e não o fim, por isso o conselho de Deus: “... se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o vosso coração” Sl 62. 10b. Lembremo-nos que o dinheiro é apenas uma “sombra” Ec 7.12, e não o principal em nossas vidas I Tm 6.8;
c) Uma bênção para a igreja. A casa do Senhor é abençoada com o dinheiro do povo de Deus II Rs 12.9.
·         Nossa contribuição é empregada nas mais diversas necessidades da obra e na expansão do reino de Deus Fp 4.15,16.
·         Qualquer que sejam os recursos eles devem ser aplicados com sabedoria II Rs 12.11,12, para que o nome do Senhor seja glorificado.
·         Pv. 30.7 – não me dê poder nem riqueza, mas a porção do dia a dia.

II – DINHEIRO, BENS E POSSES NO JUDAISMO DO TEMPO DE JESUS

a) Ricos e pobres: Tg. 2.6 – Os ricos Judeus oprimiam os pobres, e exigia um tratamento especial dos pobres.
·         Ap. 2.9 - Conheço a tua pobreza, mas és rico. Deus observava 3 coisas em Esmirna:  as obras, a tribulação e a pobreza.
·         Ap. 3.17 – Rico sou e de nada tenho falta. Deus vê desgraçado, miserável, pobre cego e nú.
b) Generosidade e prosperidade
v  At. 20.35 – É melhor dá do que receber
v  1 Co. 9.6 – Quem semeia pouco, pouco ceifa.
·         Pv. 10.22 – A benção do Senhor é que enriquece e não acrescenta dores.
v  Abraão Gn. 24.1 Abençoado em tudo
v  Isaque Gn. 25.11 e 26.12 Deus o abençoou
v  Jacó Gn.28.4 abençoado com a benção de Abraão
v  Salomão 1Rs.13 Pediu sabedoria, Deus lhe deu riquezas e Gloria
·         A teologia da prosperidade vai ao extremo:
·         Se for rico é abençoado;
·         Se for pobre não tem a benção de Deus
III – DINHEIRO, BENS E POSSES NOS ENSINOS DE JESUS
a) Os Perigos da riqueza
·         O Amor ao dinheiro 1Tm. 6.10 – A ganancia e a falsa confiança no dinheiro traz uma sensação errônea de segurança.
·         Ex. Lc. 12.18 – 20 Nunca procure as riquezas à custa do bem estar da alma
·         Lc.12.22 – Confiar nos tesouros terrenos ira trazer condenação para alma. 21,33,34
b) Devemos Confiar em Deus
·         Sl. 20.7 – A nossa Confiança deve estar em Deus
v  Carros v. 7 Is. 31.1
v  Cavalos v.7 ; 33.17;147.10
v  O Nome do Senhor v,7
Conclusão: Romanos 10:11 - Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.

Isaias 49:23 - E saberás que eu sou o SENHOR, que os que confiam em mim não serão confundidos.

Salmos 22:5 - Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo.

Salmos 25:3 - Na verdade, não serão confundidos os que esperam em ti; confundidos serão os que transgridem sem causa.

Felipenses 1:20 - Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.

Nas direções de Deus estão as nossas certezas. Se ficamos confusos mediante as nossas decisões é porque estamos ponderando entre a vontade de Deus e a nossa.

É nesses momentos que somos testados. Se confiarmos e esperarmos no Senhor toda confusão se desfaz, pois iremos seguir a direção Dele. Mas se seguimos nossos impulsos e vontades negamos a voz de Deus e demonstramos que não confiamos e não esperamos no seu amor e vontade para nós.

Não há confusão para aqueles que crêem, confiam e esperam no Senhor pois estes só aceitam uma decisão: A de Deus

domingo, 22 de fevereiro de 2015

DEZ MANEIRAS DE AGRADAR A DEUS



Introdução: Ora sem fé é impossível agradar a Deus Hb. 11.6. Segundo Matthew Henry Essa fé nos ajuda a caminhar com Deus, e não podemos chegar a Deus a não ser que creiamos que ele existe, e que é galardoador daqueles que diligentemente o buscam, temos de crer que ele é o que é o que se revelou nas Escrituras, um ser de perfeições infinitas subsistindo em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Portanto não é de qualquer maneira que se agrada a Deus.       
Para agradar a Deus você vai precisar:
– Aceita-lo como único intercessor sobre sua vida;
- Ter temor e tremor de sua palavra. Se não tiver ou perder isso, não conseguirá!;
- Reconhecer sua total dependência dEle para que Ele seja o dono da  sua vida e não que você tome as rédeas do seu futuro;
- E por fim mais não menos importante, confiar n’Ele porque quem fez a promessa é fiel pra cumpri-la em sua vida Hb 10:23
1 – ATRAVÉS DA ORAÇÃO: SL. 146.1
a.    Pelo o Ouvir Is. 30.21, Jo. 10. 27 Existem pessoas que só falam, mas não param para ouvir a voz de Deus.
b.    Pela Intimidade da palavra de Deus Ef. 6.11,13, 17
2 - ATRAVÉS DO LOUVOR: SL. 146.2
a.    Louvando ao Senhor durante sua vida
b.    Cantando louvores a Deus enquanto for vivo
3 - ATRAVÉS DA ADORAÇÃO: SL. 146.5
a.    Ana a profetisa havia mais de oitenta anos “não deixava o templo, mas adorava noite e dia” Lc. 2.37
b.    Adorando com conhecimento Jo. 4.22
c.    Adorando com temor Lc. 7.16
d.    Adorando em Espírito e em verdade Jo. 4.23,24
e.    Adorando-o na beleza da sua Santidade
4 - ATRAVÉS DOS SALMOS: SL 61.8; 1CR. 16.8
a.    Salmos era o livro do antigo Israel, as 150 canções foram reunidas para uso durante a adoração no templo em Jerusalém. A congregação entoava-os quando se reunião para as festas religiosas de Israel e outros momentos de celebração
b.    O Apostolo Paulo recomendou aos crentes em Éfeso Salmos hinos e cânticos Espirituais Ef. 5.19
5 - ATRAVÉS DOS GESTOS: SL 26.12
a.    A firmeza de Davi nos caminhos do Senhor era um gesto agradável a Deus Sl. 26.12
b.    Não se assentar com os homens vãos v. 4
c.    Não se juntar com os ímpios v.5
6 - ATRAVÉS DE SUA PRÓPRIA VIDA: SL. 27.4
a.    Estar na casa do Senhor todos os dias de sua vida
b.    Contemplando a Formosura do Senhor
c.    Aprendendo no Templo
7 - ATRAVÉS D DA SABEDORIA: DN. 2.23
a.    É ele quem dá Sabedoria e força
b.    É ele quem faz saber o que te pedimos.
8 - ATRAVÉS DA VITÓRIA: 1CO. 15.57
a.    É ele quem nos dá vitória por Cristo Jesus nosso Senhor
b.    A vitória vem do Senhor Pv. 21.31
9 - ATRAVÉS DE AÇÕES DE GRAÇAS: 1TS 3.9
a.    Cantando com ações de graças Sl. 147.7
b.    Fazendo súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; 1Tm. 2.1
c.    Dando graças ao Senhor porque ele é bom Sl.107.1
10 - ATRAVÉS DA REVERÊNCIA HB. 12.28
a.    Prestando um culto racional Rm12.1
b.    Guardando o teu pé quando entrares na casa do Senhor Ec . 5.1 
Conclusão: Para agradar a Deus devemos andar com Ele, viver na consciência de Sua presença e manter a comunhão com Ele pela Palavra e oração. Temos de cultivar uma comunhão consistente com Deus pela meditação na Palavra, pela oração e por um tempo a sós diariamente. Deus ver o nosso esforço em sermos perfeitos pelo desejo sincero de agradar a Ele, embora vivendo em um mundo pecador, e sujeitos ao pecado.


Dc, Rinaldo Santana