segunda-feira, 26 de julho de 2010

O QUE É LOUVOR?


Introdução- O ser humano foi criado para viver uma vida de adoração e louvor a Deus. ``Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor Sl. 150.6``. Apresentar-se diante de Deus deve ser com louvor: “Entrai pelas portas dele, com louvor e em seus átrios, com hinos.” Sl 100.4, É glorificar a Deus por todas as coisas, sabendo que tudo contribui para o nosso bem.   Romanos 8:28 Porém, em muitas ocasiões, os cânticos são sobre pessoas e não sobre Deus. Quando isto acontece, não é um louvor a Deus.

Posso cantar e não louvar, como posso louvar e não ser através da música.  Estamos vivendo uma realidade que Israel viveu no tempo do profeta Ezequiel, Ez. 33:31-33, ou seja, a adoração  pela técnica, ritmo e etc.  Mas, nem sempre estamos dispostos  a praticar a mensagem  cantada, ou seja, o fruto desejado por Deus.
Em muitos “hinos” o centro do louvor é o homem e não Deus. Diversos “hinos”, você não sabe se é uma declaração a Deus ou a uma pessoa amada.
Vários “hinos”, não aparecem nenhum dos nomes: Deus, Jesus, Cristo, Espírito Santo, Jeová, Senhor.
Músicos e cantores, muitos deles você não sabe se são adoradores ou artistas da música.
Em várias igrejas, o tempo dedicado ao “louvor” é muito superior ao tempo para a pregação da Palavra.
No Brasil, já surgiram os milionário$ da chamada “música gospel”.
Conforme o dicionário Bíblico Wycliffe, o louvor a Deus é uma das características mais típicas da piedade bíblica. Desde o cântico de Moisés Ex. 15. 1-19, o Senhor foi louvado pelos seus atos redentores, mas, a sistematização do louvor Israelita é atribuída a Davi.

A Bíblia relata que um espírito maligno atormentava o rei Saul. O que nos chama atenção é que seus servos conheciam perfeitamente o poder da musica, pois disseram “... busquem um homem que saiba tocar harpa... então, ele a dedilhara, e te acharas melhor... Davi tomava a harpa e dedilhava; então Saul sentia alivio e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele 1Sm 16.16,23. A musica foi um paliativo para Saul.

Há quem diga para os chineses a musica era a base de tudo. O estado das pessoas está relacionado ao que a nação ouve. Se a musica é boa o povo é bom; se for pornográfica, o povo será sensual. “A musica de uma civilização era melancólica, romântica? Nesse caso, o próprio povo seria romântico. Mudar o estilo de musica ouvida pelo povo levaria inevitavelmente a uma mudança do próprio estilo de vida.

Vemos então a grande influencia que tem a musica. A igreja deve entoar cânticos de comunhão para que haja união entre os seus membros. Asaph escreveu este hino

Eu sei que foi pago um alto preço
Para que contigo eu fosse um, meu irmão!
Quando Jesus derramou sua vida,
Ele pensava em ti, ele pensava em mim,
Pensava em nós.
E nos via redimidos por seu sangue
Lutando o bom combate do Senhor
Lado a lado trabalhando,
Sua igreja edificando e
E rompendo as barreiras pelo seu amor.
E, na força do Espírito Santo,
Nós proclamamos aqui
Que pagaremos o preço de
Sermos um só coração no Senhor.
E por mais que as trevas militem
E nos tentem separar,
Com nossos olhos em Cristo,
Unidos iremos andar!

Esse é apenas um dos muitos cânticos de unidade, amor e comunhão que quebram as barreiras entre as pessoas, motivando-as a servir umas as outras.

Fonte de pesquisa: João A. de Souza Filho  - Ministério de Louvor REVOLUÇÃO NA VIDA DA IGREJA.

Rinaldo Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.