sábado, 22 de fevereiro de 2014

MOISÉS SUA LIDERANÇA E SEUS AUXILIARES



Introdução: Nenhum líder pode florescer sem contar com colegas de equipe, fato esse que a vida de Moises ilustra. Quando Josué e suas tropas lutaram contra os Amalequitas, Moises segurou o cajado de Deus em suas mãos, assistido por Arão e Ur. Membro do circulo intimo. Nenhum líder jamais devia tomar o caminho ou o credito sozinho.
A intuição na liderança, muitas vezes, diferencia os maiores lideres dos lideres simplesmente bons. Algumas pessoas nasceram com grande intuição de liderança outras não; independentemente, o resultado é uma combinação entre a habilidade natural e de habilidades aprendidas.
Moisés foi um líder bom, não um líder natural. Quando se encontrou com Jetro seu sogro, ainda não havia liderado Israel por longo tempo (os hebreus pouco tempo antes tinham deixado o Egito.). Mas durante aqueles anos no deserto, a liderança de Moisés havia se desenvolvido, e, assim desenvolveu-se a intuição dele.
De todas as leis de liderança, a lei da intuição é a mais difícil de ensinar. A leitura provê a melhor analogia para compreender a intuição.
Algo revolucionário aconteceu depois que Jetro confrontou Moisés com respeito a sua liderança: Moisés deixou de ministrar e passou apenas a liderar. Ao invés de Moisés fazer todo o julgamento sozinho, encarregou outros lideres para que ajudassem a liderar de acordo com os dons deles.
Nesse momento o governo de Israel cresceu representativamente. Como? Moisés havia se reproduzido. Para fazer isso, teve de mudar a sua maneira de trabalhar. Moisés fez sete mudanças para se tornar líder:
1.     Tornou-se homem de oração Ex. 18.19
2.     Comprometeu-se com a comunicação v.20
3.     Expôs a visão v.20
4.     Desenvolveu um plano v.20
5.     Escolheu e treinou lideres v.21
6.     Liberou-os para realizarem o trabalho v.22
7.     Fez apenas o que podia fazer v.23.
O que aconteceu quando Moisés mudou? Deus proporcionou força a Moisés e paz ao povo.
I) O TRABALHO DO SENHOR E OS SEUS OBREIROS
1. Despenseiros e não donos Ex. 18.13-27  despenseiro é aquele que distribui os dons da munificência alheia.
Exemplos:
Diótrefes, o ambicioso Mau despenseiro 3Jo. Vv 9,10
Demétrio, fiel Cristão Bom despenseiro v. 12.
2. Falta de percepção do líder Ex. 18.14,17   O líder precisa ter essa qualidade de percepção.
Exemplo:
Eliseu não percebeu a necessidade do espaço físico 2Rs. 6.1  O líder precisa perceber as necessidade do seu rebanho.
3. O líder necessita de ajudantes  Ex.18.18  Ninguém na obra de Deus é insubstituível, porem a obra de Deus não pode sofrer de maneira que venha estagnar.
·        O líder sem ajudante desfalece, cansa;
·        O povo também cansa;
·        É pesado demais;
II) OS AUXILIARES DE MOISÉS NO MINISTÉRIO
1. Deus levanta auxiliares Ex.18.21  Auxiliar são colaboradores. Na obra de Deus ele sempre tem levantado auxiliares para ajudar aos seus obreiros.
2. Os auxiliares de Moisés Ex. 18.2  Setenta foi o numero de auxiliares revelados, mas com certeza ele teve outros. Mas vejamos o nome de alguns que a Bíblia menciona:
A.    Miriã - cantora e profetisa, porem certa vez se rebelou contra Moisés e pagou caro por sua rebeldia Nm. 12
B.     Arão - irmão de Moisés seu porta – voz  Ex. 4.14
C.     Os anciãos - Pessoas de autoridade. A autoridade dos anciões em principio era maior que a do rei cf. 2Rs.23.1
D.    Jetro - sogro de Moises era Sacerdote dos nômades midianitas que residiam nas proximidades do Monte Sinai, porem muito sábio. Ex.2.16
E.     Josué - sucessor de Moisés, tinha  mais de 40 anos quando deixou o Egito e parecia bem qualificado para ser o sucessor de Moisés Ex.17. 9
Exemplo de Josué:
·        Um servo fiel Js. 24.29
·        Um homem de fé Nm 14.5-10
·        Um homem de coragem Js. 1.6
·        Um homem temente Js. 24.15
·        Um soldado incansável Jd.3
III) QUALIDADES DE MOISÉS COMO LIDER
      1. Mansidão e humildade Nm 12.3  Pessoas infelizes tendem atacar a pessoa em evidencia. A própria família de Moisés o criticou. Mais Moisés nos ensina com a critica :
·        Moisés manteve a humildade v.3
·        Enfrentou a critica honestamente v.4
·        Expôs as consequências v.5
·        Orou pelos críticos
·        Restaurou-os de maneira apropriada
2. Piedoso e obediente  1Pd.5.3 Moisés era o modelo dos seus liderados. Todo líder deve ser modelo dos liderados.
3. Fiel Nm 12.7;Hb. 3.2,5  Os meus olhos procuram os fieis da terra para que habitem comigo; os que andam em caminho reto esse me servirá  Sl.101.6
Conclusão: Ninguém pode fazer a obra sozinho, precisa de auxiliares. Ninguém é tão sábio a ponto de não precisar aprender, portanto você que é líder nunca deixe de aprender. Quando um líder alcança uma posição que almeja ou um nível de treinamento, ele é tentado a relaxar. Isso é muito perigoso. “A partir do momento que você deixar de aprender, também para de liderar”. Se quer liderar, precisa aprender.

Fonte de Pesquisa:
Bíblia da liderança, Dicionário Bíblico Wycliffe, Livro de Ouro da Liderança.
   





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.