quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

JOSUÉ ASSUME A LIDERANÇA DE ISRAEL (subsidio da lição 2)

A pós a morte de Moisés, Deus levanta Josué como novo líder do povo de Deus. Esse foi um momento de luto para os hebreus, visto que o legislador, também chamado por Deus de “meu servo”, acompanhou o povo mesmo quando ele ainda era escravo no Egito. Mas, em um momento de tristeza e aparente incerteza, Deus confirma Josué e dá a ele as orientações necessárias para que possa ser vitorioso.
Prosseguindo com os planos de Deus. Os planos de Deus para com Israel não se completaram com Moisés. Ele conseguiu tirar o povo do Egito, mas não pôde entrar na terra prometida com eles. Para que o plano de Deus continuasse, Josué entra em cena não como auxiliar mas como comandante. O plano de Deus prosseguiu para com Israel, mas desta vez, com outra pessoa. Com Moises na ocasião da escravidão do Egito, diante do Mar Vermelho e no deserto, o povo precisava ver que Deus era com eles, tirando-os da escravidão de forma miraculosa, derrotando seus inimigos e fornecendo-lhes alimento e a Lei. Agora devidamente organizados e com Josué no comando, eles deveriam dominar a terra, como Deus lhes ordenara.
Deus respeita as diferenças entre seus servos. Josué não era igual a Moisés, mas deveria confiar no Senhor e obedece-lo como Moisés obedeceu, e o resultado dessa obediência seria a vida bem-sucedida dentro dos propósitos de Deus. O Senhor estaria com Josué como estivera com Moisés. Os homens mudam os estilos de liderança, entretanto Deus permanece o mesmo. O segredo não foi o estilo de liderança diferente, mas a presença de Deus em ambos estilos.
Meditando na palavra do Senhor. Deus ordenou a Josué que falasse ao povo a palavra do Senhor Js 1.8 Entretanto, isso jamais aconteceria se ele não meditasse no livro da Lei dia e noite. Pode parecer obvio, mas hoje muitas pessoas se esquecem de que para ensinar ou falar a palavra de Deus, é preciso meditar nela, e sempre. A meditação auxilia a assimilação do que foi lido e a pratica do que aprendemos. Quando tiramos um tempo para meditar na palavra, somos abençoados.
Não deveria ser fácil para Josué tirar um período a fim de ler as Escrituras e meditar nelas. Ele tinha muitas responsabilidades, como planejar os combates, organizar as tribos reunir-se com seus oficiais, tomar decisões com base em relatórios e resolver os problemas cotidianos do povo. Mas a ordem de Deus era clara, e ele foi obedecido. Por ocasião de sua velhice, disse ao povo: “já sou velho e entrando em dias, e vós já tendes visto tudo quanto fez o Senhor, vosso Deus, a todas estas nações por causa de vós ...” Js. 23.3. Ele viu o cumprimento da promessa do Senhor em seus dias. Não tinha a revelação de Deus completa, como temos hoje mas no pouco que lhes foi dado foi fiel.
Josué demonstrou ser possuidor de grande disciplina ao obedecer as inusitadas táticas de Deus para vencer Jericó. Ele aos sacerdotes e ao povo que marchassem em volta da cidade ignorasse os gritos e as replicas mordazes cheias de visíveis deboches dos defensores Cananeus Js 6.6-10 Exceto no caso de Aça, as tropas israelitas seguiram suas ordens de não saquear as ruínas em benefício próprio. Sentindo-se pessoalmente responsável, Josué teve um grande sofrimento pela derrota e pela perda de 36 de seus homens em Ai, e prostrou-se sobre a sua face, desesperado, perante o Senhor Js. 7.6-9.

Fontes
Ensinador Cristão
Dicionario Biblico Wyciffe

4 comentários:

  1. Caro irmão Rinaldo:
    A paz do Senhor!
    Paraéns pelo seu blog.
    Fiquei conhecendo hoje.
    Grato pelo link do meu blog, o Point Rhema no seu.
    Tenho ligações familiares no seu Estado, especialmente na Assembléia de Deus.
    Quem sabe um dia nos encontraremos.
    Fraternalmente em Cristo,

    Pr. Carlos Roberto Silva
    carsavis@superig.com.br
    www.pointrhema.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz,
    É honra para mim saber ter um comentario d vossa pessoa pssoa em meu blog, principalmene em saber que tem familiares no Estado de Sergipe, que servem a Deus na Assembléia de Deus

    em Cristo
    Dc José inldo de Santana
    www.rinaldoeapalavra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. a paz do senhor!
    que Deus te Abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Que Deus continue abençoando você, pois aprendi muito através deste ensino. Estou me preparando para dá um Estudo para Lideres.

    Abraços:D

    ResponderExcluir

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.