quarta-feira, 27 de abril de 2016

A GRAÇA NOS CONCEDE BENÇÃOS ESPIRITUAIS NOS LUGARES CELESTIAIS (Leitura diária Quarta-feira) Ef. 1.3



“Bendito o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais, nos lugares celestiais, com Cristo.”
INTRODUÇÃO: O Apostolo Paulo através deste versículo nos ensina de como Deus opera nesta dispensação da graça nos concedendo bênçãos, podemos relacionar alguns pontos importantes:
     I.        Ele nos deu bênçãos espirituais. A palavra “espiritual” vem da palavra grega “neumáticos”, referindo-se à esfera espiritual e denota a ideia de invisibilidade e poder. Das vinte e cinco ocorrências deste termo na Palavra de Deus só duas encontram-se fora dos escritos de Paulo. Pedro escreve aos judeus salvos acerca da dispersão judaica, para os recordar de que eles, como pedras vivas, edificados casa espiritual (em contraste com a casa física do templo de Jerusalém), para oferecerem sacrifícios espirituais (em contraste com os sacrifícios animais, físicos), em 1 Pd. 2:5. As escrituras identificam tais sacrifícios como sendo louvar a Deus, dando graças ao Seu Nome, fazendo o bem e partilhar com os outros (Hb. 13:15-16).
   II.        Que bênçãos espirituais?. O contexto de Efésios 1:4-14 concede-nos pelo menos sete exemplos em três categorias.
1ª A vontade de Deus:
  • Deus nos elegeu nEle (v.4),
  • Deus nos predestinou para filhos de adopção (v. 5),
  • Deus nos fez agradáveis a si mesmo, no amado (v. 6).
2ª A obra do Filho:
  • Nós temos redenção pelo seu sangue (v. 7),
  • Nós temos conhecimento do mistério da Sua vontade (seus planos em secreto) através da revelação por Paulo (v. 9),
  • Nós temos uma herança (v. 14).
3ª O testemunho do Espírito:
  • Ele nos selou com o Espírito Santo (v. 13).
Moisés, movido pelo Espírito Santo, lista uma série de bençãos que esperavam Israel quando eles entrassem na terra prometida, sob a liderança de Josué (Dt. 28:1-4):
  • Abundância de filhos (v. 4),
  • Colheitas abundantes (v. 4),
  • Criação de animais próspera (v. 4),
  • Vitória sobre os inimigos de Israel (v. 7),
  • Chuva para as suas terras em tempo certo (v. 12),
  • Israel seria a mais rica das nações (v. 12),
  • Israel seria líder sobre todas as nações (v. 13).
III. No momento em que recebemos o Senhor Jesus Cristo como nosso Salvador fomos abençoados.
·        A benção espiritual é unicamente concedida aos crentes em Jesus Cristo. O nosso texto em Efésios nos diz que Deus “nos abençoou”. O termos “nos” no versículo 3 refere-se àquele a quem Paulo se dirigia na sua epistola: “aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus” (v.1). Não deixa de ser verdade que o “Pai… faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos” Mt. 5:45. Mas o descrente encontra-se excluído de todas as bênçãos espirituais. Tal deveria ser evidente somente por considerarmos o que diz Ef. 2:11-12. Paulo traz em lembrança aos seus leitores as suas vidas passadas enquanto gentios perdidos. “Portanto, lembrai-vos de que vós, noutro tempo, éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que, na carne, se chamam circuncisão, feita pela mão dos homens; Que, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e fora dos concertos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.” Ef. 2:11-12. Todas as bênçãos que recebemos do pai recebemo-las em Cristo. Somos abençoados nele. 

Fonte de pesquisa:
Bíblia de Estudo Mattheuw Henry
Teologia Sistemática  Charles Finney
Comentário de Efésios Hernandes Dias Lopes

Dc Rinaldo Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.