domingo, 12 de outubro de 2008

RENOVADOS COMO A ÁGUIASl 102:6,7, Sl 103:5



Introdução:Era uma das aves mais comuns da Palestina, mas hoje está a beira da extinção. A águia é a ave que possui maior longevidade da espécie. Chega a viver setenta anos.
Mas para chegar a essa idade, aos quarenta anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão. Aos quarenta ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil!
Então a águia só tem duas alternativas: Morrer, ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar cento e cinquenta dias.
Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo.
Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só cinco meses depois sai o formoso vôo de renovação e para viver então mais trinta anos.
Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes, velhos hábitos que nos causam dor.
Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que a renovação sempre nos traz.
"Se alguém está com Cristo é uma nova criatura; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo."
Neste dois preciosos Salmos - 102 e 103 - O primeiro de um salmista desconhecido e o 103 da autoria de Daví.Nestes dois Salmos encontramos 4 aves. E, estas 4 aves falam do estado espiritual dos salmistas e representam muito bem 4 tipos de crentes.Temos aqui: O pelicano - O mocho (coruja) - O pardal e a águia.
1. O CRENTE PELICANO NO DESERTO - Sl 102:6O pelicano é uma ave de pescoço longo, que contém uma bolsa com a qual, armazena o alimento. É encontrado em todos os continentes (menos na Antárdida). Podem medir até 3 metros (de uma asa a outra). Sua dieta: peixe. É uma ave aquática.O Salmista está tão desalentado e triste - que se compara com um pelicano no deserto (Imagine um pelicano no deserto - sem água e sem peixe - é morte na certa).O pelicano no deserto - fala do crente que vive em sequidão espiritual:O coração está seco - Não consegue amar, perdoar - Pv 4:23 - Jo 4:10- Uma das estratégias de satánás é secar a vida de nosso coração - (Ilustr: Como Babilônia foi conquistada pelos caldeus - o leito do rio foi desviado)As palavras são secas - Abre a boca não sai louvor a Deus - Só palavras ásperas e agressivas - Cl 4:6; Pv 16:24; 25:11 (ilustr: ELIAS)As atitudes são secas - Comportamento marcado pela indelicadeza e pela agressividade.. O que significa ser cheio da Graça - (Um aspecto da Graça que não é falado - Graça como elegância, gentileza...). Já notou - Que Deus até para chamar a atenção de quem está no pecado - é gracioso, ético, elegante .....(o exemplo de Adao - Adao onde estas...)2. O CRENTE CORUJA NAS SOLIDÕES - Sl 102:6"Sou como um mocho nas solidões."Mocho: é coruja. As corujas possuem hábitos noturnos. Gostam da solidão.O Salmista se sentia tão solitário, tão sozinho....Que naquele momento pensou: "Eu não passo de uma coruja nas solidões..."Coruja nas solidões - fala do crente que não quer viver em família e ter comunhão com os irmãos.Diz o corinho: "COMO É PRECIOSO IRMÃO, ESTAR BEM JUNTO A TI - E JUNTOS LADO A LADO, ANDARMOS COM JESUS - E EXPRESSARMOS O AMOR - QUE UM DIA ELE NOS DEUS -Salmo 133 - Que exalta a União entre os irmãos - Daví compara a União 1º.)Com o óleo da Unção sacerdotal 2º.) Com o orvalho do monte HermomSabemos que a coisa mais difícil é unir pessoas. Uma das maravilhas da Igreja - é a que Deus faz UNIDADE NA DIVERSIDADEILUSTR: (OS DOIS PORCOS ESPINHOS - FRIO - NEVE NA FLORESTA)Precisamos da comunhão dos irmãos para nos mantermos vivos - (Ilustr: O irmão que ausentou-se da Igreja - pastor foi visitá-lo - Não o condenou - Antes de sair, tirou da lareira uma brasa e a pôs para fora - ela em pouco tempo apagou - o irmao entendeu a mensagem e regressou ao convivio da Igreja)
3. O PARDAL SOLITÁRIO NO TELHADO - Sl 102:7"Velo e sou como o pardal solitário no telhado"Representa o crente que diz que só ele é que sofre...Imagine a cena triste de um pardal todo arrepiado de frio, levando chuva e vento...Só que não sai do telhado...Saia do telhado - é um lugar vulnerável.... Venha para dentro da casaComente - Salmo 84:3 "Até o pardal encontrou casa...junto de teus altares..."Deus espera de nós não o queixume - Mas, o louvor ( - Habacuque - Paulo e Silas)
4. O CRENTE RENOVADO COMO A ÁGUIA - Sl 103:5"Quem enche a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a águia."A águia é uma ave guerreira - 2 Tm 2A águia é a ave que voa mais alto - Is 40:31 - Ilustr: O avião - o ratinhoA águia possui a melhor visão - Sl 103:5.....Jl 2:28,29- Ela vê a sua presa a 2 mil metros de alturaA águia faz o seu ninho no cume das montanhas - Sl 91:1; Pv 18:10A águia quando vem a tempestade - Sobe usando a força do vento - E voa sobre a Tempestade - Fala do crente maduro como Jó...- Como o apóstolo Paulo - Rm 8:35-39A águia vive em renovação - Sl 103:5; Is 40:29-31A águia tem longevidade - fala da Igreja na Terra. O diabo tentou matá-la, mas ela segue em vitória - Mt 16:18 Quando a águia sente que vai morrer - Ela desaparece.....Até hoje ninguém encontrou um corpo de águia morta.... Ela voa acima das nuvens....sobe .....vai subindo....sai da atmosfera....- Quando um salvo morre - voa para o Ceu - Ap 14:13- Quando Jesus voltar - Voaremos ao encontro do Senhor nos ares - 1 Ts 4:16-18Que esta palavra venha edificar os nossos corações e que sejamos a cada dia renovados como a Aguia.
Fonte de pesquisa . Dicionario Biblico Wycliffe
Mensagem Pregada pelo Diacono José Rinaldo de Santana na congregação em Lagoa do Rancho dia 12/10/2008.

6 comentários:

  1. Fico muito grato pelo o incentivo.Este espaço, não é meu, é nosso

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor!
    A mensagem é muito edificante, porém a mesma foi utilizada pelo meu Pr de forma integral ao seu.
    Gostaria de saber quem copiou de quem? Ou essa prática é comum de utilizar pregações de outros.
    Ainda que afonte citada seja o "diconário bíblico Wycliffe" não vi a integralidade do conteúdo na Mensagem!
    Agradeço a atenção

    Pr Cláudio Gomes
    Prof de Teologia da Faculdade Iguaçuana de Teologia

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz,
    Querido irmão, os topicos desta mensagem foram tirados do sermonário do pastor Josué Gonçalves, poréma fonte de ajuda para o complemento da mensagem que preguei foi o dicionario Wycliffe. desculpe se não fui claro.

    Em Cristo
    José Rinaldo de Santana

    ResponderExcluir
  4. Graça e Paz,
    Agradeço sua considerações crendo que não há maior privilégio em reconhecer homens de Deus como Josue Gonçalves em sas inspirradas mensagens!

    Deus continue abençoando vossa vida ministérial!

    ResponderExcluir
  5. muito boa a mensagem se tiver mais mi mande jbconferenciaseeventos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. valeu pela mensagen se quizer mim mande mais jbconferenciaseeventos@hotmail.com paz

    ResponderExcluir

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.