quarta-feira, 23 de julho de 2008

DEPRESSÃO UMA DOENÇA DA ALMA



Depressão é uma palavra freqüentemente usada para descrever nossos sentimentos. Todos se sentem "para baixo" de vez em quando, ou de alto astral às vezes e tais sentimentos são normais. A depressão, enquanto evento psiquiátrico é algo bastante diferente: é uma doença como outra qualquer que exige tratamento. Muitas pessoas pensam estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem ou mesmo cobrarem tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos. Os amigos que agem dessa forma fazem mais mal do que bem, são incompreensivos e talvez até egoístas. O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e no máximo aconselhar ou procurar um profissional quando percebe que o amigo deprimido não está só triste.
Uma boa comparação que podemos fazer para esclarecer as diferenças conceituais entre a depressão psiquiátrica e a depressão normal seria comparar com a diferença que há entre clima e tempo. O clima de uma região ordena como ela prossegue ao longo do ano por anos a fio. O tempo é a pequena variação que ocorre para o clima da região em questão. O clima tropical exclui incidência de neve. O clima polar exclui dias propícios a banho de sol. Nos climas tropical e polar haverá dias mais quentes, mais frios, mais calmos ou com tempestades, mas tudo dentro de uma determinada faixa de variação. O clima é o estado de humor e o tempo as variações que existem dentro dessa faixa. O paciente deprimido terá dias melhores ou piores assim como o não deprimido. Ambos terão suas tormentas e dias ensolarados, mas as tormentas de um, não se comparam às tormentas do outro, nem os dias de sol de um, se comparam com os dias de sol do outro.
Existem semelhanças, mas a manifestação final é muito diferente. Uma pessoa no clima tropical ao ver uma foto de um dia de sol no pólo sul tem a impressão de que estava quente e que até se poderia tirar a roupa para se bronzear. Este tipo de engano é o mesmo que uma pessoa comete ao comparar as suas fases de baixo astral com a depressão psiquiátrica de um amigo. Ninguém sabe o que um deprimido sente, só ele mesmo e talvez quem tenha passado por isso. Nem o psiquiatra sabe: ele reconhece os sintomas e sabe tratar, mas isso não faz com que ele conheça os sentimentos e o sofrimento do seu paciente.
Diferentes tipo de depressão
Basicamente existem as depressões monopolares (este não é um termo usado oficialmente) e a depressão bipolar (este termo é oficial). O transtorno afetivo bipolar se caracteriza pela alternância de fases deprimidas com maníacas, de exaltação, alegria ou irritação do humor. A depressão monopolar só tem fases depressivas.
Depressão e doenças cardíacas
Os sintomas depressivos apesar de muito comuns são pouco detectados nos pacientes de atendimento em outras especialidades, o que permite o desenvolvimento e prolongamento desse problema comprometendo a qualidade de vida do indivíduo e sua recuperação. Anteriormente estudos associaram o fumo, a vida sedentária, obesidade, ao maior risco de doença cardíaca. Agora, pelas mesmas técnicas, associa-se sintoma depressivo com maior risco de desenvolver doenças cardíacas. A doença cardíaca mais envolvida com os sintomas depressivos é o infarto do miocárdio. Também não se pode concluir apressadamente que depressão provoca infarto, não é assim. Nem todo obeso, fumante ou sedentário enfarta. Essas pessoas enfartam mais que as pessoas fora desse grupo, mas a incidência não é de 100%. Da mesma forma, a depressão aumenta o risco de infarto, mas numa parte dos pacientes. Está sendo investigado.
Depressão no paciente com câncer
A depressão costuma atingir 15 a 25% dos pacientes com câncer. As pessoas e os familiares que encaram um diagnóstico de câncer experimentarão uma variedade de emoções, estresses e aborrecimentos. O medo da morte, a interrupção dos planos de vida, perda da auto-estima e mudanças da imagem corporal, mudanças no estilo social e financeiro são questões fortes o bastante para justificarem desânimo e tristeza. O limite a partir de qual se deve usar antidepressivos não é claro, dependerá da experiência de cada psiquiatra. A princípio sempre que o paciente apresente um conjunto de sintomas depressivos semelhante ao conjunto de sintomas que os pacientes deprimidos sem câncer apresentam, deverá ser o ponto a partir do qual se deve entrar com medicações.
Existem alguns mitos sobre o câncer e as pessoas que padecem dele, tais como"os portadores de câncer são deprimidos". A depressão em quem tem câncer é normal, o tratamen
Na depressão sentimentos de tristeza são fora de proporção e nem sempre se relacionam as causas esternas. Pessoas que não sofrem de depressão lidam com os seus problemas (internos e externos) sem ficarem incapacitadas. O mesmo não acontecem com depressivos. A doença interfere na habilidade pessoal de trabalhar, dormir, se relacionar, comer, de gostar de atividades antes consideradas prazeirosas.
A depressão tem tratamento, com sucesso em mais ou menos 80% dos casos. A doença afeta pessoas de todas as raças, idades, situações economicas e sexo. No entanto metade das pessoas que sofrem de depressão não procura tratamento, o que leva a doença ser a principal causa dos suicidios (segundo estatisticas americanas). Quem tem depressão não deve se sentir envergonhado. Depressão não é uma fraqueza de carater ou um defeito www.geocities.com /vip.132/oque.html.
O caso do profeta Elais " Elias era homem sujeito as mesmas paixões que nós e, orando pediu que não chuvesse e, por tres anos e seis meses, não chuveu sobre a terra "Tg.5.17. Elias é apontado comumente como um caso de depressão (embora alguns psicologos creiam que ele teve a sindrome do Pânico). Foi um profeta usado por Deus em uma epoca de trevas no reino do Norte, onde a história real mostra um assassino se levantando para reinar no lugar de outro assassino.
Acabe então rei de Israel, instituirá a adoração a deuses estrangeiros com sua esposa, Jezabel. A Bíblia não descreve Elias como sendo uma pessa de formação requintada ou prestigio na sociedade de sua epoca, e até hoje é dificil identificar a localidade onde Elias nasceu nos mapas do Israel antigo. Mas esse homem foi poderosamente usado por Deus. Dependeu de um riacho e de corvos para ser alimentado na epoca da seca e, depois, de uma viúva pra sobreviver.Defendeu o nome do Senhor diante de um povo incredulo, fez descer fogo do ceu sobre um altar e um sacrificio necharcados, mas correu para não ser morto. Pediu a Deus para ser levado e imaginou que estava sozinho na luta contra a idolatria.
Como ele, podemos estar sujeitos as mesmas situações. há crentes que passam por mpomentos de depressão, perdem o animo e acreditam que Deus se quer está ao lado deles. Mas veja o que aconteceu com elias. Deus o socorreu e alimentou de forma sobrenatural, convidou-o para uma caminhada, para mais perto de si mostrou quem seria o seu substituto no Reino do Norte. Mesmo monteto de depressão, os servos de Deus podem contar co o seu cuidado.

Fonte
Ensinador Cristão
Varios livros

2 comentários:

  1. Boa colocação!

    Estava precisando de um estudo sobre depressão e esse post veio em boa hora.
    Tenho uma amiga que sofre com essa enfermidade, por isso, encaminharei seu artigo, colocando obviamente suas credenciais.

    Forte abraço,
    Junior

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo incentivo, a sua visita a este espaço é muito importante.

    abraço

    José Rinaldo de Santana

    ResponderExcluir

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.