sexta-feira, 30 de junho de 2017

AS DOZE PEDRAS DO ALTAR

 Introdução: A palavra “ALTAR” tanto no Grego quanto no Hebraico significa lugar de sacrifício. O altar tinha uma importância muito grande no culto a Deus no Antigo Testamento. Era sobre o altar que a oferta ou o holocausto eram oferecidos e em volta dele se reuniam os convidados em santa reverência perante o Senhor. Todos os altares tinham modelos, com critérios predefinidos por Deus. O altar que tinha sido construído no monte Carmelo e que neste texto bíblico foi reconstruído pelo profeta Elias, continha três  elementos indispensáveis para que uma oferta fosse aceita diante de Deus. 
 1º elemento eram as pedras. Em geral eram utilizadas 12 pedras não trabalhadas, como se vê na ordem divina em Êx. 20:25 - "E se me fizeres um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas...". 
 2º elemento era a lenha - "... mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã..." Lv. 6:12. 
3º elemento era o animal que deveria ser oferecido. No caso do monte Carmelo, o animal imolado foi um "bezerro". Para cada sacrifício no Antigo Testamento, havia um animal específico. O bezerro era utilizado para holocausto, para ofertas pacíficas e para consagração de alguém ao Senhor - "E, havendo-o desmamado, tomou-o consigo, com três bezerros, e um efa de farinha, e um odre de vinho, e levou-o à casa do SENHOR, em Siló, e era o menino ainda muito criança". 1 Sm.1:24.
No altar de Elias um novo elemento foi introduzido - a água. Elias ordenou que derramassem bastante água sobre o altar, ordenando antes, que fizessem um rego em volta do altar para represar a água que seria derramada. O objetivo de Elias era provar que não haveria nenhum truque, até a lenha que em via de regra, precisava ser bem seca, ficou encharcada para que não pairasse qualquer dúvida da manifestação do poder de Deus.
Cada um desses elementos tem um significado para a vida cristã, uma vez que a Bíblia é o livro dos símbolos e por meio deles Deus fala com o seu povo.
PORQUE AS PEDRAS NÃO PODIAM SER LAVRADAS?
Êx. 20:25 - E se me fizeres um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas; se sobre ele levantares o teu buril(instrumento de ferro), profaná-lo-ás.
Por que as pedras tinham de ser brutas? Não lavradas, não lapidadas, não boleadas, não polidas, não trabalhadas com ferramentas nem esculpidas, apenas brutas, no seu mais primordial estado e forma, naturais, ásperas, opacas, informes, imperfeitas?
Na obra de Deus há um mistério: Não são as nossas habilidades que determinam os frutos, os resultados. Para se alcançar o coração de um pecador com a mensagem do Evangelho não é necessário a eloquência, os recursos técnicos da oratória, a aparência impecável do orador. Todos esses recursos são úteis, mas não são necessários/indispensáveis. "E eu irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria". 1 Co. 2:1. "Porque Cristo enviou-me, (...) para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã". 1 Co. 1:17.
 Não precisamos recorrer a técnicas de recursos humanos, para atrairmos a glória do Senhor e alcançarmos mais "fiéis" para nossa igreja.
PORQUE TINHA QUE SER DOZE PEDRAS?
A primeira vez que o Senhor exigiu que fossem utilizadas 12 pedras na edificação de um altar, foi na passagem do rio Jordão, em Josué 4. Cada pedra seria retirada do leito do rio por um representante de cada uma das doze tribos de Israel. O motivo? - O Próprio Deus respondeu: "... assim estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel". Js 4:7. O povo de Deus precisava trazer sempre, em memória, que Deus é o Deus de Israel, ou seja, que em todo o Israel, em todas as tribos, em todos os municípios, em todas as cidades, somente Deus Jeová - IHVH era e deveria ser o Deus de Israel.
Elias certamente tinha essa mesma intenção, um altar com doze pedras, para dizer a Israel, mais uma vez que somente o SENHOR deveria ser adorado e servido como Deus em todo o Israel.
O QUE AS DOZE PEDRAS REPRESENTAM EM NOSSOS DIAS?
1º - As pedras representam as pessoas, cada crente em particular é uma pedra no altar de Deus. Se levarmos em conta que a reunião de salvos forma um altar de adoração, cada crente deve se sentir e se comportar como uma pedra. Pd. 2:5.
2º - Se considerarmos que cada um de nós devemos erguer um altar, sobre o qual devemos apresentar a Deus nosso sacrifício de louvor, como diz em Rm 12.1.
COM QUE PEDRAS DEVEMOS CONSTRUIR ESSE ALTAR?
1ª Pedra - AMOR - "Deixa que o Espírito implante em teu ser, o amor de Cristo, divinal prazer..." - 4ª estrofe do hino 77 da Harpa Cristã.
         A. O amor de Cristo, uma vez implantado em nosso ser, regulará todo o nosso comportamento, nossos sentimentos e, inclusive, nossa adoração.
           B.   Nada pode nos separar do amor de Deus Rm. 8.38,39
           C.  O grande amor que ele nos amou Ef. 2.4,5.
2ª Pedra - UNIÃO - "Oh, quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união..." Sl. 133:
         A .  É algo precioso como o oléo que ungiu a Arão Sl 133.2
         B.   É refrescante como o orvalho que desce no monte Sião Sl.133.3
3ª Pedra - ALEGRIA - "Servi ao Senhor com alegria..." Sl 100:4a.
         A. Celebrem com jubilo ao Senhor Sl. 100.1;
         B. Sirvam ao Senhor com alegria Sl. 100.2;
         C.  Entre diante dele com canto Sl. 100.2b;
         D.  Saibam que o Senhor é Deus Sl. 100.3;
         E.  Saibam que foi ele que nos fez Sl. 100.3b;
         F.  Saibam que não foi nós que nos fizemos a nós mesmos Sl.100.3c;
         G.  Saibam que somos povo seu Sl.100.3d;
         H. Saibam que somos ovelhas do seu pasto Sl.100.3e
I         I. Entrem pelas portas dele com gratidão Sl. 100.4a;
J       J. Entrem em seus átrios com louvor Sl. 100.4b;
         K. Louvem-no Sl. 100.4c;
         L.   Bendigam o seu nome Sl. 100.4d.
4ª Pedra - CÂNTICOS DE LOUVOR - "... Sl. 27:6
          A.  Profiram louvor Sl. 119.171
          B.  Apresentai-vos a ele com cântico Sl. 100.2
          C. Use o louvor para incentivar outros e para adorar a Deus Ef. 5.19.
5ª Pedra - FÉ - "Porque sem fé é impossível agradar a Deus" Hb. 11:6.
        A.   Com ela as pessoas do antigo Testamento foram aprovadas por Deus Hb. 11.2;
           B.   Com ela somos capazes de crer no poder de Deus Hb. 11.3;
           C. Sem ela somos incapazes de agradar a Deus Hb. 11.6.
6ª Pedra - A PALAVRA DE DEUS - A leitura da Bíblia deve ser elemento indispensável em um culto de adoração. "Js. 1:7
       A.  Para que voce possa prosperar aonde você vá Js.1.7;
       B.  Para que você faça prosperar o seu caminho Js. 1.8;
       C.  Você será bem sucedido Js. 1.8
       D. Deus está com você até onde você vá Js. 1.9;
7ª Pedra - DONS ESPIRITUAIS - "Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação". 1 Co. 14:26
      A. Usem estes dons e todos os demais solenemente, para edificação dos outros 1Co. 14.26;
         B.  Façam tudo de forma correta e adequada 1 Co. 14.33,40
8ª Pedra - O ANSEIO POR DEUS - Apresentar-se diante do Senhor sem o anseio por Deus é uma tremenda perca de tempo. Sl. 63:1. “O anseio de Davi”
         A.  Ele anela por Deus em uma terra seca e exausta Sl. 63.1,2;
         B. Ele promete honrar e louvar a Deus Sl. 63.3-5
      C. Na lembrança – Davi declara quando me lembro de ti no meu leito Sl. 63.6;
         D. No livramento Sl. 63.8,11;
         E.   Na destruição Sl. 63.3,9,10
9ª Pedra - OFERTA - Dt. 6:16 A ordem é todo homem levar consigo parte de sua prosperidade a cada uma das três festas anuais.
      A. Todo homem aparecerá perante o Senhor e celebrará festas no lugar onde ele escolherá para colocar o seu nome Dt.16.16;
      B. Eles não apareceram vazios, mas trarão ofertas voluntarias para as festas Dt. 16.10,15,16;
    C. Cada um dará a sua oferta voluntaria conforme for capaz, e conforme o Senhor lhe fizera prosperar Dt. 16.17.
10ª Pedra - HUMILDADE - "Servindo ao Senhor com toda a humildade, e com muitas lágrimas...". At. 20.19
       A.   Servindo ao Senhor com toda a humildade at. 20.19a;
       B.  Com lagrimas Sl 126.6;
       C. A humildade precede a honra Pv. 15.33;
       D. Andando com toda humildade e mansidão Ef. 4.2
11ª Pedra - REVERÊNCIA - "Deus é muito formidável na assembleia dos santos”. Sl. 89:7. Ec. 5:1                                    
                A.  A sua formosura nos leva a um patamar de reverencia:                              B. Por sua misericórdia, seu amor, sua fidelidade e seus milagres Sl. 89.1-2,5;
                C. Por sua singularidade Sl. 89.6-8; ninguém pode se comparar a ele;
              D. Por sua justiça e sua retidão Sl. 89.14; seu trono está fundado nelas. 
  12ª Pedra - GLORIFICAÇÃO - "E no seu templo todos dizem glória" – Sl. 29:9."Aquele que oferece o sacrifício de louvor me glorificará".Sl. 50.23.
A.   Glorificar pelo livramento no dia da angustia Sl. 50.15;
B.   Todas as nações glorificarão o nome do Senhor Sl. 86.9;
Conclusão: Qual a pedra que estar faltando em sua vida? Devemos com cuidado observar o altar e consertar, para que o fogo do Espirito Santo continue aceso em nossas vidas. Se vivermos em submissão e santidade, não há demônio que possa nos resistir. E hoje o fogo de Deus virá sobre nós e nos fará como Elias, reconstrutores de altares. Aqueles que serão usados por Deus para levantar altares caídos e fazer deles altares de adoração ao único e vivo Deus.

Dc. Rinaldo Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.