segunda-feira, 14 de abril de 2008

O DESAFIO DA OBRA MISSIONARIA ATUAL

Estima-se que a população mundial é de 6,1 bilhões de pessoas, vivendo em mais de 250 países com uma população do tamanho de um município brasileiro pequeno, como também há país que a sua população é praticamente um terço da população mundial. Os países variam em população desde 8.000 habitantes em Nauru (uma ilha do Pacifico), até 1.2 bilhões na China.
Nos países grandes, há uma enorme variedade de línguas, religiões, raças, classes sociais, castas e profissões. Pôr exemplo, a Índia com mais de 900 milhões dos habitantes tem 17 línguas oficiais e cerca de 400 castas registradas. Vemos então que o mundo é mais do que agrupamento de países, religiões ou nacionalidades. O mundo é constituído de diversos "Povos".
1. Estatística do Nosso Desafio
Aproveitando a estatística atual, descobrimos que a população mundial se divide da seguinte maneira:
População do mundo em meados de 1999 6.100.000.000
Católicos romanos 970.000.000
Protestantes e Evangélicos 800.000.000
Ortodoxos e outros 180.000.000
Muçulmanos 1.150.000.000
Hindus 770.000.000
Religiões Orientais 680.000.000
Animismo 160.000.000
Judaísmo 20.000.000
Ateus e sem Religião 1.200.000.000
Cristãos Verdadeiros 800.000.000
Cristãos Nominais 1.300.000.000
Não Cristãos Vivendo entre Cristãos 2.000.000.000
Não Evangelizados – O evangelho não está
Disponível em sua língua e cultura 2.000.000.000
2. Resumo das Maiores Religiões do Mundo
a) ISLAMISMO - Islame é uma palavra árabe que significa “submissão a Deus” é a crença dos povos que seguiram a religião fundada por Maomé.
Os Seguidores do Islamismo a si mesmo se chamam “Muçulmano”, que segundo eles é “aquele que se submete a Deus”. Maomé nasceu em Meca no 570 d.C. Casou-se com uma viúva rica chamada Khadijah, e este casamento proporcionou-lhe também estabilidade financeira, que passava a maior parte do seu tempo em meditação no deserto. Nestas meditações Maomé alegou ter visões, e que o anjo Gabriel lhe trazia “revelações”, da parte de Deus, que enfatizavam o Monoteísmo e a justiça social, o que muito preocupou a classe dominadora de Meca (Arábia Saudita). Após três anos de perseguições, Ele, fugiu em 622 d.C. Com muitos discípulos para a cidade de Medina. Em Medina sua influência cresceu muito e ele se tornou o líder religioso, político e militar de milhares de Árabes. No 630 d.C. Maomé e dez mil de seus seguidores foram recebidos como heróis em Meca, e marcharam para Caaba, a sagrada construção cúbica no centro da cidade. Ali, Maomé proclamou o enorme cubo preto como o centro de adoração ao "Único Deus Verdadeiro" Alá, em 632 d.C. Maomé morreu e foi reconhecido por seus milhares de seguidores como o ultimo e maior profeta de Alá.
Hoje 30% dos muçulmanos do mundo vivem no Oriente Médio que inclui países como Arábia Saudita, Iraque, Irã, Egito e vários outros países. Mais de 90% dos países do Oriente Médio são Islamitas. Segundo o livro Batalha Mundial o Oriente Médio “é o campo missionário mais necessitado do mundo atualmente”. Existe lá cerca de 1.500 missionários.
Doutrina do Islamismo é perigosa, porque ensina que Maomé é maior que Jesus e todos os profetas da Bíblia, e que o livro verdadeiro é o Alcorão onde estão escritas as supostas revelações de Maomé. Segundo dados e estatísticas mais recentes o muçulmanismo já passa de um Bilhão de seguidores. Atualmente é um dos maiores desafios das Missões Atuais.
b) HINDUÍSMO - Esta religião também conhecida como religião do Bramanismo, começou na Índia muitos séculos antes do nascimento de Jesus, sendo fruto de uma síntese de varias religiões antigas. É a religião nacional da Índia praticada por 82% da população. No papel a parte da Indonésia, o Induísmo também é predominante. Os Hindus Crêem na seguinte Doutrina:
A reencarnação, ou transmigração da alma é o renascer do homem na forma de um outro homem, ou de um Tigre ou até mesmo de um inseto. O animal mais sagrado de todos e a vaca, literalmente adorada na Índia por esta razão o Hindu não mata ratos, nem inseto ou qualquer outra criatura, por achar que seus avós possam estar encarnados nestas criaturas. Todas as religiões "são boas". O rio Ganges é sagrado e suas águas poluídas tem poder para limpar a alma do pecador Brama e o seu verdadeiro deus, e Mahatma Gandi é o seu verdadeiro líder.
Já existem vários missionários trabalhando na Índia, e muitos cristãos Indianos. Só Jesus que é a luz do mundo, pode iluminar estas almas imersas nas densas trevas do sofrimento e da ignorância. Este é também um grande desafio para as Missões atuais.
c) BUDISMO - O budismo ensina que o alto sacrifício e a renuncia são o caminho da bem aventurança. O Budismo possui varias crenças em comum como o Induísmo e o Taoísmo, antiga religião da China que prega a adoração da natureza e dedica-se a ritos de magia. A nação Nipônica abriga uns Cem Milhões de Budistas, mais de 60% da população do Japão. Por exemplo, na cidade Japonesa a cerca de 1.400 Templos Budistas. O fundador do Budismo era chamado Siddharta Gautana como nome de nascimento. Porém depois recebeu o título de Buda. Nasceu no ano 560 a.C. na Índia mais aos 20 anos de idade resolveu abandonar as riquezas (pois era de família nobre), abandonou também sua esposa e um filho recém nascido para ir a procura da verdade. Experimentou as praticas do Hinduismo e chegou a conclusão que para ele a salvação não e era o perdão dos pecados, e sim chegar ao estado de “Nirvava”, onde não há nem sofrimento e nem morte. Como o Hinduismo, o Budismo crê na transmigração da alma ou “Sansara”. Com tudo, o Budismo ensina que através da obediência que as regras estabelecidas pelo próprio Buda, a libertação da prisão de “Sansara”, e o adepto ao alcança o “Nirvana” porém o Budismo não e tão militante como o Islamismo. A liberdade em muitos países para se pregar Cristo. Vamos orar para que Milhões de Budistas tenham a oportunidade de ouvir Evangelho de perdão e vida abundante em Jesus Cristo.
d) ANIMISMO - O Animista adora os espíritos dos mortos e lhe sacrificam alimentos e até dinheiro. Na China os animais estão ligados a propiciação e adoração dos espíritos dos antepassados.
Há Muitos Sincronismos entre os animistas. O Animismo com os seus ritos tribais, a macumba com o catolicismo. O único caminho ao Pai é Jesus Cristo; O animismo é também um desafio para a Igreja atual fazer missões.
e) JUDAÍSMO - O Judaísmo representa uma das culturas mais antigas do mundo. Abraão, o fundador do Judaísmo, e os outros Patriarcas foram chamados hebreus. A grande maioria dos Judeus não crê que Jesus é o Messias prometido, como diz em João 1.11 “Veio para o que era seu e os seus não o receberam”. Apesar disso, virá o dia quando Deus há de restaurar o seu “povo escolhido”, que se unirá com a noiva de Cristo no grande Reino de Deus (Rm. 9.27). Todos os autores da Bíblia, menos Lucas, eram Judeus. Nós temos uma dívida para com o povo israelita e a melhor maneira de pagarmos é mostrarmo-nos amigos deles e tentar ganhar alguns deles para Jesus. Existem vários missionários evangelizando este povo. E quando um se converte, se torna o maior missionário entre eles.


Fonte
Missões portas abertas

2 comentários:

  1. sou o prespidero alex douglas policarpo de rj. sao gonçalo e bairo santa izabel faço um comentario sobre as novas denominações que ven aparecedo ao longos dos tenpo porque aparece homes despreparados e ten levado pessoas a ficar com a mente turbadas pois tem coçagrado homes e mulheres sem chamados e ten causados muitos problemas espirituais

    ResponderExcluir
  2. Querido parabéns pela página, esse é o tema q requer sem dúvidas uma séria relexão. Estamos vivendo a era das facilidades, o mundo se tornou pequeno e as suas necessidades espitituais cada vez se tornam maiores. Olhando o desafio muitos de nós, elaboramos discursos, frases, teorias q esboçam nossa intelectualidade, mas a prática, e a prática? A nossa vida prática muitas vezes não respalda a nossa falácia. Levantemo-nos e ouçamos o clamor das nações, não temos muito tempo, façamos agora essa obra ou nunca mais a faremos.

    Pr. Gilmar Nery

    Já estou seguindo sua página...

    gnerysales.blogspot.com

    ResponderExcluir

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.