segunda-feira, 7 de outubro de 2019

O "EU SOU" DE JESUS EM JOÃO


Introdução: "Eu Sou" é um dos nomes que Deus atribuiu a si. A primeira declaração aparece em Êxodo, quando Moisés pergunta a Deus o que diria quando fosse perguntado pelos israelitas qual era o  seu nome. Deus diz a Moisés: ”Eu Sou o que Sou".
No Evangelho de João no Novo Testamento, Jesus utiliza o termo "Eu Sou" em sete apontamentos que declaram a Sua missão de salvar o mundo:
1.     "EU SOU O PÃO DA VIDA." JO. 6.35, 48, 51
a)     O pão que desce do Céu, para que o que dele comer não morra Jo. 6.50;
b)     Pão de Deus Jo.6.41;
c)     Pão vivo Jo.6.51;
2.     "EU SOU A LUZ DO MUNDO." JO, 8.12
a)     Quando entendemos que a primeira criação de Deus foi a LUZ, vemos perfeitamente que esta Luz é JESUS;
b)     Luz para os olhos Sl.19.8
c)     Luz para os pés Sl. 119.105a;
d)     Luz para o caminho Sl.119.105b;
e)     Luz para a mente Sl.119.130;
f)       Luz para o entendimento IICo.4.4;
g)     Luz que procede de Deus IJo.1.7.
3.     "EU SOU A PORTA DAS OVELHAS." JO. 10.7,9
a)     Quem entra pela porta das ovelhas encontra salvação “salvar-se-á”;
b)     Quem entra pela porta das ovelhas encontra liberdade “entrará e sairá”;
c)     Quem entra pela porta das ovelhas encontra provisão “achará pastagem”.
4.     "EU SOU O BOM PASTOR." JO.10.11, 14
a)     Deu a vida pelas suas ovelhas;
b)     Cuida de seu rebanho;
c)     Conhece suas ovelhas individualmente.
5.     "EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA." JO.11.25
a)     Para os que morrem nele;
b)     Para os que vivem nele e com ele;
c)     Para os que aspiram uma eternidade feliz
6.     "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA." JO.14.6
a)     Caminho único Jo.14.6;
b)     Caminho direto Ef.2.13,14;
c)     Caminho descoberto Hb.9.8;
d)     Caminho novo e vivo Hb.10.20.
7.     "EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA." JO.15.1,5
·        Quem não estiver ligado na videira verdadeira terá cinco e
a)     Será lançado fora;
b)     Secará;
c)     Será lançado no fogo;
d)     Será queimado.
Conclusão : As afirmações de Jesus como “Eu sou” no evangelho de João deve gerar em nós em temor a Deus . Jesus é o pão que nos sustenta ; ele também é a luz que nos tirou das trevas; ele é o eterno “Eu Sou” ele é a ressurreição, pois ele nos deu vida e nos ressuscitará nosso corpo em sua segunda volta.

PB. RINALDO SANTANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.