segunda-feira, 24 de novembro de 2008

PODE UM CRENTE FICAR POSSESSO?

No livro Confronto de poderes, uma das melhores obras sobre batalha espiritual, Opal Reddin, missionária com larga experiência na área de libertação, nos revela uma compreensão correta sobre a segurança do crente.
No capitulo intitulado põem os demônios possuir cristãos?, ela esboça vários princípios neotestamentarios que atestam a segurança do cristão. Resumirei alguns deles .
Primeiro , “O crente cidadão”. O Rei do Reino da luz é Cristo, enquanto o príncipe do reino das trevas é satanás.
Os que não aceitam o plano da salvação de Deus através de Cristo “pertencem” ao reino de satanás. Eles são “possessão” dele. Ora, a pergunta levantada neste artigo não diz respeito aos cidadãos do reino de satanás. A Bíblia deixa bem claro que as pessoas não salvas podem ser possuídas por demônios. Nossa atenção, portanto, estará voltada aos cidadão do Reino da Luz, isto é os que nasceram de novo e tornaram-se cristãos.
Mudemos agora a analogia de “cidadania” para “propriedade”. Quando um pecador aceita Cristo como seu salvador, ele é “possuído”, por assim dizer, por Cristo. Cristo habita nele. No mundo espiritual, não há co-propriedade ou ocupação conjunta. Tendo se tornado possessão de satanás. por isso que é impossível para para um crente nascido de novo ser possuído pelo demônio.
Segundo, O crente nascido de novo esta guardado. uma vez que o pecador se arrepende e se volta para Cristo , ele torna um crente nascido de novo. Ele deixa o reino das trevas e se torna um cidadão do Reino da Luz.
Cristo agora é seu Rei e está assentado no trono de seu coração. Se se submete completamente a Cristo, está seguro Rm 8.38-39.
É impossível o satanás possuir de novo o que Cristo já possui. Contanto que o crente permaneça file ao senhor. Se ele rejeita aquele que dele se “apossou”, isso é outra coisa. O crente foi salvo pela fé e é mantido pela fé, sua salvação estará garantida. Enquanto mantiver sua fé, satanás não pode reconquistá-lo, muito menos habitar nele. Satanás pode até fazê-lo tropeçar ou influenciar seu comportamento, mas não pode apossar-se dele.
Terceiro, O crente nascido de novo está “alistado” Ef 6.12 “É incrível ver soldados do exercito de Deus preocupados em expulsar demônios de seus compatriotas cristãos, em vez de estar entrincheirados e libertando prisioneiros que estão escravizados por satanás! Desde quando o cristão tem se tornado cativo para precisar ser liberto?” satanás perdeu seu poder sobre o crente. Ele pode nos tentar, nos oprimir, nos ferir. Mas se mantivermos nossa fé, ele não pode apossar-se de nós.
Um ponto de vista distorcido acerca da tricotomia do homem é invocado para se justificar a “demonização” do crente. Kenneth Hagin afirmava que o cristão não pode ter um demônio em seu espírito, mas sim em seu corpo ou na mente. “ O cristão pode ter um demônio? Decidamente, sim! Alguém pode ter um demônio sem estar possesso. As vezes, isso acontece na carne, no corpo”.
Embora o homem seja uma tricotomia – espírito, alma e corpo -, ele é uma unidade dessas três partes. Pulo Romeiro diz “ O homem é um ser integrado de corpo, alma e espírito. Tanto o corpo quanto a alma e o espírito devem ser conservados irrepreensíveis para a vinda do Senhor Jesus. Paulo acrescenta ainda no mesmo versículo: “ O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo” e isso inclui o corpo 1Ts 5.23. Como pode alguém ensinar que o demônio pode habitar no corpo do cristão quando a bíblia afirma exatamente o contrario? Paulo declarou que o corpo do cristão é o templo do Espírito Santo e que deus deve ser glorificado também através do nosso corpo 1 Co 6.19 – 20 e Fp 1.20. O corpo é tão importante que o Senhor vai ressuscita – lo um dia no futuro.
Um ultimo ponto diz respeito a terminologia usada. A tradução da palavra grega daimonizomai é: “possuídos por demônios”. Ela ocorre 13 vezes no texto grego Mt 4.24; 8.16; 8.28; 8.33; 9.32; 12.22; 15.22; Mc 1.32; 5.15; 5.16; 5.18; Lc 8.36; Jô 10.21 e em nenhum lugar do novo testamento é aplicado para um crente nascido de novo.

Fonte de pesquisa
REDDIN, Opal, Confronto de Poderes. Editora Vida, São Paulo, 1996
HAGIN, Kenneth. O nome de Jesus. Graça Editorial, Rio de Janeiro RJ
ROMEIRO, Paulo. Evangélicos em Crise. Editora Mundo Cristão, São Paulo ,SP
DICIONARIO BIBLICO WYCLIFFE - CPAD

2 comentários:

  1. Caro irmão!

    Agradeço pela visita em meu blog e pela indicação no seu.

    Estarei lhe indicando tbém.

    Desejo um belíssimo novo ano, cheio de bençãos celestiais.

    Paz do Senhor
    Ivan Tadeu
    www.ivantadeu.com.br

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz,
    Deus que abençoe o amado irmão,que no ano de 2009 seja repleto de bençãos na sua vida

    ResponderExcluir

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.