domingo, 10 de agosto de 2008

VOCE RECONHECE A SUA CHAMADA?

Irmãos reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento... 1 Coríntios 1:26
Você sabe reconhecer um Chamado de Deus para pastorear? Podemos recusar um Chamado Divino?
Certo dia perguntaram a um menino: "Aquele homem ali é seu pai?”.
A reação do pequeno foi veemente imediata: "Meu pai não é um homem, viu? É um pastor.”.
Para aquele menino o pastor era alguém muito superior ao que ele entendia ser um homem!
É assim que desejamos encarar a vocês, estimados pastores. Alguém especial, muito especial!
Cresce o número de pastores com problemas espirituais, emocionais e até mesmo físicos, problemas que não ficam somente com eles, mas terminam por atingir a família, a igreja local ou instituição em que trabalham, chegando ao âmbito da denominação.
"Muitos pastore não reconhecem o seu chamado e fazem a obra de Deus relaxadamente, mas aquele que reconhece tem os determinados traços em sua vida
1- Irrepreensivel 1 Tm 3.2
2- Esposo de uma só mulher 1 Tm 3.2
3- Temperante 1 Tm 3.2
4- Prudente(Sensivel) Tt 1.8
5- Respeitável 1Tm 3.2
6- Hospitaleiro 1 Tm 3.2
7- Apto para ensinar 2Tm 2.24
8- Não dado ao vinho 1Tm 3.3
9- Não violento Tt 1.7
10- Cordato 2Tm 2.24,25
11- Inimigo de contendas 1Tm 3.3
12- Não avarento 1Tm 3.3
13- Governe bem a sua casa 1 Tm 3.4
14- Não seja recem converti( neófito) 1 Tm 3.6
15- Tenha bom testemunho dos de fora 1Tm 3.7
16- Não guarde ressentimentos 2Tm 2.24
17- Tenha filhos crentes Tt 1.6
18- Não seja arrogante Tt 1.7
19- Não seja irrascível Tt. 1.7
20- Amigo do bem Tt 1.8
21- Justo Tt 1.8
22- Piedoso Tt 1.8
23- Tenha dominio de si Tt 1.8

"A história de Israel começou com a chamada de Abraão para ser pai da nação escolhida. No final da lista genealogica que começa com Sem,filho de Noé Gn. 11.10-26, aparece o nome de Tera o pai de Abraão . Naor e Harã. Tera viveu em Ur dos Caldeus v. 28, a famosa cidade Sameriana localizada as margens do rio Eufrates, cerca de 241, hm a nordeste da csta atual do Golfo Pérsico. A mais satisfatória reconstrução da cronologia biblica localiza o nascimento de Abraão em 2166. a.C, uma época em que a cidade de Ur caiu nas mãos de um povo bárbaro e montanhês conhecido por Guti".

Conforme já foi constatado, Ur era uma cidade de Suméria - a mais importante dentre um complexos de cidades- estados - povoada pela civilização

Visto que, por aqueles tempos, Sargão estabeleceu em agade o Império Acadiando, de dominação semita, aproximadamente 321 Km a noroeste de Ur, é quase certo que Abraão fosse bilingue, dominando tanto a lingua sumeriana quanto a Acadiana. ( HISTÓRIA DE ISRAEL NO ANTIGO TESTAMENTO CPAD PGS 12 E 13)
" Era um homem muito sensato muito prudente, de espirito grande e tão eloquente que podia persuadir a quem quisesse. Como nennhum outro o igualava em capacidade e em virtude, ele mostrou aos homens conhecimento de grandeza de Deus muito mais perfeito do que o tinha antes. Foi ele o primeiro que usou dizer que existe um só Deus; que o universo é obra das suas mãos e que é unicamente à sua bondade e não as nossas proprias forças que devemos atribuir toda nossa felicidade". (HISTÓRIA DOS HEBREUS CPAD PG. 55)

" Como Abraão veio a conhecer a Deus em meio a tanta idolatria? js.24.2 Está confirmado pela História e pela a Arqueologia que a religião dos povos primitivos era monoteístas Rm 1.20. Além de disso, foi contemporaneo de Abraão durante 150 anos, conforme Gn caps. 5 e 11e pode ter-lhe transmitido diretamente a revelação divina. Deus também podia revelar-se diretamente a ele, pois é soberano, inclusive na chamada - ver Mc. 3.13".

1 - Quando Deus chamou a Abraão deu a ele trriplice ordem

Na chamada de Deus a Abraão, ha três determinações nas quais estão o plano divino para ele

1ª- "Sai da tua terra", isto é Deus tinha uma outra terra fértil e promissora para ele viver. A partida era indefinida e o lugar para onde ele iria era desconhecido por eles. O grande patriarca deveria partir, independentemente do desconhecimento dos detalhes. Na verdade, o que Deus queria era que Abraão partisse sem olhar para trás, ou sem pensar em retorno. A terra onde ele habitava seria um transtorno para os planos divinos. sua saida de Ur dos Caldeus deveria ser paraq ele um despreendimento completo; uma renuncia total, material, social, e espiritua.

2ª- "Sai-te do meio da tua parentela".Com excessão da sua esposa Sara ninguem mais da familia deveria acompanha-lo naquela peregrinação à terra que Deus lhe havia designado. Mas Abraão constragido pela a idade do seu velho pai Terá, decidiu levá-lo tambem. Ainda, o sobrinho Ló que era muito ligado a familia, chamado Ló, resolve unir-se ao Patraiarca na viagem. Esses laços de familiares deveriam ter sido evitados para que Abraão e sua esposa não tivessem qualquer impedimento no vaminho preparado por Deus.

Viajaram quase 1000 kms e chegaram a Harã. Ali o idoso Terá não pode prosseguir a jornada. Custou caro a Abraão cortar os laços familiares. Ele deveria ter obedecido a Deus semk reservas e, então sua viagem de fé teria o devido êxito.

3ª- "Vai para a terra que eu te mostrarei". A terra prometida a Abraão estava muito além de Harã Gn 17.8; At. 7.4. A esta altura aprendemos uma lição preciosa. quando Deus nos chama nada devera nos prender a este mundo, porque ele cuida de tudo.

Abraão foi obediente a chamada de divina e pautou toda sua vida pelo principio de fazer a vontade de Deus." Devemos procura atentar bem a para nossa chamada, seja ela qual for a vocação que Deus nos confiou".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.