domingo, 23 de maio de 2010

VASOS DE BARRO NAS MÃOS DE DEUS


Introdução: Os escritores bíblicos utilizaram muitas figuras para transmitir ensinamentos espirituais. Utensílios domésticos, como os vasos de barro, foram citados inúmeras vezes. Objetos assim, presentes em todas as casas, tornavam-se bons recursos didáticos, facilitando a compreensão de muitas lições para todos. Em muitos textos, o homem é comparado ao vaso, visto que ambos são feitos do barro Sal.31.12; vaso quebrado. Em outros, a própria nação de Israel é representada dessa forma Jr.18.1-6; 19.1,10 11; Is.30.14. Os.8.8. O oleiro se torna uma figura do próprio Deus. "Ó Senhor, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos". Is.64.8.
O apóstolo Paulo citou os vasos algumas vezes em suas epístolas. Para ele, todas as pessoas eram ou poderiam vir a ser vasos Rm.9.21de honra ou desonra. Afinal, ele mesmo foi nomeado como um "vaso escolhido" pelo Senhor At.9.15. Entre suas instruções ao jovem líder Timóteo, lemos: "De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra." II Tm.2.21.
Quando Eliseu operou o milagre da multiplicação do azeite da viúva, ele pediu que se trouxessem muitas vasilhas vazias IIRs.4. Se fosse hoje, traríamos muitas panelas de alumínio, ou de ferro, mas, naquele tempo, eram vasos de barro. O azeite só parou de jorrar quando os vasos acabaram. Embora Deus pudesse agir de tantas outras maneiras, ele decidiu usar os vasos que estivessem disponíveis. Assim também, ele deseja nos encontrar à sua disposição para que milagres aconteçam.
O Material barro. O barro, entretanto, encontrado no melhor equilíbrio entre suas porções de terra e água, torna-se matéria prima para que o oleiro realize sua arte com liberdade e satisfação. Precisamos aceitar o trabalho de Deus em nós, recebendo de bom grado o que sabemos ser a sua vontade para as nossas vidas. Não podemos rejeitar o que vem de Deus. Deixando de lado a murmuração, o questionamento e a rebeldia, aceitemos o trabalho do oleiro.
A Fabricação. "Desce à casa do oleiro e lá te farei ouvir as minhas palavras." Jr.18.2.
O barro, que para muitos pode não ter valor, é visto de outra forma pelo oleiro, que nele consegue vislumbrar o objeto que pode ser fabricado. Deus vê em nós tudo àquilo que podemos ser desde que estejamos em suas mãos. Talvez, ninguém lhe tenha como útil, e até te discrimina como frágil e inútil Deus te ver como vaso: a) Vaso para honra Rm 9.21, b) Vaso escolhido At 9.15, c) Vaso de misericórdia Rm 9.22.  No momento presente, talvez ainda não tenhamos a forma desejada pelo Senhor, mas, se nos deixarmos moldar, a obra iniciada será concluída Fp.1.6.
Quantas vezes nos sentimos amassados também? Somos atribulados, provados, pressionados. Estamos sendo moldados. É um processo de transformação para que sejamos o que o Senhor planejou para nós, ainda que não possamos compreender plenamente os seus métodos e propósitos.
"Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes"? Is.45.9; Rm.9.20; Is.29.16).
Quando termina a fase de modelagem, começa a secagem. O vaso é colocado em algum lugar, quem sabe? No estaleiro! Onde deverá ficar o tempo necessário. Ele não está sendo moldado nem utilizado. Parece que foi esquecido, mas o oleiro sempre está atento. Não se preocupe. Pode parecer que tudo esteja concluído ou até mesmo perdido, mas não está.
Antes de ser utilizado, o vaso ainda precisa passar pelo fogo para adquirir resistência e impermeabilidade.
"Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse" IPd.4.12.
Quantas vezes desejamos ser usados pelo Senhor! Queremos estar em constante atividade, mas somos colocados para esperar e passamos por tribulações inexplicáveis. Tudo faz parte do processo de formação. Devemos mesmo é esperar na vontade do Senhor. Experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Rm 12.2) ...
Entre a chamada e o cumprimento da missão, existe um processo de preparação, sem a qual não estaremos aptos para fazermos o que Deus deseja. Não podemos determinar a duração dessa fase, mas temos certeza quanto à sua ocorrência.
A Condição do vaso Todo vaso, por melhor que seja, não poderá ser usado se estiver sujo. Não podemos ser usados pelo Senhor para os melhores propósitos se estivermos contaminados. Por isso, precisamos viver em santificação. Se pecarmos, devemos suplicar o perdão, lavando-nos no precioso sangue de Jesus. O vaso precisa estar limpo, por dentro e por fora Is.66.20. Os vasos da casa de Deus precisam estar purificados, santificados, idôneos e preparados para toda boa obra IITm.2.21.
O Conteúdo do vaso. Encontramos na bíblia muitas referências aos vasos e ao seu conteúdo. Alguns são mencionados contendo água (Num.19.17), outros com azeite (ISm.10.1), vinho (Joel 3.13), perfume (Lc.7.37), maná (Ex.16.33), vinagre (João 19.29), documentos (Jr.32.14) e coisas abomináveis (Is.65.4).
Qual é o nosso conteúdo? Estamos cheios de quê? Quantas vezes, alguém se aproxima de nós, talvez atraído por nossas características exteriores, esperando encontrar água e acha vinagre?
Estamos cheios de pecado? Cheios de amargura, malícia, inveja? Cheios de orgulho? Cheios de Mentira? Cheios de maldade? Cheios de traições? Cheios de ira?
Para que sejamos usados pelo Senhor para a sua glória, precisamos renunciar a todo o mal que porventura estejamos carregando em nossos corações. Dar lugar a Deus para que possamos ser cheios de unção divina, cheios da gloria de Deus, e viver em santidade através de sua palavra. “Santifica-os na verdade a tua palavra é a verdade Jo. 17.17
Paulo escreveu a Timóteo sobre a purificação do vaso IITm.2.14-26 ele se referia a algumas coisas que precisavam ser evitadas ou eliminadas:
1 - Contenda v.14; Em Filipenses 2.14, Paulo adverte: Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; V. 24, E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos aptos para ensinar, sofredor;
2 - Falatórios vãos v.16, Paulo recomendou a Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, evitando os falatórios inúteis e profanos e as oposições da falsamente chamada ciência;
3 - Injustiça v.19, O que semeia a injustiça colhera males, Pv. 22.8 Quem faz a injustiça receberá em troco a injustiça feita, Cl. 3.25, Toda injustiça é pecado 1 Jo. 1 Jo. 5.17;
4 - Desejos da mocidade v.22, Fazei morrer a vossa natureza terrena, desejo maligno Cl 3.5;
5 - Questões insanas v.23, E rejeita as questões tolas e desassisadas, sabendo que geram contendas; e ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente.
 A Utilidade do vaso. Encontramos tantas referências bíblicas sobre os vasos. Não encontramos vasos com plantas ou flores para enfeitar algum ambiente. Os vasos existem para o serviço. Eles precisam conter alguma coisa útil.
O vaso não é apenas receptor, mas recipiente. Ele recebe, guarda, conserva e entrega no tempo certo. Devemos receber a palavra do Senhor em nossos corações. Pela ação do Espírito Santo, ela produzirá poder e unção que fluirá em nossas vidas.
Conclusão: Devemos ter cuidado do vaso. Depois de tão difícil processo de formação, o vaso não pode cair. Se isso acontecer, poderá quebrar-se. Ainda que possa ser refeito, muito tempo será perdido e sua utilidade ficará reduzida. Assim acontece com aqueles que fracassam na vida cristã, tornando-se motivo de escândalo. Quando a bíblia nos compara aos vasos de barro, ela nos exorta à humildade. O próprio termo "humildade" vem de "humus", palavra latina que significa "barro". Que cada um de nós veja a si mesmo de forma simples, sabendo que estamos nas mãos de Deus, dependentes da sua misericórdia. Coloque-se nas mãos do oleiro. Ele quer transformá-lo e usá-lo.
Rinaldo Santana

Um comentário:

  1. Louvo ao Senhor pela vida de hmem assim como o Pr que tem ainda compromisso com a palavra de Deus...

    ResponderExcluir

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.