sábado, 4 de novembro de 2017

VENCENDO O DESANIMO JO.16.33

Introdução: O desanimo tem sido uma epidemia, que varre todo o país.  A vida de um crente não é um jardim de rosas, exceto, talvez, pelos espinhos. Entretanto Jesus nos encoraja dizendo “Tende bom animo eu venci o mundo” ou “Sejam fortes” O desanimo afeta todas as camadas sociais. Pelo menos três coisas tornam o desanimo um problema tão potente.
1.   É universal. Nenhum de nós está imune ao desânimo. Todo mundo que você conhece já estiveram desanimados em um momento ou outro.
.       2. É recorrente. Desanimar uma vez não lhe dá uma imunidade à doença. Você pode ser desencorajado uma e outra vez. Na verdade, você pode até mesmo ser desencorajado pelo fato de que você está muito desanimado.
    3. É altamente contagioso. O desânimo se espalha inclusive por contato casual. As pessoas podem ficar desanimadas porque você está desanimado. Você pode ficar desanimado inclusive porque outras pessoas estão desanimadas.
TEMOS NA BÍBLIA EXEMPLOS DE HOMENS DE DEUS QUE SOFRERAM O DESANIMO.
   1)  O Profeta Elias – IRs. 19.4 – 18, depois de confrontar os profeta de Baal, recebe um recado desaforado de Jesabel se desanima, vai para o deserto e depois para caverna, se justifica se achando na razão. Diz mataram todos os profetas só eu fiquei.
     2)   Davi – Sl.51.7 – 12  Depois de ter cometido um assassinato e adulterado com Bate-seba se desanima e perde a alegria da Salvação.
   3) Gideão – Jz.6.11- 16, Gideão está malhando trigo no lugar errado se sentindo desvalorizado, Deus se apresenta à ele e ele questiona a Deus.
   4)  O Profeta Jeremias – Jr. 20.7 O profeta culpa a Deus, dizendo tu me iludiste e eu despercebido fui iludido.
    5) O Profeta Jonas – Jn.4 – Depois de Pregar a mensagem e toda a cidade de Ninive se converter ele fica ressentido, desanimado, frustrado, acabrunhado, deprimido e diz” É melhor morrer do que viver”
   6) O apostolo Paulo – IITm.4.16 – Depois de ter dito “combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” se mostra desanimado nos últimos momentos da sua vida.
SEGREDOS PARA VENCER O DESANIMO
1.   Traga a sua memoria os bons momentos do passado Lm. 3.21, Fp. 3.13
a)   Lembre-se do dia em que aceitou a Jesus como seu Salvador e sentiu o perdão de seus pecados;
b)   Lembre-se do dia em que Jesus te curou daquela enfermidade que o medico desenganou;
c)    Lembre-se do dia em recebeu o batismo com o Espirito Santo;
d)   Lembre-se dos livramentos dado por Deus;
e)   Lembre-se do que Deus tem feito de bom na tua vida;
f)     Pare de dar ouvidos a mensagens negativas;
g)   Permita que a luz da vitória brilhe na tua vida e expulse todo o desanimo da tua vida;
h)   Lembre-se das promessas que Deus te fez Is. 43.1-3
i)      Lembre-se que Deus tem sido fiel a você. Ele é fiel a você hoje. E ele promete esta com você todos os dias até a consumação dos séculos Mt. 28.20.
2.   Não dê ouvidos a pessoas retrogadas
a)   Pessoas que te jogam para baixo;
b)   Pessoas que te invejam;
c)    Pessoas que fazem mal julgamento de ti, amigos semelhantes aos amigos de Jó;
d)   Pessoas que só querem tirar proveito de você.
3.   Mude de atitudes Jz. 6.11-15 Depois de Deus ter Mostrado a Gideão que ele era varão Valoroso, ele muda de atitude e se mostra voluntario para enfrentar os medianitas.
4.   Lembre-se que Deus está conosco Mt. 28.20
a)   Deus está conosco nas situações mais impossíveis Is.43.2;
b)   Deus intervêm a favor de seus filhos Dn.3.25;
c)    Deus está conosco e nos propicia o livramento Sl.23.4;
d)   Deus está presente nas angustias da vida Sl.91.15,16.
e)    “O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia  conhece os que nele se refugiam” Na.1.7;
f)     “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações” Sl. 46.1;
Conclusão: O nosso Deus, que é o nosso Pai, sempre está presente em todas as situações da vida. Como é bom saber que podemos chamar com intimidade o nosso Pai Celestial a qualquer momento sabendo que mesmo quando adultos Ele nos carrega no colo e cuida de nós. Is.46.4, Sl.4O.17, 103.13.

DC RINALDO SANTANA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.