domingo, 2 de dezembro de 2012

O QUE OS JOVENS ESTÃO FAZENDO? Jz. 6.14,15


Introdução: Durante 7 anos consecutivos os Midianitas invadiram as terras dos Hebreus para roubar os gados e as colheitas, mas Gideão apesar de jovem estava malhando o trigo, você esta fazendo o que? O que os jovens da atualidade estão fazendo? Vejamos as qualidades de Gideão.
a)       Trabalhador: v. 11 Ele malhava trigo no campo para manter a família.
b)       Precavido: v. 11 – Ele escondia o produto da vista dos saqueadores.
c)       Humilde: v. 15 – O menor na casa de meu pai
d)       Prudente: v. 17 – Verificou tudo primeiro sobre o que viu e ouviu
e)       Sincero e temente: v. 18-24 – Antes de tudo ele quis adorar e ofertar ao Senhor...
Gideão era um jovem agricultor e estava trabalhando na colheita do trigo quando ele ouviu: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? Malhar o trigo era o processo de tirar o grão do trigo da casca. Agricultores como Gideão faziam isso de três maneiras: batiam na palha com um bastão, usavam os animais para pisarem o trigo ou passavam uma espécie de trenó sobre o cereal. Tudo isso era feito em campo aberto. Mas Gideão estava malhando o trigo no lagar. O lagar era um tanque de pedra, feito no chão, que era usado para pisar as uvas e fazer vinho. Mas porque Gideão estava debulhando trigo no lugar de fazer vinho? É que o lagar era como se fosse uma piscina funda, assim ele estava escondido das vistas dos midianitas. Pode-se ver que Gideão era inteligente, mas estava com muito medo de ver a sua colheita mais uma vez destruída. Por isso, ele foi malhar o trigo no lagar. Durante
O que os jovens estão fazendo? Esta é uma das frases que estão acompanhando cada geração que surge. Nos anos 70 os jovens estavam buscando sua “liberdade”, era a época de “paz e amor”. Esta paz e amor meramente humanos acabaram com o início da guerra do Vietnã e Estados Unidos. Nos anos 80 tivemos a geração Coca-Cola, busca da liberdade sexual, busca da independência dos pais. Época de inúmeros problemas sociais, drogas, prostituição e o surgimento da AIDS.
No século XX vemos uma sociedade deteriorada, onde seus valores morais foram perdidos e o homem encontra-se em seu vazio. É a geração digital, a geração do “faça você sozinho”.
A força verdadeira do servo do Senhor não vem de si mesmo, e sim de Deus. Ninguém é forte o bastante para resolver seu próprio problema sozinho, especialmente quando falamos sobre nosso problema principal: o pecado. Dependemos de Deus e de sua graça (Efésios 2:8-9). Paulo disse: "tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13). Os homens valentes, hoje em dia, são aqueles que confiam no Senhor.
O QUE OS JOVENS ESTÃO FAZENDO?
1 – Estão amando o mundo: Não se lembram de Deus, mas somente de sua vida, de seus prazeres, riquezas. 1 Jo 2.15-17
2 – Estão de Abraços abertos: Estão vendo o trem da história passar; estão esperando pelos outros; não tem mais vontade e força para viver. Mt. 7.26; Tg. 4.17,            Portanto aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando.
3 – Estão Servindo ao Deus Vivo: O Senhor chama e unge seus escolhidos: 1 Sm 16.13 Tomou Samuel o chifre do azeite, e o ungiu no meio dos seus irmãos; e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apossou de Davi.
Os servos pedem mais unção, capacitação: 2Rs. 4.9, Is. 6.8 Eis-me aqui, envia-me a mim.
Os Jovens que estão servindo ao Deus vivem eles o Apostolo João escreveu para eles e disse: Vós Sois fortes.
1- São fortes – 1 Jo.2.14
2- São amantes da Palavra de Deus – 1 Jo.2.14
3- São vencedores do Maligno – 1 Jo.2.14
4- São vencedores do mundo – 1 Jo.2.15
5- São vencedores da carne – 1 Jo.2.16
6- Fazem a vontade de Deus – 1 Jo.2.17
7- São conscientes que estão na Última Hora – 1 Jo.2.18
8- São moderados – Tt.2.6
9- São submissos e revestidos de humildade – 1 Pd.5.5
10- São cheios de conhecimento e inteligência – Dn.1.17
11- São prudentes – Pv.1.4
12- São cheios do Espírito Santo e tem visão de Deus – At.2.17

Conclusão: Mesmo em tempo difícil, em meio a tantas turbulências e seduções, os jovens que servem a Deus faz a diferença. 1º Jo. 2.14 Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. 

RINALDO SANTANA 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.