quarta-feira, 11 de março de 2009

OS BENEFICIOS DA ADVERSIDADE

Sempre que nos deparamos com uma adversidade, nossa tendência natural é entrar em pânico, nos acovardamos, desistirmos ou fugirmos. Salomão nos diz que agiremos melhor se encararmos de frente. Em provérbios 28.1, ele que “os ímpios fogem, ainda que ninguém os persiga, mas os justos têm a coragem do Leão”. Em outras palavras, quando a adversidade chega, não podemos ser tímidos. Como diz Salomão: “Se desfaleceres diante da adversidade, tua força é pouca”. Aquele que em vez de desfalecer, agüentar, firme, verá sua força de caráter crescer. A perseverança é essencial para alcançar níveis extraordinários de sucesso e satisfação. Mas ela só se desenvolve ao enfrentarmos adversidades. Salomão nos revela que “um homem justo cai sete vezes e se ergue”. Cada vez que nos erguemos de uma queda, estamos exercitando a perseverança, uma qualidade e força que nos serão muito úteis para o resto da vida.

Concluindo, recebemos dois benefícios que só podem ser adquiridos através das adversidades. Em primeiro lugar desenvolvemos as seguintes qualidades: Paciência força, coragem, compaixão, bondade, amor, humildade e fé. Em segundo, nos tornamos infinitamente mais valiosos para os outros quando eles passam por situações adversas. As pessoas mais capazes de ajudar o próximo a superar adversidades são as que já passaram por elas.
Fonte Steven K. Scott
Livro: Salomão o homem mais rico que já enxistiu

2 comentários:

  1. as adversidades nos faz mais ,sensiveis e equilibrados
    quando a areia entra na concha ela usa todos os seus atributos para vencer esta adversidade e o que ela produz?uma perola a mais linda jóia dos mares
    a adversidades sempre nos faz melhores do quejá somos

    ResponderExcluir
  2. De fato,quando acontece alguma adversidade na vida de um ser humano há uma forte tendência racional que nos leva a uma reação quase sempre de insatisfação, tristeza, dor, pensamentos negativos que podem levá-lo a depressão ou a algo pior.Dificilmente o ser humano reconhece nessas horas que por detrás daquela adversidade existe algo a ser superado, a força a ser adquirida e a experiência a ser manifestada que trará com certeza a uma qualidade de fé mais alicerçada. A tendência da natureza humana - o homem em si mesmo - é ver de imediato o problema sob a ótica da dificuldade, da dor, da angustia. A tendência da natureza divina - o homem em Deus - é ver a superação. Temos sempre duas escolhas e uma decisão em nossa vida. A resposta do Hoje, depende da escolha do Ontem.E, o futuro semeia-se agora. O Hoje é o nosso tempo futuro que escolhemos no Ontem; mas se por algum motivo não fizemos uma boa escolha, ainda temos a oportunidade de mudarmos o Amanhã, graças a Deus, porque Cristo nos Salva até quando fazemos péssimas escolhas e nos dá a oportunidade de mudar o nosso futuro. Amém. Adelaide Valente - Belém/Pa/Brasil

    ResponderExcluir

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.