sábado, 31 de maio de 2014

3 MOTIVOS PARA VIGIARMOS E ORAR



Introdução: A natureza humana é a natureza caída, Adâmica. "Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram". Rm 5:12. Esta natureza perversa, corrompida esta totalmente separada de Deus. Rm 3:23. Esta separação se deu momento em que o homem começou, preste a atenção nisso, começou a se sentir independente de Deus. O apóstolo Paulo em sua carta aos irmãos da Igreja em Roma fala sobre isso de um forma brilhante. Leia! O pecado gera no homem a independência de Deus, e essa independência aflora os institos mais animalescos e primitivos da natureza humana. Por isso o homem natural não pode discernir sobre coisas espirituais e nem tão pouco produzir frutos bons. "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente". I Cor 2:14.
  “vigiai e orai para que não entreis em tentação; pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” Mc 14,38 "intensificai as vossas invocações e súplicas, orai em toda a circunstância, pelo espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos,” ef 6,18 "Vigiai, e orai, para que não entreis em tentação." O Espírito muitas vezes está pronto, mas a nossa carne é muito fraca. E nós precisamos por um freio na nossa carne, língua, corpo e mente; e este freio vem através da vigilância, da oração e da Palavra de Deus. São Paulo, afirma: - Intensificai as vossas orações e súplicas. Orai em toda a circunstância, pelo espírito.  A mensagem que precisa ficar pra você hoje é esta: Vigiai, vigiai e orai. Nós não estamos vigiando e orando como deveríamos; você quer ver? Muitas pessoas procuram e recebem de Jesus a cura espiritual e, muitas vezes, a cura física também. Recebem a paz, a alegria, a salvação, o amor e a vida de filhos de Deus. Essas pessoas têm uma melhora rápida, tanto espiritual quanto física, Glória a Deus!
1) POR CAUSA DA NATUREZA HUMANA
a)      Porque o pecado está presente na natureza humana como uma lei Rm. 7.21,
·         Não aprova o que faz, mas faz o que aborrece v. 15
·         Se faço, consisto ser boa a lei do pecado v. 16
·         Não sou eu que faço, mas o pecado habita em mim v.17
·         Na minha natureza não habita bem algum. V. 18, eu desejo fazer o bem, mas não consigo realizar, veja v.19.
b)      Porque os meus membros batalha contra o entendimento V.23
·         Língua Sl.34.13, Ef. 4.2
·         A Ilustração do Escorpião. Gl. 2.20, 5.16-25,
2) POR CAUSA DO DIABO 1PD. 5.8, 2Co. 2.10,11
O INIMIGO AGE NO ÂMBITO DA MENTE, DA EXPERIÊNCIA E DA CONDUTA OU PRÁTICA Estou certo de que uma das principais causas das más condutas da igreja hoje é o fato de que o diabo está sendo esquecido. Tudo é atribuído a nós mesmos; todos nós temos chegado a ser por demais psicológicos em nossas atitudes e pensamentos.
Ignoramos este grande fato objetivo, "a existência do diabo", o adversário, o acusador, com seus dardos inflamados.
Há igrejas onde o diabo é o foco, há outras onde ele é esquecido.
Jesus Cristo deve ser o nosso foco, mas o inimigo jamais deve ser ignorado.
Leiamos modos de agir e intenções do Diabo, o nosso inimigo:
1) Ele engana: Ap. 12:9
2) Ele acusa: Ap 12:9-11
3) Ele tenta: Mt. 4:1
4) Ele causa confusão: Mt. 13:37-42
5) Ele arrebata a palavra do coração: Lc. 8:12
6) Ele é o pai da mentira: Jo. 8:44-45
7) Ele oprime e escraviza: At. 10:38,  2 Tm 2:25-26, Hb 2:14-15
8) Ele perverte os caminhos do Senhor: At. 13:10

3) POR CAUSA DO SISTEMA 1 Jo. 2.15,16
O "sistema do mundo", conforme denominado pela Bíblia, além de manipular, subjugar e manter os seres humanos sob o domínio de Satanás, também objetiva desviar, por todos os meios, os crentes dos caminhos do Senhor. A Igreja jamais pode minimizar, ou ignorar, as ardilosas tramas deste sistema. Ela precisa sim, posicionar-se contra ele, a fim de prosseguir vitoriosamente em Cristo Jesus (I Jo 5:4-5).
Sistema: conjuntos de elementos concretos e abstratos relacionados entre-se.  Mundano: relativo ao pecado no mundo material, espiritual, sistema pecaminoso.
O mundanismo não está limitado somente as coisas exteriores como: pessoas, lugares ou conjunto de lugares. É também interior, nesse contexto há três princípios básicos:
- A cobiça, que é a preocupação pelo prazer físico.
- A cobiça por tudo o que vê, desejo incansável em acumular bens, curvando-se ao deus do materialismo;
- O orgulho pelas posses e obsessão pelo dinheiro acarreta cargos mal intencionados, de trabalhos ilegais.
     Satanás ofereceu os reinos deste mundo a Cristo. Mt 4.8, 9. Satanás reina neste mundo.
- O pecado entrou no mundo quando Adão aceitou a proposta de Satanás, ouvindo-o, ficando debaixo de uma liderança desobediente e rebelde.
- Rebeldes filhos do Diabo, Jo 8.44 (Eram líderes mentirosos)
- Só podem se tornar filhos de Deus pelo novo nascimento. Jo 3.3-7.
Pessoas infelizes são usadas por satanás para obstruir os planos de Deus. (Gn 4.8, Rm 5.12, I Jo 3.12)
      O mundo inteiro jaz no maligno... I Jo 5.19
- Não existe meio termo, existe sim duas escolhas estar em Deus o obedecendo e desfrutando da proteção divina; ou no mundo sob o domínio do opositor Diabo, Satanás.

BIBLIOGRAFIA:
STERN H. DAVID – COMENTARIO JUDAICO DO NOVO TESTAMENTO – Editora Atos.
LOPES HERNANDES DIAS – EFÉSIOS – Igreja, a noiva gloriosa de Cristo. Editora Hagnos.
DONALD C. STAMPS. M. A. DIV. - BIBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL – CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.