sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

A TRIBULAÇÃO NA VIDA DO CRENTE E OS SEUS BENEFÍCIOS


Introdução: Muitos aceitam a Cristo como salvador esperando que não vão ter tribulações e nem angustias em suas vidas, somente flores. Que não vão ser perseguidos, nem desamparados e nem abatidos em muitos momentos.
      Estão redondamente enganados, o evangelho que aceitamos é um evangelho de poder, que transforma a vida do pecador, que trás paz, felicidade, harmonia familiar, esperança ao coração, é um evangelho de flores. Mas também vai ter os espinhos, as lutas, as tribulações, as angustias, as perseguições, os abatimentos.
A tribulação é um processo que ninguém gostaria de passar, pois, quando somos afligidos, e provados, sentimos dor e entramos em desespero, tem pessoas, que perdem o sono, não conseguem ter uma noite de sono tranquila, ou seja, a sua vida muda por completo. Em Romanos 5.3,4 O apostolo Paulo  nos ensina os beneficios da tribulação.
1.     O PRIMEIRO BENEFICIO DA TRIBULAÇÃO É PACIENCIA RM.5.3B.
a.      A paciência move a bondade e a piedade divinas - Como sabeis, temos por bem-aventurados os que perseveraram. Ouvistes da paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu. O Senhor é cheio de misericórdia e compaixão Tg.5.11;
b.     A paciência capacita o crente a suportar a tribulação - Se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; se somos consolados, para vossa consolação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos IICo.1.6;
c.     A promessa de Deus é alcançada por meio da paciência - Quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo, dizendo: Certamente, abençoando te abençoarei, e multiplicando te multiplicarei. E assim, tendo Abraão esperado com paciência, alcançou a promessa Hb.6.13-15;
d.     A paciência é fortalecida com a leitura das Escrituras - Pois tudo o que outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança Rm.15.4;
e.     A paciência nos leva a espera a vinda de Jesus – Sede, pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Vede que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até receber as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes, e fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima Tg.5.7,8;
f.       A paciência tem o poder de convencimento – Com muita paciência pode-se convencer a autoridade, e a língua branda quebra até ossos. Pv.25.15
2.     O SEGUNDO BENEFICIO DA TRIBULAÇÃO É  EXPERIENCIA RM.5.4A
a.     A experiência nos leva a um grau de conhecimento, mas elevado – antes eu só conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos te veem Jó.42.5;
b.     Não tem nada neste mundo que supere a experiência com Deus – vejamos exemplos de homens que tiveram experiência com Deus:
1-Abraão Gn. 15.17.18: Deus faz um pacto com Abraão. A tua semente tenho dado esta terra
2- Isaque. Gn. 25.21:  - Isaque teve sua experiência com Deus na oração. Isaque orou durante vinte anos para Deus curar a esterilidade de Rebeca.
3- Jacó Gn. 28.12: E sonhou: e eis era posta na terra uma escada cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela. A experiência com Deus de Jacó veio num sonho.
3.     O TERCEIRO BENEFICIO DA TRIBULAÇÃO É ESPERANÇA RM.5.4B.
a.     A esperança não traz confusão Rm.5.5;
b.     A esperança nos leva a uma dimensão maior pela virtude do Espirito Santo Rm.15.13;
c.     Bom é ter esperança Lm.3.26.
Conclusão: "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus" Ef. 5.15-16 “Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados” Hb 2.18.

PB.RINALDO SANTANA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.