segunda-feira, 15 de junho de 2015

A ULTIMA CEIA



INTRODUÇÃO: A Ceia do Senhor Jesus, esta é a lembrança contínua da Sua entrega por nós. A morte de Jesus significa a completa demonstração do interesse divino em ter novamente comunhão conosco. A Ceia do Senhor aponta para o passado 1Co 11:17 – 34, Paulo repreendeu os Coríntios por sua pratica na observação da Ceia do Senhor o comportamento era exatamente o oposto do Espírito de altruísmo que ele estava tentando comunicar. Era um contraste visível ao ato do nosso Senhor em sua morte sacrificial que era lembrada na Ceia do Senhor. O  seu sacrifício vicário em nosso favor, que  também aponta para o futuro 1Co11:26 e ali vemos o Céu, a festa das Bodas do Cordeiro Ap 19:9, quando Ele vai nos receber como Anfitrião para o grande banquete celestial. Jesus Cristo será o centro do banquete que Deus Pai vai oferecer Ap 2:7.
I. ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ÚLTIMA CEIA
A Páscoa era uma festa fundamental para o povo de Deus. Por isso, Lucas 22:7 destaca: ”Chegou o dia da Festa dos Pães Asmos, em que importava comemorar a Páscoa”. Essa festa era obrigatória e marcava a memória com a lembrança da libertação da escravidão no Egito para uma vida nova e livre Ex 12.
1. A instituição da páscoa judaica.  A festa da pascoa era uma das celebrações que ocorria na primavera Êx 12:17-24. A Páscoa instituída por Yahweh no Egito foi acompanhada por leis que regiam a sua observância.
A palavra Páscoa é derivada do verbo hebraico Pesah, que significa “passar por cima”. Esse nome surgiu em face do registro bíblico de que o anjo da morte, ou anjo destruidor, passou por sobre as casas marcadas com o sangue do cordeiro pascal, quando ele matou os primogênitos do Egito - “E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito” Êx 12:23. O cordeiro foi imolado e seu sangue aspergido no batente das portas. De igual modo, Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado. Isto tem a ver com nossa redenção.
O nome hebraico do mês que aconteceu a primeira Páscoa é Abibe, que significa “espigas verdes”, que corresponde a março-abril em nosso calendário. Durante o Exílio babilônico foi substituído pelo nome Nisã que significa “começo, abertura” Ne 2:1.
2. Contexto histórico da Páscoa. Quando os sofrimentos dos filhos de Israel estavam sendo insuportáveis, então clamaram ao Seu Deus, e os seus clamores subiram aos céus por causa de sua servidão Êx 2:23. Deus interveio em favor de Seu povo, chamando Moisés, que após 40 anos de preparo no deserto apascentando ovelhas, foi enviado diante de Faraó para que começasse a libertação do Seu povo do Egito. Em obediência ao chamado de Deus, Moisés compareceu perante Faraó e lhe transmitiu a ordem divina: “Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto” Êx 5:1. Para conscientizar Faraó da seriedade dessa mensagem da parte de Deus, Moisés, mediante o poder de Deus, invocou pragas como julgamento contra o Egito. No decorrer de várias dessas pragas, Faraó concordava em deixar o povo ir, mas a seguir, voltava atrás, uma vez a praga suspendida. Soou a hora da décima e derradeira praga, aquela que não deixava aos egípcios nenhuma alternativa senão a de libertar os israelitas. “Deus disse a Moisés: “À meia-noite eu sairei pelo meio do Egito; e todo o primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que se assenta com ele sobre o seu trono, até ao primogênito da serva que está detrás da mó, e todo primogênito dos animais”. “E haverá grande clamor em toda a terra do Egito, qual nunca houve semelhante e nunca haverá” Êx 11:4-6.
Visto que os israelitas também habitavam no Egito, como podiam escapar do anjo destruidor? O Senhor Deus emitiu uma ordem específica ao Seu povo; a obediência a esta ordem traria a proteção divina a cada família dos hebreus, com seus respectivos primogênitos. Cada família tinha que tomar um cordeiro macho de um ano de idade, sem defeito e sacrificá-lo ao entardecer do dia 14 de Abibe; famílias menores podiam repartir um único cordeiro entre si Êx 12:3-6. O sangue do cordeiro sacrificado devia ser aspergido nas duas ombreiras e na verga da porta de suas casas. Quando o Anjo passasse, passaria por cima daquelas casas que tivessem o sangue aspergido conforme ordenado (daí o termo Páscoa, do hebraico pesah, que significa “pular além da marca”, “passar por cima”, dando a ideia de poupar, de proteger Êx 12:13. Assim, pelo sangue do cordeiro morto, os israelitas foram protegidos da condenação à morte executada contra os primogênitos egípcios.
3. O ritual da páscoa judaica. A pascoa Judaica obedecia a um ritual detalhado em Dt. 16.1-4, Êx 12:3. Não podia ser um animal de qualquer idade. Cada família devia escolher um cordeiro ou cabrito sem defeito, sem mácula, com a idade de “um ano” Êx 12:5. O cordeiro era levado para dentro de casa no dia 10 de Abibe, e mantido ali até o dia 14 do mesmo mês. Período durante o qual era observado pela família que iria sacrificá-lo. Caso não possuísse algum defeito, o animal era então sacrificado Êx 12:3,6. O cordeiro (ou cabrito) após ser imolado, o seu sangue era aspergido com um molho de hissopo nas ombreiras (partes verticais da porta) e na verga da porta (parte horizontal sobre as ombreiras) da casa em que comeriam o cordeiro Êx 12:7,22. O sangue nas ombreiras e na verga da porta era o sinal que identificava a casa dos hebreus dos egípcios. O Senhor Deus havia falado a Moisés, seu servo em Êxodo 12:12,13: “E eu passarei pela terra do Egito esta noite e ferirei todo primogênito na terra do Egito, desde os homens até os animais; e sobre todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou Deus. E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito”.
Deus ordenou o sinal do sangue, não porque Ele não tivesse outra forma de distinguir os israelitas dos egípcios, mas porque queria ensinar ao seu povo a importância da obediência e da redenção pelo sangue, preparando-o para o advento do “Cordeiro de Deus”, que séculos mais tarde tiraria o pecado do mundo João 1:29.
A morte dos primogênitos era um desafio consumado em juízo sobre os falsos deuses egípcios. Porque quase todos os deuses do Egito eram semelhantes a algum animal, com feições humanas. Logo, a morte do primogênito de cada tipo de animal mostraria a falibilidade e a impotência das divindades pagãs que haveriam de protegê-los.
O cordeiro (ou cabrito) era abatido, esfolado (isto é, tirava-se a pele), suas partes internas eram tiradas e assim eram limpas e depois recolocadas no lugar, daí então o cordeiro era assado inteiro, com a cabeça, as pernas e a fressura Êx 12:9. O animal tinha que estar bem assado, nada cru, e sem que lhe quebrasse nenhum osso Êx 12:46; Nm 9:12. Após a carne ser assada no fogo, era comida pela família com pães asmos e ervas amargas (alfaces bravas, etc. - Êx 12:8). Cada um dos componentes desta celebração tinha um sentido literal e espiritual, que Deus tinha em mente transmitir não somente aos filhos de Israel, como a seus descendentes Êx 12:24-27. Se a família fosse pequena demais para comer o cordeiro, chamavam-se os seus vizinhos mais próximos até que houvesse número suficiente para comer o cordeiro todo naquela noite Êx 12:4,8. Quaisquer sobras de carne deviam ser queimadas antes do amanhecer Êx 12:10. De acordo com a tradição judaica, família pequena significava aquela com menos de dez pessoas. Eles deviam calcular quanto cada um poderia comer e assim determinar se deviam se reunir com alguma outra família Êx 12:4. Depois da construção do Templo, Deus ordenou que a celebração da Páscoa e o sacrifício do cordeiro fossem realizados em Jerusalém Dt 16:1-6.
Na Páscoa realizada no Egito, a cabeça da família foi o responsável para abater o cordeiro (ou cabrito) em cada casa, e todos deviam permanecer dentro da casa até o amanhecer para que não fossem mortos pelo anjo da punição e da destruição Êx 12:22,23. Os participantes comeram em pé, e com os lombos cingidos (vestidos), com o cajado na mão, com as sandálias nos pés, e que comessem apressadamente para que estivessem prontos para uma longa jornada. À meia-noite (como Deus havia dito a Moisés), todos os primogênitos dos egípcios foram mortos, mas o anjo passou por alto as casas em que o sangue havia sido aspergido Êx 12:11,23. Toda família egípcia em que havia um varão primogênito foi atingida, desde a casa do próprio Faraó até os primogênitos dos prisioneiros, e assim, o Senhor Deus executou o seu juízo sobre os egípcios.

Deus tirou os israelitas do Egito, não porque eles eram um povo merecedor, mas porque Ele os amou e porque Ele era fiel ao seu concerto Dt 7:7-10. Semelhantemente, a salvação que recebemos de Cristo nos vem através da maravilhosa graça de Deus Ef 2:8-10; Tt 3:4,5.
II. A CELEBRAÇÃO DA ÚLTIMA CEIA
1. A preparação Lc 22:7-13. Os preparativos se dá da seguinte maneira: Jesus encaminha os seus discípulos a um homem com um cântaro de agua. Anthony Lee observa que um homem com um cântaro de agua seria facilmente notado, pois esse era trabalho de mulher, porque tinham por objetivo marcar profundamente o dia em que foi celebrada a grande Páscoa para toda a humanidade, por toda a história. É a chamada Páscoa eficaz. Desse dia em diante todo regime de escravidão do pecado estaria derrotado. Trata-se, portanto, de caminhar para uma nova vida presenteada por Deus.
Segundo Leon L. Morris, a páscoa não era apenas mais uma refeição, mas, sim, uma festa muitíssimo importante. Devia ser comida em posição reclinada, e havia exigências tais como a inclusão de ervas amargas na refeição. Destarte, uma quantidade considerável de preparação era necessária. A refeição não era solitária, mas, sim, era comida em grupos que usualmente consistiam de dez a vinte pessoas.
Jesus encarregou Pedro e João de fazer os preparativos necessários para o pequeno grupo (somente Lucas dá os nomes deles aqui). Não é contrário à razão terem perguntado onde seria - “E eles lhe perguntaram: Onde queres que a preparemos?”  Lc 22:9. Eram galileus, e precisariam de orientação quanto ao lugar aonde seria preparada a Páscoa. E nessa agitação efervescente por causa da festa havia poucos lugares livres, a despeito da tradicional disposição dos jerusalemitas de tornar disponíveis acomodações sem nada cobrarem.
E Jesus disse a Pedro e João que eles deveriam procurar um homem com um cântaro de água – “Eis que, quando entrardes na cidade, encontrareis um homem levando um cântaro de água; segui-o até à casa em que ele entrar” (Lc 22:10). Encontrar um homem levando um cântaro seria um fato distintivo, pois somente as mulheres usualmente carregavam cântaros de água (os homens carregavam odres de água). Os discípulos haveriam de dizer certas palavras ao dono da casa: “O mestre te diz: Onde está o aposento em que hei de comer a Páscoa com os meus discípulos? Então, ele vos mostrará um grande cenáculo mobilado; aí fazei os preparativos” Lc 22:11,12. “Grande cenáculo” significava um espaçoso ambiente mobiliado, provavelmente havia sofás prontos com cobertas estendidas sobre eles. “Os hospedeiros costumavam oferecer suas casas durante a festa, em troca das peles de animais e utensílios usados para a refeição. O preparo da Páscoa incluiria a busca de fermento na casa e o preparo dos vários elementos da refeição”. Eles seguiram as instruções e prepararam a refeição de Páscoa.
2. A celebração e a substituição. Jesus possuía consciência de que a sua morte na cruz se aproximava e que ele era o cordeiro de Deus do qual o cordeiro da pascoa era apenas um tipo Jo. 1.29 Lucas 22:19-23 quis mostrar que a Ceia cristã substituiu a Páscoa judaica, assumindo o significado que a Páscoa possuía e levando esse significado ao máximo. Dessa forma, a Ceia do Senhor assumiu um significado universal, e a libertação que ela proporciona não é só a de Israel das mãos opressoras do Egito, mas a libertação total e para todos os povos. É importante conhecermos os detalhes de como Jesus modificou a Páscoa judaica transformando-a num memorial:
a) A Páscoa judaica celebrava o fato de Deus ter libertado o seu povo do cativeiro egípcio; a Ceia do Senhor celebra o fato de Deus nos ter libertado da escravidão do pecado.
b) O cordeiro sacrifical da Páscoa judaica aplacou o anjo da morte; o Pão da Ceia significa o corpo de Cristo, partido na condenação do nosso pecado.
c) O vinho da Páscoa judaica simbolizava o sangue do cordeiro nas portas; o vinho da Ceia do Senhor simboliza o sangue de Cristo dado por nós. A sua morte é que nos compra a vida eterna.
d) A Páscoa judaica representava a antiga aliança de Deus com o seu povo; a Ceia do Senhor nos lembra da sua Nova Aliança.
Através de todos esses detalhes, reconhecemos o valor que devemos dar à Ceia do Senhor. O cordeiro pascal foi substituído na Ceia cristã pelo pão, e o sangue do cordeiro pelo vinho, símbolo do sangue de Jesus. Então, podemos definir qual é o significado da Ceia do Senhor: ela simboliza o supremo dom do amor de Deus em Jesus, que entregou seu próprio corpo e derramou seu sangue em nosso lugar para nos perdoar os pecados.
Mas é válido lembrar que o traidor também estava participando dessa celebração: ”todavia, a mão do traidor está comigo à mesa” Lc 22:21. Quem era ele? Jesus sabia, mas não contou. Lucas 22:23 diz que a ansiedade tomou conta de todos os que participavam daquele momento. “Serei eu? Será você? Quem vai trair Jesus e o evangelho?”, indagaram os discípulos entre si. Que nós não traiamos Jesus de maneira nenhuma, mas nos disponhamos, se preciso for, até a morrer anunciando a nova vida que Ele dá.

III. OS ELEMENTOS DA ÚLTIMA CEIA
São elementos da Santa Ceia: o pão e o vinho, por representarem, respectivamente, o corpo e o sangue de Cristo, oferecidos em resgate da humanidade (1Co 11:24,25). É a explicita, profunda e confortadora simbologia das Sagradas Escrituras.
1. O Pão. Jesus na noite em que fora traído tomou o pão e tendo dado graças, o partiu e disse: “... Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim” Lc 22:19. Jesus manda os discípulos pegar o pão e comer, pois o pão estava representando o seu corpo que fora entregue por todos nós. Jesus aponta o objetivo pela qual deveriam pegar e comer do pão: manter viva a memória do seu nome.
Quando Jesus disse que aquele pão era o seu corpo oferecido por nós, não estava falando literalmente, porque ainda estava vivo e o seu corpo não tinha sido partido por nós na cruz. Estando vivo, não podia pegar com suas mãos parte do seu corpo em forma de pão para oferecer aos seus apóstolos dizendo: “isto é o meu corpo que é oferecido por vós; fazei isto em memória de mim” Lc 22:19. Jesus, então, usou uma linguagem simbólica, como fez em outras ocasiões: “Eu sou a porta”, “Eu sou o caminho”, “Eu sou a videira” João 10:7-9;14:6; 15:1 e assim por diante. Representa, então, a sua encarnação, que ele tomou um corpo humano e deixou sua glória Jo. 1:14; nasceu de uma virgem e viveu entre os pecadores em perfeição de conduta. Era Ele o Homem Perfeito, idôneo para servir de sacrifício pelos nossos pecados Hb 7:26; 2Co 5:21. Ele partiu o pão da Ceia significando que ia se sacrificar em resgate da humanidade caída e escravizada pelo Diabo.
2. O Vinho. Identificado na Bíblia como "fruto da vide" e "cálice do Senhor" Lc 22:18;1Co 11:27, o vinho na Ceia simboliza o sangue de Cristo vertido na cruz para redimir a todos as pessoas que o aceitarem com Senhor e Salvador, e ratificar a “Nova Aliança” ou “Novo Testamento” Lc 22:20. O apóstolo Pedro assim escreveu: "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado" 1Pe 1:18,19.
Os escritores dos três primeiros Evangelhos empregam a expressão “fruto da vide” Mt 26:29; Mc 14:25; Lc 22:18. O vinho não fermentado é o único “fruto da vide” verdadeiramente natural, contendo aproximadamente 20% de açúcar e nenhum álcool. A fermentação destrói boa parte do açúcar e altera aquilo que a videira produz. O vinho fermentado não é produzido pela videira.
A lei da Páscoa em Êx 12:14-20 proibia, durante a semana daquele evento, a presença de fermento ou qualquer agente fermentador. Deus dera essa lei porque a fermentação simbolizava a corrupção e o pecado cf. Mt 16:6,12; 1Co 5:7,8. Jesus, o Filho de Deus, cumpriu a lei em todas as suas exigências Mt 5:17. Logo, teria cumprido a lei de Deus para a Páscoa, e não teria usado vinho fermentado.
Por isso, lemos que Jesus tomou o cálice depois de haver ceado. Ao fazê-lo, declarou que o cálice era a Nova Aliança no seu sangue. Trata-se de uma referência à aliança que Deus prometeu à nação de Israel em Jr. 31:31-34. É uma promessa incondicional segundo a qual Deus concordou em usar de misericórdia para com eles e não se lembrar de seus pecados e iniquidades. Os termos da Nova Aliança também são descritos em Hb. 8:10-12. Todos os que creem no Senhor Jesus recebem os benefícios prometidos. Quando o povo de Israel se voltar para o Senhor, também desfrutará as bênçãos da Nova Aliança, um acontecimento que ocorrerá no reino milenar de Cristo na terra.
Do mesmo modo que o pão, quando fez referência ao cálice da Nova Aliança Lc 22:20 no seu sangue, que foi derramado por nós, também falou de maneira simbólica. Portanto, não ocorreu e, ainda hoje quando participamos da Ceia do Senhor, não ocorre a transubstanciação, isto é, a transformação das substâncias que compõem o pão e o vinho em verdadeira carne e sangue de Jesus. Não! Quem acredita que essa transformação ocorre entende o texto de forma equivocada. Devemos crer, com toda a reverência e ação de graças, mas, simbolicamente, em memória de Jesus Cristo 1Co 11:24,25
CONCLUSÃO: A Ceia do Senhor foi instituída por ocasião da última Páscoa que Jesus participou com os apóstolos, na noite em que foi traído e preso Lc 22:14,15,18. Trata-se não apenas de uma recordação, mas, sobretudo, de um testemunho, pois anunciamos a sua morte “... anunciais a morte do Senhor...”  e a sua volta (“... até que venha”). Sua morte nos reconciliou com Deus, e a sua volta nos coroará de glória, por meio da nossa redenção 1Co 11:26;Rm 5:10;Ef 4:30.
A CEIA DO SENHOR É O SÍMBOLO DA VERDADEIRA COMUNHÃO:
  • A ceia do Senhor é símbolo de união do corpo de Cristo que é a igreja ICo. 11.20-34 - sua importância se relaciona com o passado, o presente e o futuro. Quando o apostolo Paulo fala da ceia do Senhor em ICo. 11, ele está apenas corrigindo os excessos cometidos. Entendemos que os crentes se reuniam numa grande festa e ali comemoravam a ceia do Senhor. Paulo nos dá a entender que havia muita participação dos crentes quando estes se reuniam

1- VISÃO RETROSPECTIVA SUA IMPORTÂNCIA NO PASSADO
a) E um memorial “Gr. Anamnesis” “lembrar a morte da morte de Cristo no Calvário, para redimir os crentes do pecado e da condenação”. O Calvário deve ser permanentemente o tema de nossa vida, onde o Senhor com o seu precioso sangue pagou o resgate de nossas almas.
b) É um ato de ações de graças gr. Eucaristia - Agradecer pelas bênçãos e salvação da parte de Deus. Provenientes da do sacrifício de Jesus na cruz do por nós.

2- VISÃO INTROSPECTIVA SUA IMPORTÂNCIA NO PRESENTE
a) Esta é a visão interior, pessoal, uma espécie de sondagem para saber como está a nossa vida diante do Senhor a quem celebramos quando participamos do pão e do vinho. Que valor temos dado ao seu sacrifício? Em que posição nos encontramos concernente à nossa comunhão com o Salvador? Este é um dos propósitos da ceia do senhor. Ela nos estimula a uma reflexão interior sobre os nossos passos na vida cristã. A ceia do Senhor é um ato de comunhão Gr. Kononia com Cristo e de participação nos benefícios da sua morte sacrifical e ao mesmo tempo, comunhão com os demais membros do corpo de Cristo;
b) É o reconhecimento e a proclamação da nova aliança mediante a qual os crentes reafirmam o senhorio de Cristo e nosso compromisso de fazer a sua vontade, de permanecer leal, de resistir o pecado e de identificar-nos com a missão de Cristo.

3- VISÃO EXPECTATIVA SUA IMPORTÂNCIA NO FUTURO.
a) A ceia do Senhor é um antegozo do reino futuro de Deus e do banquete messiânico futuro, quando então, todos os crentes estarão presentes com o Senhor Mt. 8.11.
b) Antevê a volta iminente de Cristo para buscar o seu povo e encena a oração venha o teu reino Mt. 6.10.
c) Todas as vezes que dela participamos a nossa mente se volta para aquele glorioso dia quando nos assentaremos com o Senhor nas bodas do cordeiro ITs.5.23

BIBLIOGRAFIA

SBB – Bíblia de estudo Almeida
VIDA – Biblia de estudo thompson
VIDA NOVA – Biblia de estudo esperança
EDITORA BETANIA – Igreja lugar de vida
EDITORA BETANIA – Adoração como Jesus ensinou
ULTIMATO – Revista, Janeiro-fevereiro 2006.
CPAD – O Cristão na Cultura de hoje
CPAD – As verdades centrais da fé Cristã
CPAD – Wycliffe
CPAD – Biblia de Estudo Pentecostal
CPAD – Teologia Sistemática
IMPRENSA BATISTA REGULAR – Teologia Elementar
ATOS – Comentário Judaico do Novo Testamento
CENTRAL GOSPEL – A Essência do Novo Testamento


 Dc. Rinaldo Santana


quarta-feira, 10 de junho de 2015

O REAL PROPOSITO DA PASCOA PARA OS JUDEUS



Ex. 12.1-28 - Festa instituída por Deus para Israel, na época do êxodo, para celebrar a noite em que o Senhor Jeová poupou todos os recém-nascidos primogênitos dos Israelitas e matou todos os primogênitos dos Egípcios. A palavra hebraica pesah (do grego pascha).
No AT, é feita uma referencia à celebração da primeira pascoa por Moises, com aspersão de sangue para que os primogênitos israelitas não fossem tocados Hb. 11.28. “Moises ordenou que o sangue fosse derramado sobre os umbrais das portas de cada Israelita, na expectativa da destruição vindoura dos primogênitos do Egito e a libertação das famílias israelitas” Existem muitas outras referencias a festas da pascoa durante a vida do Senhor Jesus. Ainda criança todos os anos ele era levado por seus pais a Jerusalém Lc. 2.41, “Nem todos os Judeus obedeciam a exigência, especialmente aqueles que moravam em lugares distantes como Nazaré, no entanto, sendo judeus piedosos e observantes da palavra, subiam a Jerusalém todo ano” no quarto evangelho três pascoas são mencionadas durante o ministério do Senhor Jesus Jo.2.13,23; “O contraste grande na festa das bodas ele foi convidado e realizou o milagre de benção; Na pascoa em sua casa realizou um milagre de julgamento.” 6.4; “É provável que as passagens do AT lidas durante a  Pascoa, nos tempos de Jesus incluíssem Gn . 1 – 8; Ex. 11 – 16; Nm. 6 – 14 há fortes semelhanças  entre estes textos e os comentários de Jesus, neste discurso”.   11.55; 12.1; 13.1; 18.28,39; 19.14 . e acredita-se que a festa mencionada em Jo. 5.1 seria a quarta pascoa
Uma ultima passagem do NT desenvolve claramente o significado tipológico da pascoa e da festa dos pães asmos para o Cristão. Paulo conclama aos coríntios a eliminar o fermento da malicia e da iniquidade, e observar diariamente a festa “porque Cristo nossa Pascoa, foi sacrificado por nós” ICo. 5.7. Dessa forma Paulo declara diretamente que Cristo é “o nosso cordeiro pascoal” conforme o “Cristo o cordeiro Pascoal” Devido a estas passagens, e a ensinos semelhantes a Igreja primitiva veio a entender que a ceia do Senhor substitui completamente a celebração da Pascoa.
Conclusão: A pascoa refere-se à saída do Egito, constituindo-se numa das mais importantes festas do calendário religioso dos judeus. Para os Cristãos, é o dia que se celebra a morte de Jesus Cristo e sua ressurreição (festa da pascoa), Jesus foi crucificado na véspera da pascoa judaica. Paulo falando da ressurreição do Redentor disse: “Sendo ele a s primícias dos que dormem I co. 15.20”.

BIBLIOGRAFIA
TEMPLUS “João Batista Ribeiros Santos” DICIONARIO BIBLICO
CPAD “Charles F. Pfeiffex, Houvard F. Vos, John Rean” DICIONARIO BIBLICO WYCLFFE
ATOS “David Stern” COMENTARIO JUDAICO
CPAD “Orlando Boyer” ESPADA CORTANTE 2

JESUS E O DINHEIRO



 Introdução: Guerras, assassinatos, fomes e violência. Tanto no passado como no presente, podemos afirmar que boa parte desses males tem como causa primária o amor ao dinheiro. De fato, é o que as Escrituras afirmam em 1 Timóteo 6.10. Já vimos que ser rico e possuir bens não é errado, pois “a bênção do Senhor é que enriquece” Pv 10.22. Todavia, amar o dinheiro significa torná-lo nosso senhor em vez de nosso servo. Isto traz um grande mal, pois na condição de senhor o dinheiro torna-se um tirano cruel. Por isso, nesta lição, aprenderemos como usar o dinheiro de forma que ele venha a glorificar a Deus. A moeda, como hoje a conhecemos, é o resultado de uma longa evolução. No início não havia moeda. Praticava-se o escambo, simples troca de mercadoria por mercadoria, sem equivalência de valor.
O dinheiro ocupa papel primordial na sociedade contemporânea, mas nem sempre os cristãos estão atentos aos seus riscos. Por isso, na aula de hoje, estudaremos a respeito do dinheiro na cosmovisão de Jesus. É preciso ter cuidado, para não adotar pressupostos humanos, pensando que esses são cristãos. Inicialmente destacaremos o papel do dinheiro no contexto do consumismo capitalista. Em seguida, nos voltaremos para a percepção bíblica do dinheiro, com base no Novo Testamento. Mt 6.24  Jesus disse ninguém pode servir a dois Senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom."
·         Mamom – É uma transliteração do Aramaico, que sig, “Propriedade” bens terrenos ou dinheiro.
·         Em Lc 16 9-11 – Este termo também é descrito como riqueza da injustiça, no sentido de adquirir posses desonestamente. A riqueza juntada pelo homem às vezes de maneira injusta, causa um errôneo proposito de segurança Lc. 12.15, 19, 20 tornando o homem escravo da riqueza e não apto para o serviço de Deus.  Opulência significa fartura, grande riqueza, abundância de bens materiais, ostentação. É a presença de luxo excessivo, pujança, fausto. É uma característica apresentada por aquele ou aquilo que demonstra grande fortuna.
I O DINHEIRO, BENS E POSSES NAS PERSPECTIVAS SECULAR E CRISTÃ.
1.    Secular - O homem moderno é produto da sociedade capitalista e tecnológica que o conduz ao consumismo. Nesse contexto, o ter acabou se tornando mais importante do que o ser, de modo que as pessoas são avaliadas não pelo que são, mas pelo que têm, e, às vezes, não pelo que possuem, mas pelo que aparentam que possuem. A propaganda é o meio que divulga os ideais consumistas, as pessoas são incitadas, a todo instante, a adquirem mercadorias que não precisam para satisfazerem não a si próprias, mas às exigências dos outros. Como resultando dessa lógica, muitos estão entrando pelo caminho do endividamento, indo além das suas capacidades de pagamento. O meio ambiente também está padecendo, tendo em vista que o mercado está disponibilizando cada vez mais produtos descartáveis, os quais, quando não são reciclados, demandam maior necessidade de matéria-prima, e, por sua vez, comprometem a saúde do planeta.

A Sociedade valoriza as pessoas pelo que elas têm, mas não por o que são. Há uma inversão de valores. Ama as coisas e usa as pessoas. As pessoas são tratadas como coisas e as coisas como pessoas. 

2.    Cristã - O apóstolo Paulo alerta que aqueles que desejam obter riqueza caem em “muitos desejos descontrolados e nocivos” I Tm. 6.9,10. “Não é o dinheiro em si mesmo, porem o amor ao dinheiro que é a raiz de todos os males”. “Amar ao dinheiro conduz a todo tipo de mal”.
Extremos
1 – Existem seguimentos que pregam a prosperidade  - A ética capitalista, conforme demonstrou Max Weber, tem fundo religioso, e mais especificamente, protestante. Ao invés de investirem no Reino de Deus, e mais especificamente, nos outros, os fiéis transformam o acúmulo em um fim em si mesmo, em alguns casos, como vemos nos dias atuais, sacramentalizam a riqueza e transformam a ostentação em benção divina “São igrejas comprometidas com a teologia da prosperidade, é que elas enfatizam a parte egoísta do evangelho, a libertação da opressão da miséria, da fome, do desemprego, da bancarrota, da doença, da depressão, das crises matrimoniais etc. há igrejas vistas como  “um pronto-socorro”
2 – Existem Seguimentos sérios que se recusa a falar sobre dinheiro
·         Paulo em At, 20.27 ter ensinado aos efésios todos os conselhos de Deus;
·         Mt. 6.24, Jesus viu que alguém poderia ter o dinheiro com um deus, sendo escravizado pelos bens e riquezas que possuem. “A lição que Jesus transmite é que somos mordomos e precisamos saber como administrar, o dinheiro, os bens e a riqueza, que tudo seja para a gloria de Deus”
·         Pv. 11.28 – Quem confia nas riquezas cairá...
·         Sl. 20.7 – Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos missão do nome do Senhor nosso Deus.
a) Dinheiro, um recurso material. O crente deve saber que o dinheiro é apenas um recurso material, que precisa ser aplicado com sabedoria para que não traga prejuízos espirituais I Tm 6.10. Tais recursos não devem nos tornar gananciosos Lc 12.16-19, pois a nossa vida não consiste na abundância do que possuímos Lc 12.15.
b) Um meio para sermos abençoados. O dinheiro é apenas um meio em si, e não o fim, por isso o conselho de Deus: “... se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o vosso coração” Sl 62. 10b. Lembremo-nos que o dinheiro é apenas uma “sombra” Ec 7.12, e não o principal em nossas vidas I Tm 6.8;
c) Uma bênção para a igreja. A casa do Senhor é abençoada com o dinheiro do povo de Deus II Rs 12.9.
·         Nossa contribuição é empregada nas mais diversas necessidades da obra e na expansão do reino de Deus Fp 4.15,16.
·         Qualquer que sejam os recursos eles devem ser aplicados com sabedoria II Rs 12.11,12, para que o nome do Senhor seja glorificado.
·         Pv. 30.7 – não me dê poder nem riqueza, mas a porção do dia a dia.

II – DINHEIRO, BENS E POSSES NO JUDAISMO DO TEMPO DE JESUS

a) Ricos e pobres: Tg. 2.6 – Os ricos Judeus oprimiam os pobres, e exigia um tratamento especial dos pobres.
·         Ap. 2.9 - Conheço a tua pobreza, mas és rico. Deus observava 3 coisas em Esmirna:  as obras, a tribulação e a pobreza.
·         Ap. 3.17 – Rico sou e de nada tenho falta. Deus vê desgraçado, miserável, pobre cego e nú.
b) Generosidade e prosperidade
v  At. 20.35 – É melhor dá do que receber
v  1 Co. 9.6 – Quem semeia pouco, pouco ceifa.
·         Pv. 10.22 – A benção do Senhor é que enriquece e não acrescenta dores.
v  Abraão Gn. 24.1 Abençoado em tudo
v  Isaque Gn. 25.11 e 26.12 Deus o abençoou
v  Jacó Gn.28.4 abençoado com a benção de Abraão
v  Salomão 1Rs.13 Pediu sabedoria, Deus lhe deu riquezas e Gloria
·         A teologia da prosperidade vai ao extremo:
·         Se for rico é abençoado;
·         Se for pobre não tem a benção de Deus
III – DINHEIRO, BENS E POSSES NOS ENSINOS DE JESUS
a) Os Perigos da riqueza
·         O Amor ao dinheiro 1Tm. 6.10 – A ganancia e a falsa confiança no dinheiro traz uma sensação errônea de segurança.
·         Ex. Lc. 12.18 – 20 Nunca procure as riquezas à custa do bem estar da alma
·         Lc.12.22 – Confiar nos tesouros terrenos ira trazer condenação para alma. 21,33,34
b) Devemos Confiar em Deus
·         Sl. 20.7 – A nossa Confiança deve estar em Deus
v  Carros v. 7 Is. 31.1
v  Cavalos v.7 ; 33.17;147.10
v  O Nome do Senhor v,7
Conclusão: Romanos 10:11 - Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.

Isaias 49:23 - E saberás que eu sou o SENHOR, que os que confiam em mim não serão confundidos.

Salmos 22:5 - Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo.

Salmos 25:3 - Na verdade, não serão confundidos os que esperam em ti; confundidos serão os que transgridem sem causa.

Felipenses 1:20 - Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.

Nas direções de Deus estão as nossas certezas. Se ficamos confusos mediante as nossas decisões é porque estamos ponderando entre a vontade de Deus e a nossa.

É nesses momentos que somos testados. Se confiarmos e esperarmos no Senhor toda confusão se desfaz, pois iremos seguir a direção Dele. Mas se seguimos nossos impulsos e vontades negamos a voz de Deus e demonstramos que não confiamos e não esperamos no seu amor e vontade para nós.

Não há confusão para aqueles que crêem, confiam e esperam no Senhor pois estes só aceitam uma decisão: A de Deus