terça-feira, 2 de novembro de 2010

ABRINDO OS OLHOS


Introdução: A cegueira é a falta do sentido da visão. A cegueira pode ser total ou parcial; existem vários tipos de cegueira dependendo do grau e tipo de perda de visão, como a visão reduzida, a cegueira parcial (de um olho) ou o daltonismo. As cataratas e opacidade da córnea. Na retina. Em 1966 a Organização Mundial de Saúde (OMS) registrou 66 diferentes definições de cegueira. Existem cegueiras que o homem através da medicina alcança a cura, mas a cegueira espiritual só Cristo pode curar.
1 – O Olho natural está cego para as coisas celestiais
Deus está em toda parte, mas os olhos cegos pelo pecado não vêem. Os homens são maus, culpados, caídos; mas não vêem suas próprias feridas, pisaduras e chagas em putrefação.
Ex; Sansão cego é um espetáculo triste; de juiz em Israel, decaiu para escravo na Filistia.
Isso conserva um homem contente com o mundo; ele não vê quão pobre é aquilo pelo qual se esforça, sofre, peca tornando o céu cada vez mais longe de si, esse aproximando a passos largos para o inferno “se um cego guiar outro cego cairá ambos no buraco” MT. 15.14.
2 – Só Deus pode abrir os olhos do homem
a)     Podemos guiar os cegos, mas não podemos fazê-los este trabalho de abrir os olhos só Deus, e o próprio Deus para cada homem cego ele tem um método veja: Jo. 9. O cego de nascença (Lodo). Lc. 18. 41 O cego de Jericó (Que veja).
b)    Quando a cegueira é espiritual, não tem Lentes, telescópios, ou óculos que dê jeito. A cura vem somente do Senhor.
c)     Dar vista é tão maravilhoso quanto a criação. Quem pode fazer um olho?
3 – Podemos pedir-lher que abra  os olhos  dos homens devemos clamar: “Senhor peço-te que lhe abra os olhos, para que veja:
a)     A Gloria de Deus
b)    O Poder de Deus
c)     A graça de Deus
d)    Os milagres divinos
e)     As virtudes dos irmãos
Sl. 146. 8 “O Senhor abre os olhos dos cegos”.
4 - Mesmo aqueles que vêem, precisam de uma visão maior
a)     Nas Escrituras há mais para ser visto. “Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as suas maravilhas da tua lei. Sl. 119.18
b)    No próprio Jesus Cristo há glorias escondidas. “Senhor, queremos ver a Jesus” Jo. 12.12; Hb. 2.9
 A mais triste cegueira da criatura é a falta de conhecimento da palavra de Deus
a)     Oseías 4.6 o povo foi destruído por falta de conhecimento
b)    Mateus 22.29 Jesus Errais não conhecendo as escrituras 
5 – Quando os olhos espirituais são abertos
a)    Minha visão espiritual é aberta e terei o verdadeiro entendimento. “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.” Jó 42:5  “Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis.” João 14:19
b)    A fé é renovada. “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.  Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda.” Salmo 121:1-3
c)     Duas coisas importantes na vida de quem têm visão:
·        Ver o que está errado, quando tudo está bem;
·        Ver o que está certo quando tudo está mau.
Conclusão: Que Deus nos abençõe em Cristo Jesus, que possamos dia abrir os nossos olhos espirituais e ter visões de Deus.

 Rinaldo Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.