sábado, 16 de abril de 2011

O QUE É O BATISMO COM O ESPIRITO SANTO ( subsidio da Lição 3)

Introdução: No Antigo Testamento, a ação do Espírito Santo era bem específica sobre líderes, profetas, sacerdotes, reis, etc. O povo apenas presenciava a presença do Espírito na vida dos líderes. Ex. Sansão “E o espirito do Senhor se apossou de Sansão Jz. 14.6”.
Diferença entre receber o Espírito Santo e o Batismo no Espírito Santo
Receber: Jo 20.19-22 - “... assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.” Receber o Batismo: At 1.5, 8; At 2.4; At 2.39.
Conforme  alguns estudiosos o falar em línguas estranhas é uma evidencia O falar em línguas estranhas, é uma das evidências para se aferir se a pessoa foi ou não batizada no Espírito Santo At 11:15-17, “Foi um padrão para o recebimento do Batismo no Espirito Santo” (BEP) o que se deu no dia de pentecostes, repetiu-se na casa de Cornélio At 10:46; em Éfeso At 19:6; “O Batismo no Espirito santo pode ser recebido pela imposição das mãos, foi o que aconteceu na Igreja de Efeso, Paulo impondo as mãos sobre os crentes ali eles recebiam o batismo no Espirito Santo”,  At 9:17-18; I Co 14:18; em Samaria At 8:20-21, embora a Bíblia não declare, também deve ter havido línguas estranhas por ocasião do avivamento que lá houve nos dias dos apóstolos veja I Co 13:1.
Três Coisas importantes que devemos ter cuidado:
1)    Não estabeleça regras para o Espírito Santo
2) Todo ensinamento de homem que possa trazer condenação ou barreira para você receber o poder do Espírito, jogue fora de sua vida em nome de Jesus.
3) Receba o Batismo no Espírito Santo pela fé.
“O Simples fato de alguém falar “noutras línguas”, ou exercitar outras manifestações sobrenaturais não é evidencia irrefutável da obra e da presença do Espirito Santo. O ser humano pode imitar as línguas estranhas como o fazem os demônios. a Bíblia nos adverte a não crermos em todo espirito, e averiguarmos se nossas experiências espirituais procedem de realmente de Deus. 1jo. 4.1” (BEP).
O QUE NÃO É O BATISMO COM ESPIRITO SANTO:
  • Não é a conversão do pecador.
Algumas igrejas confundem a ação do Espírito Santo na conversão do pecador, com o batismo no Espírito Santo. Ensinam que no momento que o pecador arrepende-se, ele é batizado com o Espírito Santo. De fato, quando o pecador se arrepende, foi o Espírito quem o convenceu Jo 16.8, o Espírito passa a fazer morada nele 1Co 3.16, regenera-o Tt 3.5, santifica-o 1Co 6.11, mas isto não é o batismo no Espírito Santo. Os quase 120 discípulos que estavam no cenáculo no dia de pentecostes já eram crentes:
  • O próprio Jesus deu testemunho disto Lc 22.28; Jo 13.10; 15.3;
  • Confessaram a Jesus Mt 16.16; Jo 6.68,69;
  • Participaram da ceia do Senhor Mt 26.26,27;
  • Já tinham os nomes escritos no céu Lc 10.20;
  • Tinham sido até comissionados Mt 28.18-20;
  • Jesus já havia soprado sobre eles e dito: “Recebei o Espírito Santo” Jo 20.22;
Mas, foi no dia de pentecostes que foram batizados no Espírito Santo At 2.4.Da mesma forma, os irmãos de Samaria já eram crentes:
  • Haviam dado crédito a pregação de Felipe acerca do nome de Jesus Is 53.1; At 8.12;
  • Receberam a Palavra de Deus At 8.14;
  • Abandonaram as artes mágicas At 8.11,12;
  • Já tinham sido batizados nas águas At 8.12;16.
Mas, só receberam o batismo no Espírito Santo por ocasião da visita dos apóstolos At 8.14-17.
Em Éfeso, Paulo encontrou alguns discípulos, portanto, já eram crentes, Paulo menciona a ocasião da conversão deles At 19.1,2, porém, só foram batizados no Espírito Santo posteriormente, quando da visita de Paulo At 19.1-7.
Há neste texto um ponto muito importante, nem o apóstolo Paulo, nem os crentes de Éfeso, conheciam esta doutrina que diz que se recebe o batismo no Espírito Santo quando o pecador se arrepende. Se o batismo no Espírito Santo fosse automático no momento da conversão, Paulo não teria perguntado: “Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes?” (grifo nosso) Por sua vez, os discípulos de Éfeso também não conheciam esta doutrina. O batismo no Espírito Santo não é para ninguém ser salvo, mas para aqueles que já são salvos.
  • Não é atestado de santidade.
A Bíblia apresenta o Espírito Santo como um agente santificador na vida do crente Rm 1.4; 1Co 6.11; 1Pe 1.2, porém, a evidência desta vida santificada não é o batismo no Espírito Santo, a finalidade do batismo é outra. A santificação é um processo Gl 5.16, 26; 2Co 7.1; 2Tm 2.21; Ap 22.11, enquanto o batismo no Espírito Santo ocorre de uma só vez. Jesus advertiu sobre falsos mestres que até profetizavam, no entanto viviam em iniquidade Mt 7.21-23  Portanto, é possível que alguém fale em línguas estranhas (bem estranhas mesmo!), sem significar que o mesmo esteja com a vida santificada.
  • Não é só uma grande alegria.
A alegria é uma característica da vida cristã, independente de ser batizado no Espírito Santo ou não Rm 14.17, até nos momentos mais difíceis 2Co 6.10. Sem dúvida alguma há grande alegria quando se recebe o batismo no Espírito Santo, mas se não houve a manifestação das línguas, foi só uma grande alegria, isto não é batismo no Espírito Santo.
  • Não é ser selado com o Espírito Santo.
É comum ouvirmos alguém dizer que quando alguém é batizado com o Espírito Santo, este alguém foi selado com o Espírito, no entanto, isto demonstra uma compreensão falha acerca do batismo no Espírito Santo. Quando o apóstolo Paulo emprega a simbologia do selo, que era bastante utilizado no comércio da época para identificar o proprietário de mercadorias, ao Espírito Santo, ele não se refere à experiência do batismo no Espírito Santo, mas a própria habitação do Espírito Santo na vida dos salvos 2Co 1.22, como sinal de que estes, agora pertencem ao Senhor:
É também nele (em Cristo) que vos estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação. Tendo nele crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da propriedade de Deus, em louvor da sua glória. ” (Ef 1.13,14, grifo nosso)
Observe a sequência: ouviu o evangelho, creu e então, foi selado com o Espírito que é a garantia (penhor), que agora somos herdeiros e propriedade de Deus, aguardando o dia da redenção Ef 4.30, independente de ser batizado no Espírito Santo ou não. Portanto, o contexto das passagens bíblicas onde o selo é mencionado com relação ao Espírito Santo nos mostra que não é correto usar a expressão “foi selado”, para se referir ao batismo no Espírito Santo.
SETE CONDIÇÕES PARA RECEBER O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
a) Arrependimento e aceitar a Jesus como Senhor e Salvador At 2:38-40, voltando para Deus em mudança radical de atitude.
b) Obediência  At 5:32  “e nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.”
c) Fé Jo 7:38; 11:40 – “...se creres verás a glória de Deus.”
d) Busca ardente com perseverança Mt 7:7 “Pedi, e dar-se-vos-á...”
e) Sede ardente Sl 143:6 “...a minha alma tem sede de ti como terra sedenta.”
f) Atitudes dignas de louvor.
g) Coração limpo Mt 5:8. ”Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.”
  •  Não depende de métodos, nem posição corporal.
Apesar de alguns andarem ensinando a falar em outras línguas, a Bíblia é muita clara quanto a isso: “começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” (At 2.4, grifo nosso)
A Bíblia não especifica nenhuma posição, método ou lugar para se receber o batismo no Espírito Santo, isto é uma ação sobrenatural do Espírito, independente de mecanismos humanos. No dia de pentecostes os discípulos estavam sentados e foi “de repente” At 2.2, em Samaria e em Éfeso, ouve oração com a imposição de mãos At 8.15-18; 19.6, na casa de Cornélio, ocorreu durante a pregação At 10.44-46. Numa oração para Jesus batizar com o Espírito Santo, não se deve ficar orando no ouvido das pessoas, empurrando a cabeça dos que estão ajoelhados, tocando-lhes, nem muito menos, mandando as pessoas repetirem nada, enrolar a língua, etc. A Bíblia não apresenta este modelo, lembre-se de que quem batiza é Jesus e não você ou o pregador.
Conclusão: “Concluindo, o propósito do batismo no Espírito Santo – a dimensão contínua da vida revestida pelo poder do Espírito – torna a experiência suficientemente importante para ser conhecida, compreendida e compartilhada. Não seja o falar em línguas o propósito ulterior ou a razão pela qual a experiência deve ser desejada, mas sim a necessidade do poder sobrenatural para testemunhar e servir [grifo nosso]. A necessidade ulterior é que cada membro do corpo de Cristo receba esse revestimento de poder a fim de que a Igreja possa operar na plena dimensão da vida no Espírito”. (CPAD).
O batismo no Espírito Santo está à disposição de todo crente independente de:
  • Ø Sexo (Jl 2.28; vossos filhos e vossas filhas…)
  • Ø Idade (Jl 2.28; vossos velhos…, vossos jovens…)
  • Ø Condição econômica (Jl 2.29; também sobre os servos e sobre as servas…)
  • Ø Raça (At 10.44-46; …também sobre os gentios).
·         BIBLIOGRAFIA
·         CABRAL, Elienai. O que não é Batismo com o Espírito Santo. In: ____ Lições Bíblicas: A chama pentecostal, Rio de Janeiro: CPAD, 1994. Lição 7, p. 46-52.
·         SBB – NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje
·         CPAD – BEP – Bíblia de Estudo Pentecostal
Rinaldo Santana  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.