terça-feira, 16 de setembro de 2008

COMO SER UMA BENÇÃO NA ADVERSIDADE

1- O homem Naamã (aparência x essência) (5.1) Naamã era grande perante os outros. Tinha autoridade, posição, títulos, riqueza, poder e glória humana, “porém leproso”. O “porém” desvaloriza tudo o que foi dito antes. Na intimidade ele sabia que era um enfermo. Suas roupas militares eram bonitas, talvez repletas de medalhas, mas, por baixo delas, sua carne apodrecia.
a) Como as pessoas nos vêem? Será que estamos sendo vistos com um porém?, muitas vezes há crentes que são desvalorizados pela sua maneira de ser, pela sua maneira de agir, de falar, de se comportar, qual o porém da sua vida está lhes desvalorizando?
b) Como nós nos vemos?
c) Como Deus nos vê?
2- A lepra - símbolo do pecado. Naquela época, a lepra era uma doença incurável, bem como contagiosa, degenerativa e mortal. Ninguém podia ajudar Naamã. Assim também, só Deus pode resolver os maiores problemas do homem: o pecado, a separação de Deus e a perdição eterna. A lepra de Naamã não devia estar em estado avançado, pois ele ainda trabalhava e vivia com a família, mas sua expectativa era de perda total. O leproso ia perdendo tudo e se isolando. Perdia a família, os bens, os membros do corpo. Apodrecia vivo e, por fim, morria. O pecado faz assim com o homem (Rm.6.23).
Os Siros, numa das suas investidas , havia levado presa uma menina Israelita, uma menina que fiocui a serviço da mulher de Naamã
VEJAMOS AS LIÇOES QUE ESSA MENINA NOS TRAZ
1 – Longe de casa
2 – Tendo de aprender uma nova língua, uma nova cultura
3 – Vivendo na incerteza se um dia retornaria a sua família
4 – Disse ela a sua senhora : Oxalá que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria! Pois este o curaria da sua lepra
5 – Dentro daquela casa ela percebeu que nem ia bem
6 – Naamã é leproso
7 – Ela compartilha uma mensagem de esperança – o profeta do meu Deus pode curar o seu marido. Conhecemos o restante da história. Naamã desce sete vezes às águas do Rio Jordão e fica totalmente curado da lepra.
Permita-me fazer algumas observações para nós hoje:
1 – As adversidades são ocorrências nem sempre provocadas por nós mesmos, mas mesmo não sendo provocadas elas nos levam ao sofrimento e ao experimento da dor.
a) A menina não foi responsável pelo seu cativeiro
b) Foi a miséria e a desumanização da raça humana que a colocou naquela posição.
c) Muitas vezes não controlamos o nosso redor.
2 – O desafio que cada um de nós terá de enfrentar é justamente como reagir dentro da adversidade .
a) Podemos reagir de forma vingativa e temos justificativas para tal ato - a menina encontraria aqui a sua vingança.
b) Podemos reagir de forma neutra - eu sofro o meu problema e o outro sofre o problema dele. Cada um na sua
c) Podemos ser uma benção mesmo que isso seja um grande sacrifício. Ela compartilhou uma informação que aquele homem mesmo rico e poderoso não possuía
d) A verdadeira medida de um homem não é como ele comporta em momentos de conforto e conveniências, mas como ele se matem em tempos de controvérsia e desafio (Martin Luther King Jr).
3 – A Nossa maneira de reagir na adversidade pode transformar o contexto em que vivemos.
a) Naamã ficou curado da sua lepra, física
b) Naamã ficou curado da sua lepra espiritual. Ele queria pagar pela sua benção e o profeta não aceitou.
“ Ao que disse Naamã: Seja assim; contudo dê-se a este teu servo terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao Senhor IIReis 5.17
c) Muitas vezes somos levados à adversidade para ali encontrar alguém que de outra forma jamais encontraríamos
d) Na adversidade nós amamos, porque Deus nos amou primeiro.
4 – Nossas ações na adversidade, ainda que não tenhamos consciência delas, poderão ultrapassar aquele momento.
a) A menina abençoou Naamã e sua família .
b) Se nós voltarmos para Deus, sem nos rebelarmos contra nossa ferida, estaremos permitindo que ele a transforme em bem ainda maior(Henri Nouwen).
c) Foi um dos episódios que Jesus usou quando iniciou o seu ministério. Lucas 4.27
Conclusão/
adversidade não abala a sua fé se você conhece o seu Deus sobre o qual pregava o profeta Eliseu
Nós, às vezes pensamos assim. Evitamos mergulhar mais em Deus, evitamos obedecê-lo porque achamos as suas igrejas "contaminadas". Ora por preconceitos, ora por dúvidas sobre a conduta dos líderes evitamos nos relacionar com o Senhor. Seja o rico, intelectual, pobre, criança, mulher, seja quem for Deus vê igualmente. Os nossos títulos para nada nos servem quando, diante do Senhor, estivermos. Aprendamos, amados, a viver uma vida diferente e agradável diante de Deus e dos homens, pois a nossa sociedade está muito rasa nos seus conceitos e modo de viver. Façamos a diferença, pois fomos chamados por Jesus para temperarmos a terra (Vós sois o sal da terra!)


Mensagem pregada pelo Diacono José Rinaldo de Santana na congregação de Lagoa do Rancho dia 16/09/2008

3 comentários:

  1. Independente da situação temos que agir positivamnete, com bondade.

    ResponderExcluir
  2. Q DEUS O MANTENHA EM SUA PRESENÇA ILUMINANDO PARA Q TODOS OS LEITORES SE REGOZIGEN COM SUA PALAVRA FIQUE COM A PAZ DO SENHOR

    ResponderExcluir
  3. aprendemos nessa mensagem que a menina mesmo na dificuldades de sua vida nao foi egoista em tomar a decisão serta em apresentalo o Deus verdadeiro faça vc como aquela menina ajude seu proximo ao enves de apredejalo

    ResponderExcluir

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.