
A Igreja é mais que uma associação é um organismo e como  organismo, é uma comunidade de crentes  unidos em Cristo pelo o Espírito  Santo; dotada de dons e ministérios pelo o aperfeiçoamento dos santos  Ef. 4.11-16, a igreja precede a igreja organização .   - Segundo William
Gurnall  a igreja   não é nada mais do que Cristo manifestado". Isto significa  que, como seus membros, haveremos de porfiar por uma vida santa e  irrepreensível, afim de que os homens, ao ver a nossa conduta  glorifiquem ao pai celeste. Sendo a igreja  tão importante no âmbito do  Reino de Deus, como lhe achar  uma definição adequada?
- Definição  etimológica da palavra igreja - A palavra igreja vem do hebraico qâhal ;  e do Grego Ekklesia. Ambos os termos carregam os mesmos significados :  reunião pública, ou Assembleia regularmente convocada cujo objetivo na  Grécia Antiga, era congregar-se para deliberar sobre o ; bem comum. O  termo só era utilizado quando os cidadãos encontravam-se formal e  regitalmente reunidos. Caso contrario: inexistia a ekklesia.  Semelhantemente ocorre no Novo Testamento. Afirmou o Senhor Jesus que,  onde estiverem dois ou três reunidos em seu nome, ali estará Ele; pois  exatamente ali, encontra-se a sua igreja
- Definição Teológica.  Igreja é o conjunto daqueles que , aceitando a Cristo pela fé são  imediatamente agregados ao seu corpo espiritual, para testemunhar acerca  do evangelho. "A igreja é portanto, a família espiritual de Deus, uma  comunidade criada pelo o Espírito Santo, baseada na obra expiatória de  Cristo"
Noutras palavras, "Ekklesia" , traduzida por "igreja" se  deriva de Ekkaleo, verbo que significa "chamar a parte", por isto denota  uma assembleia citada ou chamada a parte, um corpo escolhido e separado  duma grande massa de gente, que se reúne como cidadãos do reino de Deus  Ef. 2.19, com o propósito de adorar a Deus .
A grande verdade é que  hoje quando vamos falar de comunhão, de união nas igrejas, nós nos  deparamos com um grande problema . que a principio eu caracterizaria ao  invés de Koinonia que significa comunhão,uma relação de intimidade entre  uma pessoa e outra, indica companheirismo e identificaçãp pessoal,  afinidade e solidariedade, podendo ser entendida como uma mescla de  personalidades numa bendita unidade, como o trançar de fios para formar  uma única corda; sugere uma intimidade exclusiva e fora do comum, como  por exemplo o envolvimento de Abraão com Deus por causa de Sodoma e  Gomorra Gn. 18.17,23-33 ou seja a visão que a palavra de Deus está  querendo nos passar é sobre o crescimento da igreja e dos irmãos em  comunhão. Mas o grande problema que enfrentamos é relativo a grande  muralha de veteranos que é imposta diante dos calouros, ou principiantes  da fé, existe uma grande dificuldade de um novo convertido ou alguém  que está começando a se envolver na igreja de se encaixar no grupo, pois  na verdade o próprio impõe estas barreiras, por isto chamo de  Koinonite, existe um crescimento, existe uma comunhão porem muita  restrita, fechada dentro dos clãs ou facções que pelo passar do tempo  vai se criando dentro da igreja.
É como uma unha encravada, ela  cresce, porem ela cresce para dentro. Por este motivo é que devemos nos  despertar, pois temos feito muitas almas se perderem e até mesmo irem  para o inferno por nossa causa. O papel da igreja é ganhar almas, porem  ela tem perdido muito. É a partir daí que devemos pensar ... será que  vocês já fizeram um analise de quantas almas foram ganhas este ano para  Cristo? E já analisaram quantas se perderam?.
Em estudos feitos  recentes em faculdades teológicas, a avaliação que se tem, é que um dos  grandes motivos destas percas é a falta de comunhão, a falta de união no  meio da igreja
Vejamos  então: Cinco atitudes de uma pessoa que  produz desunião
1- Ela sempre procura se fechar em seu grupinho chamado panelinha
2-   Ela é uma pessoa egoísta deseja tudo para si nunca compartilha com os  outros.   Sede antes servos dos outros, pelo amor Gl. 5.13
3- Ela tem  uma atitude de concorrência, sempre que chega alguém novo na igreja,  ela quer se sobressair diante daquela pessoa, tem atitudes de desdém e  ignora estas pessoas
4-  Ela demonstra que só a igreja dela possui a  salvação, outras pessoas de outras igrejas não são Misideradas nem  sequer irmãos, Esta não é a igreja que Cristo Sonhou
5-  Porque às  vezes ela não vai com o jeito da outra pessoa porque diz que a pessoa é  careta, é chata, diferente, é feia, é gorda, é antipática, é amuada, é  tímida e muitos outros adjetivos para justificar ia atitude
O que o espírito de desunião causa nas igrejas
a)  Quando os membros começam a criar grupos facções nas igrejas é onde se  encontra o espírito de divisão, e é ai que o Espírito Santo se  entristece causando esfriamento espiritual
b) Esfriamento do amor, as  pessoas não se importam mas com quem chega ou está no meio, não se  importa com os problemas, dificuldades e necessidades do outro .  Amai-vos cordialmente uns aos outros Rm 12.10
c) As bênçãos de Deus são bloqueadas porque ele não opera na desunião
d) Muitas pessoas desistem da fé desanimando -se ou até se frustrando com a situação
Quais as consequências desta desunião
a) As faltas.de perdão - Suportem-vos uns aos outros Cl. 3.13 "O perdão de Deus é condicional" Mt. 6.12,14,15
b) A intolerância- Perdoai-vos mutuamente Cl. 3.13,
c) A arrogância, sentimento de superioridade- Sujeitai - vos uns aos outros Ef. 5.21 -
d)  A falta de cordialidade e hospitalidade - Sedemutuamente hospitaleiros l  Pd. 4.9 5- Difamação e fofocas - Não faleis mal uns dos outros Tg. 4. 4
Como restaurarmos o sentimento de união em nossas igrejas
a) Observando que a disseminação da desunião na igreja é pecado diante de Deus
b) Buscarmos compreender que o reino de Deus é para todos
c) Procurarmos integrar e abrir espaço para os novos convertidos e demais irmãos nas igrejas
d) Cumprir os dois mandamentos que Cristo nos deixou emMt. 22.37,38,39
-V- 37- E Jesus disse-lhe: Amarás o senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
-V-38- Este é o primeiro mandamento.
-V-39-  E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo  "amar a Deus sem o próximo desagua em uma pureza religiosa insana, mas  amar ao próximo e não amar a Deus é pura idolatria do homem por si  mesmo".
- As bênçãos da união
1- O Testemunho para a sociedade e o mundo
2- Levarmos as cargas uns dos outros
3- Faz-nos sentir apoiados e valorizados
5- A Comunhão se dá pela graça
a)  É graça de Deus uma comunidade poder reunir-se nesse mundo, de maneira  visível, em tomo da palavra de Deus e dos sacramentos í
b) Para o  crente, a presença física de outros cristãos se lhe constitui em fonte  de alegria e fortalecimento incomparáveis g. CJG - è /4
c) Não é  vergonhoso quando o crente é assaltado de saudade da companhia de outros  cristãos, como se isso fosse sinal de viver ainda pó demais na carne
6- A Comunhão se dá através da palavra de Cristo que nos vem pêlos irmãos
à)  O crente vive inteiramente da verdade da palavra de Deus em Jesus  Cristo Jo. 17. 'Essa palavra, porem, Deus a pôs na boca de homens, para  que circule entre os homens ; por essa razão o cristão precisa do  cristão que lhe diga a palavra de Deus, precisa dele sempre quando a  incerteza e o desanimo o assediam". Ai se realça a importância do  principio da hermenêutica que diz que a bíblia deve ser lida, entendida e  vivida na comunidade da fé. Uma leitura isolada, nunca é completa. As  verdades vêm quando nos edificamos uns aos outros. E como essas verdades  são / importantes de serem ditas repetidas quando a incerteza e o  desanimo atingem alguns.
7- A Comunhão se dá através da mediação em Jesus Cristo
a) O cristão pode chegar a outro cristão somente por meio de Jesus Cristo
b) Sem Cristo reina inimizade entre Deus e os homens e entre homens e homens
c)  Sem Cristo não conheceríamos a Deus, não poderíamos invocá-lo nem vir a  ele. Sem cristo também não conheceríamos o irmão nem poderíamos ir ter  com ele .
d) Que sem Cristo não conheceríamos a Deus é algo que faz  parte do senso comum do Cristão mas sem Cristo também não conhecemos o  irmão é algo que nos pode soar pouco familiar. Essa ênfase radical na  necessária mediação de Jesus Cristo
e) Esta comunhão deve ser uma demonstração visível de mutuo amor e cuidado entre os irmãos Jo.
13.34,35
8- A Comunhão não é um ideal, mas uma realidade
a)  A fraternidade crista está ameaçada, quase sempre logo desde o inicio,  pelo perigo envenenamento mais intimo, confundir fraternidade cristã com  um ideal de comunhão piedosa
b) Fraternidade cristã não é um ideal  que nós devêssemos realizar. Ela é uma realidade criada por Deus em  Cristo, nós podemos ter parte dela t.
9- A igreja é como uma família Ef. 2.19,2/0
Esse  símbolo é realmente maravilhoso e traz para nós um ensino importante,  que revela o que Deus preparou para os crentes através da igreja .
Assim  como todos os membros de uma família normal gozam de amor e comunhão em  seu lar, do mesmo modo todo membro da igreja deve sentir-se ligado aos  outros membros pelo o arnor de Deus Cf. Uo. 1.7; 3.14,16,17. ninguém  deve viver só para si, mas também para os outros 2Co. 5.15, sendo  portador de amor fraternal Hb. 13.1 2Pd. 1.7 tendo cuidado uns dos  outros l Co. 12.25, chorando com os que choram e alegrando-se com os que  se alegram l Co. 12.26. assim como todos os filhos de uma família  recebem a educação e a devida orientação no lar, também a igreja é o lar  espiritual onde os membros, indispensavelmente, recebem os cuidados e  alimentação espiritual e a orientação pela qual poderão amadurecer  espiritualmente e crescer mais e mais, deixando o estado espiritual de  meninos Ef. 4.14,15, ICo. 13.11 IPd. 2. l,2 e tornando-se pai na fé ICo.  4.15 Acredito que esta mensagem foi oportuna para o nosso tempo e vejo  que Deus está esperando de nós tomarmos esta atitude de união e comunhão  no meio de nossas igrejas, para que o reino de Deus seja engrandecido e  o seu nome glorificado. Aleluia
10 - A igreja é lugar onde a morte se transforma em vida
Apesar  de muita gente achar que a igreja começou após o derramamento do  espírito Santo At. 2, podemos afirmar que a igreja de Cristo já existia  antes desse tempo, enquanto projeto. O texto de João 12.1-11 mostra que  Jesus deixou modelos e atitudes nos quais a igreja deveria se pautar  para viver, e ensinou qual devem ser os elementos comuns na vida e nas  reuniões de uma igreja. Ele próprio é a razão essencial para que a  igreja exista; Lázaro é o exemplo da vida que vence a morte; Judas do  pecador que deve ser amado; Marta é o exemplo dos que servem; Maria, dos  que amam a Deus de forma apaixonada. Aqui encontramos personagens com  as características, reações, e atitudes | muito semelhantes as  existentes nas reuniões na igreja de hoje.
Nós estávamos mortos, como  afirma Paulo, em Colossences 2.13 Mortos pelas as vossas j  transgressões, Mas Jesus Cristo transformou nossa morte em vida. Éramos  solitários, angustiados, J tristes, arrasados, mortos ambulantes, mas  Jesus Cristo nos vivificou . Devolveu-nos a vida!
A vida de cristo em  nós provoca um resultado surpreendente, inteiramente diferente de  qualquer outra associação de Pessoas. A igreja tem características  próprias que determinam se ela é a igreja de Cristo, povo de Deus. corpo  de Cristo, sinal visível do reino de Deus na terra .
11 -A igreja é lugar de amor
Além  do vocábulo referente ao amor notadamente de Deus, o novo testamento  menciona outros tipos amor. É muito instrutivo mencioná-los e  comportá-los. Encontramos no grego quatro palavras  que tem o  significado amor são as seguintes: Ágape, Phileo, Storge e Eros
a) O amor chamado ágape.
E  o tipo de amor mais sublime, e o mais encontrado na Bíblia. Este amor  sempre se refere ao relacionamento de Deus e o homem Jo. 3.16 Revela o  coração e o propósito de Deus para co a humanidade 
1) O amor de Deus é suficientemente imenso para abranger todos os homens "mundo" 
2)  Deus deu seu filho como oferenda na cruz por nossos pecados. A expiação  procede do coração de Deus . E também do homem para com Deus Mt. 22.37,  É o amor capaz de amar o próprio inimigo Mt. 5.44, Rm. 12.20, Farás com  que lhe arda a cara de vergonha
b) O amor chamado Phileo
E o amor  fraternal. Altruísta, comunitário, interessado no bem estar dos outros,  contrario ao egoísmo. Tem o significado de "terno,afeto de coração"  "afetividade" "gostar de verdade". Há muitas menções dele no novo  testamento. Desse termo vem palavras nossas como filantropia (Amor ao  próximo); filosofia (apreço ao conhecimento)
c) O amor chamado storge
E o amor mais relacionado à família Rm. 12.10- Amai- vos cordialmente uns aos outros com amor
fraternais, preferindo-vos em honra uns aos outros Fp. 2.3  Cf. Cap. 4.2 Parecia haver litígio entre
elas
d) O amor chamado Eros
(Origem  dos termos erogeno, erotismo, eromania). Não é mencionado na bíblia, a  não ser seus exemplos. E o amor tipo paixão, erótico, sensual, sexual.  Hoje o erotismo vem avassalando a mente de muitas pessoas no mundo. A  industria pornográfica obtém, através do cinema, do vídeo e da mídia em  geral, lucro fabuloso à custa da exploração do sexo. Até mesmo muitos  cristãos perderam sua fé e santidade, sendo agora escravos do pecado,  por se deixarem avassalar pelo deus Eros
Sempre que leio o texto de  João 13.1-7, vem-me à mente as reuniões das diretorias e conselhos das  igrejas. As similaridades são grandes.
Naquela reunião também havia  um ambiente de tensão. As ideias eram conflitantes e, de certa forma,  até desrespeitosas, como na maioria das reuniões em boa parte das  igrejas. Os discípulos discutiam abertamente quem seria o maior entre  eles Lc. 22.24-27, Judas já estava determinado a trair Jesus Jo. 13.2  Pedro não aceitava que Jesus lavasse os seus pés v. 6. Os discípulos não  acreditavam na possibilidade de Jesus vencer a morte. Estavam tensos,  extremamente preocupados consigo mesmos. O ambiente era, de certa forma,  fúnebre e triste.
“As reuniões das lideranças em boa parte das  igrejas, hoje vivem um clima parecido com o da reunião de Jesus com os  seus discípulos . Os lideres ficam tensos nas reuniões por se  encontrarem pouco, e quase sempre para tratarem de questões  administrativas. Por isso se apresentam conflitados uns com os outros:  às vezes, com o coração cheio de ódio e amargura. Essas lideranças  atuais parecem não acreditar na igreja como resultado da ação  sobrenatural de Deus, assim como os discípulos não acreditavam que Jesus  ressuscitaria Mt. 17.22,23 Agem crendo que a igreja está falida, sem  futuro, deixam se influenciar pelo o egoísmo.
Se como lideres  agíssemos como verdadeiros responsáveis pela implantação da igreja aqui  na terra, como fez Jesus em sua ultima reunião, certamente teríamos  igrejas diferentes das que temos hoje. Uma igreja, para ter saúde e vida  precisa de lideres que não se deixam influenciar pela personalidade  negativa de seus liderados; que sejam capazes de objetivar o amor,  servindo, aliviando amigos, orgulhosos e tímidos.
12- A igreja é lugar de perdão
No  ensino de Jesus, temos alguns princípios para perdoar de coração aos  que nos ofendem, como Deus perdoou e continua a nos perdoar. Antes ,  sede uns para os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos  outros, como também Deus vos perdoou em Cristo Ef 4.32
a) Quando  alguém ofende o seu próximo, peca contra ele. Se for pessoa sensível de  boa fë e temente a Deus, logo se arrepende e pede perdão ao ofendido
b) Caso o ofensor não tome essa iniciativa, o ofendido confiando na palavra de Deus deve tomar a iniciativa de perdoar o ofensor
c)  Conforme a oração do Pai Nosso em Mateus 6.14,15, o cristão pode ficar  sem o perdão divino por ter um coração cheio de amargura, que não perdoa  ao próximo
13- A igreja é lugar de integridade
integridade vem do  verbo integrar, que significa tornar unido para formar um todo ou  completo ou perfeito. As escrituras nos ensinam que o espírito, a mente e  o corpo todos vem da mão de Deus e portanto, devem estar unidos,  funcionando juntos, como um todo. Os nossos atos devem ser coerentes com  os nossos pensamentos. Precisamos ser a mesma pessoa, pública e  privadamente. Apenas a visão do mundo cristã pode nos dar base para este  tipo de integridade "que fazer irmãos? ... um tem salmo, outro,  doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro,  interpretação. Seja tudo feito para edificação" l Co. 14.26. Quem não  gosta de participar de um culto em que a presença de Deus é evidente?  Quem não aprecia uma reunião na qual o povo aguarda com expectativa o  que virá a seguir? "Quando há integridade na igreja podemos sentir o  fluir de Deus na igreja"
14- A igreja é lugar de AdoraçãoA igreja é conhecida como uma comunidade adoradora, "povo de Deus", a igreja leva consigo associações da sua redenção e do seu destino. Ela foi chamada por Deus para ser propriedade e herdeira exclusivamente dele.
a) A Natureza da Adoração na igreja l
Disse William Temple "Adoração é o submetimento de todo nosso ser a Deus", consisti em  tomar consciência de sua santidade; é o sustento da mente com sua verdade ; é a purificação da imaginação por sua beleza; é o apego do coração ao seu amor; é a rendição da vontade aos seus propósitos. E tudo isto se traduz em louvor, a mais intima emoção, o melhor remédio para o egoísmo que é o pecado original. Dentre tantas vantagens da adoração, como parte do culto da igreja de Deus, destacam-se as seguintes :
a-  A Adoração cria uma atmosfera de redenção b- A Adoração destaca o valor  do indivíduo e sua responsabilidade c- A Adoração dá perspectiva à vida  d- A Adoração dá ocasião ao companheirismo fraternal e- A Adoração  educa
f- A Adoração enriquece a personalidade e fortalece o caráter  g- A Adoração dá energia para o serviço cristão h- A Adoração sustem a  esperança de paz no mundo
i- "Eis a razão pela a qual Jesus disse:  Deus é espírito, e importa que os que o adoram adorem em espírito e em  verdade Jo. 4.24'". 
15 - A igreja é lugar de se viver como corpo
O  viver como corpo de Cristo está diretamente relacionado à dimensão  horizontal da vida Cristã, que é tão importante quanto o nosso  relacionamento com Deus.
Paulo, foi privilegiado por Deus quanto à  sua visão da igreja como corpo de Cristo, l Co. 12.14-16- O primeiro  principio está nos primeiros versículos deste texto. Refere-se aqueles  que se negam a particpar da vida da igreja , como foi o caso de Ananias .  E as razoes desta negação são múltiplas :
a) A supervâlorização do  que realmente são. Tais pessoas consideram-se tão importantes que pensam  que a igreja não merece privilegio de sua participação. Olham a igreja  de forma impiedosa; geralmente são perfeccionistas, detalhistas, ~e  tornam-se ácidas para com os irmãos e para com a comunidade
Ex. l Sm.  2.12-17- os filhos eram homens maus obreiros degenerados na casa de  Deus, que se aproveitavam da sua posição para obter ganhos ilícitos e  praticarem imoralidade, Fp. 3.17,18 ; Os inimigos da cruz de Cristo que  Paulo aqui se refere era os crentes professos que estavam corrompendo o  evangelho de Cristo com suas vidas imorais e falsos ensinos
b) O  Excesso de timidez. Outros são envolvidos por uma timidez excessiva e,  por isso, deixam de participar na vida da igreja. Talvez pelo temor de  exporem seus defeitos, doenças, angustias e pecados pessoais ficam  quietos, retraídos como ostras e tornam-se meros frequentadores de  igreja
c) A carência de um ministério . Muitos não servem à igreja  porque não exercem o ministério ou ocupam o cargo a que aspiram. Sonham  alto demais e se frustram. Há gente que raciocina pequeno e diz se não  sei fazer como fulano, se não posso ocupar tal cargo ou função, não  farei nada
d) O fantasma das mazelas. Existem ainda aqueles que não  servem à igreja por razoes bem tristes, pecaminosas e doentias, tais  como inveja, intriga , disputa,desejo que o irmão ou a igreja toda  fracassasse," etc. Há muita gente por ai que está torcendo para que nada  dê certo na igreja. O principio bíblico é claro: A igreja, na qualidade  de organismo, inclui todos os crentes regenerados, tirados de todo  mundo entre o primeiro e o segundo advento de Cristo ao passo que como  organização, abrange os crentes locais, unidos para o serviço de Cristo,  em qualquer assembleia cristã. No corpo, todos os membros são  necessários. Nenhuma parte tem direito de negar-se. No corpo humano ,  quando uma célula deixa de funcionar, as demais células dobram o serviço  para suprir a falta daquela .
A analogia da cabeça e do corpo, que  ilustra Cristo e a igreja em suas mutuas relações, é muito feliz. Assim  como a cabeça funciona através do corpo e seus membros assim Cristo  funciona através da igreja e de seus membros. Assim como existe mutua  dependência entre a cabeça e o corpo igualmente existe entre Cristo e  sua igreja. Cristo depende da igreja por tê-la escolhido como meio de  expressar-se e realizai seus propósitos. A igreja depende de Cristo para  dele receber sabedoria e orientação nessa realização. Cristo depende da  igreja para desempenhar seu trabalho . A igreja depende de Cristo para  dele receber o poder para efetuá-lo. Assim, como os membros do corpo são  mutuamente essenciais a esse corpo e a sua cabeça, semelhantemente o  são os membros da igreja: Mutuamente aos outros e a Jesus. Rm. 12.4,5 -  Porque, assim como num só corpo temos muitos membros, e nem todos tem a  mesma operação, assim nós que somos muitos, somos um só corpo em Cristo,  mas individualmente somos membros uns dos outros.
No corpo de  Cristo, negar-se é exigir que os demais irmãos trabalhem, corram, lutem,  batalhem... tudo em dobro, é tomar-se um peso . No corpo de Cristo,  todos devem funcionar, servir, orar, louvar, ministrar, aliviar, falar.  Uma igreja é corpo não pode ter tanta gente inativa. Infelizmente,  existe uma doença provocada pelo o vírus da passividade que atinge  grande número de crentes. Essa enfermidade faz com que eles se tornem  inativos nos cultos, reuniões, assembleias e demais atividades da  igreja.
Muita gente boa, talentosa e inteligente, por medo enterra o  talento, negando-se ao corpo; é como o servo inútil da parábola. Jesus é  severo e diz; E o servo inútil lançai-o para fora nas trevas. Ali  haverá choro e ranger de dentes Mt. 25.30.
c) A ceia do Senhor é  símbolo de união do corpo de Cristo que é a igreja l Co. 11.20-34 - sua  importância se relaciona com o passado, o presente e o futuro.
Quando  o apostolo Paulo fala da ceia do Senhor em ICorintios 11, ele está  apenas corrigindo as excessos cometidos. Entendemos que os crentes se  reuniam numa grande festa e ali comemoravam a ceia do Senhor. Paulo nos  dá a entender que havia muita participação dos crentes quando estes se  reuniam .
1- Visão Retrospectiva Sua importância no passado-
a) E  um memorial Gr. Anamnesis lembrar da morte da morte de Cristo no  Calvário, para redimir os crentes do pecado e da condenação. O Calvário  deve ser permanentemente o tema de nossa vida , onde o Senhor com o seu  precioso sangue pagou o resgate de nossas almas
b) É um ato de ações  de graças gr. Eucaristia - Agradecer pelas bênçãos e salvação da parte  de Deus.provenientes da do sacrifício de Jesus na cruz do por nós
2- Visão introspectiva Sua importância no presente
a)  Esta é a visão interior, pessoal, uma espécie de sondagem para saber  como está a nossa vida diante do Senhor a quem celebramos quando  participamos do pão e do vinho . Que valor temos dado ao seu sacrifício?  Em que posição nos encontramos concernente à nossa comunhão com o  Salvador? Este é um dos propósitos da ceia do senhor. Ela nos estimula a  uma reflexão interior sobre os nossos passos na vida cristã. A ceia do  Senhor é um ato de comunhão Gr. Kononia com Cristo e de participação nos  benefícios da sua morte sacrificai e ao mesmo, comunhão com os demais  membros de corpo de Cristo
b) É o reconhecimento e a proclamação da  nova aliança mediante a qual os crentes reafirmam o senhorio de Cristo e  nosso compromisso de fazer a sua vontade, de permanecer leal, de  resistir o pecado e de identificar-nos com a missão de Cristo
3- Visão expectativa Sua importância no futuro
a)  A ceia-do Senhor é um antegozo do reino futuro de Deus e do banquete  messiânico futuro, quando então, todos os crentes estarão presentes com o  Senhor Mt. 8.11
b) Antevê a volta do iminente de Cristo para buscar o seu povo e encena a oração venha o teu reino Mt. 6.10.
c)  Todas as vezes que dela participamos a nossa mente se volta para aquele  glorioso dia quando nos assentaremos com o Senhor nas bodas do cordeiro  ITs. 5.23
Rinaldo Santana