sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

UM CONFRONTO PROFETICO


Acabe alcançou a marca mais elevada de violação da aliança. Ele construiu um templo em Samária, capital de seu reino, e, nele erigiu imagens de Baal e de sua consorte Aserá  1Rs. 16.32,33. Alem disso, ele por instigação de sua perversa esposa, tentou extirpar a adoração do Senhor em seu reino1 Rs. 18.4 e, quando confrontado a repito do assunto pelo profeta Elias, culpou este por todos os males que o Senhor Enviara para a nação. Contudo, Elias, podo o dedo no cerne da questão, apresentou a refutação  adequada a todos os reis de Israel “Vocês todos abandonaram o mandamento do Senhor e seguiram os baalins v.18. Naquele momento critico, o profeta sentiu a necessidade de um confronto em que a existência do Senhor como único Deus e a declaração deste de que exigia adoração exclusiva podia desafiar a invasão do politeísmo pagã. A disputa no Monte Carmelo foi arranjada de acordo com essa idéia, e o palco estava montado para que a verdade viesse a tona.
A perícope da disputa bem merece um exame por causa da percepção que fornece à natureza do Deus de Israel e à legitimidade da sua existência de adoração sem rival. Elias mesmo foi o primeiro a expor a necessidade desse encontro com sua pergunta para o povo: “Até quando vocês vão oscilar para um lado e para outro?”, o desafio: “Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus sigam-no 1Rs. 18.21. A cena lembra a da renovação da aliança em que Josué confrontou o povo do Senhor com uma escolha semelhante: “Se, porem não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os antepassados serviram alem do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra  vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor Js. 24.15 Mais de meio milênio se passaram, mas a questão da lealdade integral ao Senhor e da adoração a ele em um único lugar não mudara.
Hoje a mais de dois milênios, se repete a mesma coisa conosco, mais Deus está pronto para renova alianças. O Nosso Deus é um Deus de compromisso, Ele está comprometido conosco 24 horas, Ele tem uma aliança conosco e um compromisso de nos guiar, nos guardar, nos proteger, nos fortalecer, nos curar e nos suprir em todas as nossas necessidades – “Vós estais, hoje, todos perante o Senhor, vosso Deus: as cabeças de vossas tribos, vossos anciãos e os vossos oficiais, todos os homens de Israel, os vossos meninos, as vossas mulheres e o estrangeiro que está no meio do vosso arraial, desde o vosso rachador de lenha até ao vosso tirador de água, para que entre na aliança do Senhor, teu Deus, e no juramento que, hoje, o Senhor, teu Deus, faz contigo” Dt. 29:10-12.
Você é comprometido com Deus?
 
1) O COMPROMISSO COM DEUS EXIGE RENÚNCIA
"Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo" (Lc 14:26,27).
a) Renúncia do Eu
b) Da carne (desejos pecaminosos)
c) Do pecado
d) Dos meus projetos pessoais

2) O COMPROMISSO COM DEUS EXIGE DISCIPLINA
a) Disciplina da oração – Lc 18:1
b) Disciplina na meditação na palavra
c) Disciplina do jejum
d) Disciplina da consagração
e) Disciplina no enchimento do Espírito Santo - Ef 05:18
f) Disciplina na comunhão com o corpo (igreja) - Rm 12:1-12

3) O COMPROMISSO COM DEUS EXIGE PERSEVERANÇA
a) Precisamos vencer o cansaço
b) Vencer a comodidade
c) Os falsos sentimentos
d) A falsa espiritualidade
e) As condições adversas.

4) O QUE DETERMINA O NOSSO COMPROMISSO COM DEUS
a) O nosso amor a Jesus - Jo 15:13
b) O nosso desejo de exercitar os dons que recebemos
c) A consciência do nosso chamado - Jo 15:1-4,16; Mt 28:19,20.

Conclusão: Até que ponto você é comprometido com Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.