sábado, 6 de novembro de 2010

ABRINDO OS OLHOS II


Introdução: Em II Rs. 6:8-18 narra a situação do moço de Eliseu que olhou para o exército ao seu redor enquanto Eliseu estava enxergando o sobrenatural, mas para isto é preciso mais do que força de vontade e disciplina! v.17 ? A cegueira é a falta do sentido da visão. A cegueira pode ser total ou parcial; existem vários tipos de cegueira dependendo do grau e tipo de perda de visão, como a visão reduzida, a cegueira parcial (de um olho) ou o daltonismo. As cataratas e opacidade da córnea. Na retina. Em 1966 a Organização Mundial de Saúde (OMS) registrou 66 diferentes definições de cegueira. Existem cegueiras que o homem através da medicina alcança a cura, mas a cegueira espiritual só Cristo pode curar. É preciso mais do que força de vontade ou disciplina, é preciso uma intervenção espiritual.
Há muitas pessoas que tem tudo pra dar certo, o único problema é que a visão dele ou dela não consegue processar a imagem positiva, a imagem dele não é colorida, é uma imagem totalmente turva, e só vê a coisa ruim e negativa, e por só ver as coisas negativas, torna a vida negativa. Tem muitas pessoas pessimistas, muitas pessoas que incentivam os problemas.

O Senhor abriu os olhos do moço e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo. Porque se os olhos não estiverem abertos, vocês vão ver só o inimigo, e o inimigo dizendo: eu vou acabar com vocês.
É mais que força de vontade.
1 – O Olho natural está cego para as coisas celestiais
Deus está em toda parte, mas os olhos cegos pelo pecado não vêem. Os homens são maus, culpados, caídos; mas não vêem suas próprias feridas, pisaduras e chagas em putrefação.
Ex; Sansão cego é um espetáculo triste; de juiz em Israel, decaiu para escravo na Filistia.
Isso conserva um homem contente com o mundo; ele não vê quão pobre é aquilo pelo qual se esforça, sofre, peca tornando o céu cada vez mais longe de si, esse aproximando a passos largos para o inferno “se um cego guiar outro cego cairá ambos no buraco” MT. 15.14.
2 – Só Deus pode abrir os olhos do homem
a)     Podemos guiar os cegos, mas não podemos fazê-los este trabalho de abrir os olhos só Deus, e o próprio Deus para cada homem cego ele tem um método veja: Jo. 9. O cego de nascença (Lodo). Lc. 18. 41 O cego de Jericó (Que veja). A intervenção de Deus muda a minha visão da vida; Deus não tirou o moço dali, ele continuou no mesmo lugar, ele começou a ver o mundo espiritual a favor dele; Deus mudou a sua história. Tem pessoas que estão vivendo desemprego, tem pessoas que estão vivendo uma derrota financeira, outros vivendo um problema conjugal, outros estão vivendo um inferno de vida, são coisas concretas, palpável, problemas reais; pessoas que estão com o problema na sua frente
b)    Quando a cegueira é espiritual, não tem Lentes, telescópios, ou óculos que dê jeito. A cura vem somente do Senhor. Como mudar isto? Através de uma intervenção espiritual, deixe Deus atingir o teu coração;
c)     Dar vista é tão maravilhoso quanto à criação. Quem pode fazer um olho?
3 – Podemos pedir-lher que abra os olhos dos homens devemos clamar: “Senhor peço-te que lhe abra os olhos, para que veja:
a)     A Gloria de Deus
b)    O Poder de Deus
c)     A graça de Deus
d)    Os milagres divinos
e)     As virtudes dos irmãos
Sl. 146. 8 “O Senhor abre os olhos dos cegos”. A intervenção de Deus muda a minha visão de vida; Deus não tirou o moço dali, ele continuou no mesmo lugar, ele começou a ver o mundo espiritual a favor dele; Deus mudou a sua história. Se os meus olhos espirituais estiverem abertos a minha será vida de vitoria e não de derrota.
4 - Mesmo aqueles que vêem, precisam de uma visão maior
a)     Nas Escrituras há mais para ser visto. “Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as suas maravilhas da tua lei. Sl. 119.18
b)    No próprio Jesus Cristo há glorias escondidas. “Senhor, queremos ver a Jesus” Jo. 12.12; Hb. 2.9
 A mais triste cegueira da criatura é a falta de conhecimento da palavra de Deus
a)     Oseías 4.6 o povo foi destruído por falta de conhecimento
b)    Mateus 22.29 Jesus Errais não conhecendo as escrituras 
5 – Quando os olhos espirituais são abertos
a)    Minha visão espiritual é aberta e terei o verdadeiro entendimento. “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.” Jó 42:5  “Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis.” João 14:19
b)    A fé é renovada. “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.  Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda.” Salmo 121:1-3
c)     Duas coisas importantes na vida de quem têm visão:
·        Ver o que está errado, quando tudo está bem;
·        Ver o que está certo quando tudo está nau.
Conclusão: Que Deus nos abençoe em Cristo Jesus, que possamos dia a dia abrir os nossos olhos espirituais e ter visões de Deus. Muitas coisas podem ser diferentes, se você hoje conseguir abrir os seus olhos espirituais, Deus tem uma predileção com quem tem os olhos abertos; Tudo pode ser diferente se você enxergar o sobrenatural.

Rinaldo Santana

Um comentário:

  1. a paz do Senhor Jesus, gostei muito do sermão e espero poder prega-lo em alguma ocasião e citarei a fonte e o autor. Que Deus abençoe grandemente o amado pastor.

    De: Pastor Imsael P. dos Santos
    Igreja de DEus em Cristo no Brasil - 12º- Distrito

    ResponderExcluir

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.