domingo, 13 de março de 2016

SETE OBSTACULOS ÀS RESPOSTAS DAS ORAÇÕES



Introdução: Por que você acha que muitas pessoas não vêem as suas orações respondidas? Muitas pessoas deixam de apreciar alguns dos obstáculos à oração. Jesus disse: "Até agora, nada pedistes em meu nome: (por minha causa, a minha vontade e para a glória de Deus) pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa” Jo. 16:24,

Precisamos entender que estamos em guerra espiritual! É imperativo que compreendamos isso, pois procurar a guerrear contra o inimigo na força da carne é derrota na certa. Mc. 14.38. Antes são travadas com armas de outra espécie – armas que se fazem eficazes pelo o poder de Deus 2Co. 10.3-5

Sete obstáculos à resposta a oração que devemos estar atentos a fim de maximizar a nossa alegria, ao ter nossas orações respondidas pelo Senhor.

1. PREOCUPAÇÃO - ANSIEDADE - Paulo escreveu: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus" Fp. 4:6,7
Jesus disse: "Os gentios se preocupam com comida, roupas, abrigo, mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas a vocês também." Mt 6:24-33

Os transtornos da ansiedade têm sintomas muito mais intensos do que aquela ansiedade normal do dia a dia. Eles aparecem como:

  • Preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar);
  • Sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer;
  • Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho;
  • Medo extremo de algum objeto ou situação em particular;
  • Medo exagerado de ser humilhado publicamente;
  • Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade;
  • Pavor depois de uma situação muito difícil.
  • Portanto a única ansiedade que devemos ter é por mais de Deus em nossa vida Sl. 42.2; 63.1, 1Pd. 5.7. 

2. DESOBEDIÊNCIA – MQ. 3:4 diz: "Então, clamarão ao Senhor, mas não os ouvirá, antes esconderá deles a sua face naquele tempo, visto que eles fizeram mal nas suas obras"
Lm. 3:42,44 diz: "Nós prevaricamos e fomos rebeldes; por isso, tu não perdoaste. Cobriste-nos de ira e nos perseguiste; mataste, não perdoaste. Cobriste-te de nuvens, para que não passe a nossa oração" vejamos algumas consequências da desobediência:
" “Entretanto, se vocês não obedecerem ao Senhor, o seu Deus, e não seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos e decretos que hoje dou a vocês, todas estas maldições cairão sobre vocês e os atingirão: Dt. 28.15 ss”

a)   16 - "Vocês serão amaldiçoados na cidade
e serão amaldiçoados no campo”.

b)   17 - “A sua cesta e a sua amassadeira
serão amaldiçoadas”.

c)   18 – “Os filhos do seu ventre
serão amaldiçoados, como também as colheitas da sua terra, e os bezerros e os cordeiros dos seus rebanhos”.

d)   19 – “Vocês serão amaldiçoados
em tudo o que fizerem”.

3. DÚVIDA – TG. 1:6,7 diz: "Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante a onda mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos” A dúvida é tão importante para o diabo quanto a fé é para Deus, e o nosso inimigo sabe muito bem disso. Na tentação do Senhor Jesus, foram três as Atitudes diabólicas: a primeira atitude diabólica foi tentar colocar dúvidas no seu coração.

1- A primeira delas se referia à filiação divina:" Se és Filho de Deus...".

2 - A segunda, em relação à autoridade e o domínio de Deus sobre o mundo: "Dar-te-ei toda esta autoridade..."

3- A terceira, sobre o próprio poder do Senhor Jesus: "Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo..." Lc. 4.1-13.



4. EGOÍSMO – TG. 4:1-4 "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites" MC. 10:45 – “Porque o Filho do homem não veio para ser servido mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos".

1. O egoísmo é uma falta de amor e consideração pelas necessidades dos outros.

·         Gn. 4:9 Disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele respondeu: Não sei. Acaso sou eu guardador do meu irmão?

·         Pv. 18:17 O que primeiro apresenta o seu caso parece justo, até que vem outro e o examina.

2. O egoísmo acumula até ficar pobre.

·         Pv. 11:24b Outro retêm mais do que é justo, e se empobrece.

·         Pv. 13:7a Uns se dizem ricos sem ter nada.

3. Ser egocêntrico e agir como bem entende produz mau fruto.

·         1 Samuel 2:22-25a e 3:13 O sacerdote Eli foi julgado por Deus por deixar os seus filhos fazerem o que bem entendiam:

·         22 - Ora, Eli que já era muito velho, ouvia tudo o que seus filhos faziam a todo o Israel, e de como tinham relações com as mulheres que serviam à porta da tenda da congregação.

·         23 - Então ele lhes disse: Por que fazeis tais coisas? Ouço de todo este povo os vossos malefícios.

·         24 -  Não, filhos meus, não é boa fama a que ouço entre o povo do Senhor.

·         24 - Pecando o homem contra o próximo, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra o Senhor, quem intercederá por ele? Mas não deram ouvidos à voz de seu pai.

·         3.13 -  Pois já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia; seus filhos se fizeram execráveis, e ele não os repreendeu.

5. MOTIVAÇÕES ERRADAS – Tg. 4:3-5 "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastarde em vossos deleites. Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" Você não sabe que cada um de nós será julgado com base em nossas motivações. Somente Deus é capaz de discernir os pensamentos e intenções do nosso coração pelo uso de sua palavra. Hb. 4:12 Permita a Palavra de Deus realinhar as suas motivações com as motivações dEle (a Sua glória, seu amor e sua grande comissão)

6. A FALTA DE OBSERVÂNCIA DA LEI DE DEUS – Pv. 28:9 diz: "Se alguém se recusa a ouvir a lei, até suas orações são detestáveis". Jesus disse: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele" Jo. 14:21.

7. A FALTA DE PERMANECER EM CRISTO - João 15:7 diz: "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito"
2 PD. 3:18 diz: "Antes, crescei na graça e no conhecimento ( comunhão íntima) de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo..."


Conclusão: “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos” Tg. 5:17-18



BIBLIOGRAFIA

TIM LAHAYE – BIBLIA DE ESTUDO PROFETICA – HAGNOS

ROBERT L. BRANDT E ZENAZ J. BICKET – O ESPIRITO SANTO NOS AJUDA A ORAR – Uma Teologia Bíblica da Oração – CPAD

O. S. BOYER – PEQUENA ENCICLOPEDIA BIBLICA – CPAD

GEZIEL GOMES – ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA – EDITORA CENTRAL GOSPEL
KEVIN J. MELLISH - COMENTARIO BEACON 1 E 2 SAMUEL  - EDITORA CENTRAL GOSPEL



Dc. RINALDO SANTANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.