quinta-feira, 17 de julho de 2014

SABEDORIA COM OS NÃO CRENTES CL. 4.5




“Andai em sabedoria para com os que estão de fora, aproveitando bem cada oportunidade” – Cl. 4: 5.
Como homens e mulheres de Deus, eles (nós) têm a obrigação de apresentar o Senhor para outras pessoas. No mais das vezes, chamamos esse ato de “testemunho”, que está longe de ser algo fácil.
Manter-nos no Caminho Estreito, por nós mesmos e sem nenhum deslize, é tarefa impossível. Nossos esforços nesse sentido têm muito valor para o Senhor, porém, ninguém nos vê como Deus nos vê.
Ele nos perdoa, Ele nos tolera, Ele releva nossos erros. Já a maioria dos nossos semelhantes (de “dentro” ou de “fora”, tanto faz), comumente não age assim, digamos, com tanto “desprendimento”. E o verso nos diz que devemos ter sabedoria com os de fora, aproveitando bem todas as oportunidades para falarmos a eles a respeito do Reino.
Antes de sair uma só palavra de nossas bocas, entretanto, devemos tentar ser corretos e idôneos na condução de nossas vidas, como bons homens e mulheres de Deus devem ser. Uma frase “solta” resume bem a coisa toda: “Se mais remidos se parecessem os remidos, mais fácil me seria crer no Redentor”– Friedrich Nietzsche. Esse é, portanto, e sem dúvida, o primeiro passo a ser por nós considerado.
Existem crentes que fazem a sua parte a fim de confirmar essa atitude, sendo eles mesmos entediantes, chatos e aborrecidos, não tendo assim nenhum tempero. Presos em seu mundinho de Igreja, Bíblia e “comunhão”, não estão aproveitando toda oportunidade para alcançar as pessoas que necessitam desesperadamente do Messias em sua vida. Em vez disso, suas próprias vidas parecem mortas. Parecem ser incapaz de fazer com que suas conversas sejam sempre graciosas e interessantes e não sabem responder a cada um, porque eles, são diferentes de Paulo 1Co. 9.19-23, não procuraram entender as pessoas de fora seu próprio circulo, cuja historia e experiência sejam diferentes. Comunicar o evangelho envolve tanto escutar quanto falar, e orar vv. 2-4 mais do que os dois primeiros.

BIBLIOGRAFIA
LOPES, Hernandes Dias “Comentário Expositivo de Tiago Transformando Provas em Triunfo” Editora Hagnos.
STERN, David H. “Comentário Judaico do Novo Testamento”  Editora Atos. 

Dc. Rinaldo Santana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.