segunda-feira, 27 de março de 2017

OS DESAFIOS DA FÉ EM TEMPOS DIFICEIS MQ. 7,1-9

Introdução: 722 a.C. Talvez, depois da queda de Samaria, as injustiças sociais da elite tenham sido agravadas e veio do Norte para Jerusalém um fluxo grande de refugiados,  Aumentou a demanda por alimento e foi reduzido o preço de Mão-de-obra. Além disso, em tempos de seca e outras catástrofes, os ricos, em desacordo com a lei, emprestavam dinheiro aos pobres mediante juros exorbitantes. Isso ocasionava execuções hipotecarias. Cf. 2Rs.4.1, Mq.3 1-5 Am. 2.6, O profeta Miquéias descreve uma época de grande corrupção em todos os níveis da sociedade. Os que estavam no poder eram corruptos e estavam comprometidos com a maldade. Os fundamentos da moral haviam sido destruídos.
A. Os homens de autoridade venderam a justiça, e sem nenhuma vergonha. Eles estavam abertos ao suborno.
1. O príncipe pede recompensa
2. O juiz aceita suborno
3. Os nobres falam de seus desejos de maldade
4. Aqueles que professavam ser religiosos; a Bíblia diz: "O melhor deles é como um espinheiro" que infectava tudo o que tocava. 
a. Os mais retos eram levados com os pecados do dia.
5. Nos círculos sociais a fé não era encontrada em lugar nenhum.
b. O amigo não era confiável.
c. Os chefes de família não ajudavam
d. Os membros das famílias estavam em um estado de anarquia
e. O filho chamava o pai de tolo
f. A filha se levantava contra sua mãe
g. A nora contra a sogra
Esta é uma descrição dos últimos dias e a condição moral desse dia.  2 Tm. 3:1-4 - Eu acredito que esses versículos descrevem o tempo em que estamos vivendo agora.
Nós nos perguntamos, onde está a justiça para ser encontrada?
Nossa caminhada diária com Deus é mais importante para ele do que a nossa tentativa de querer endireitar as coisas por meio de certos rituais religiosos. Miqueias nos convida a ter uma vida que é apropriada para o povo de Deus. Justiça, imparcialidade, equidade, lealdade, a aliança, e fidelidade, são qualidades importantes da vida cristã. A nossa vida neste mundo deveria tornar-se uma caminhada diária com Deus cheia de humildade e gratidão. Quando praticamos estas qualidades, o resultado é confiança e dependência na graça perdoadora e salvadora de Deus.
B. Você pode ter certeza que as ações e as vidas desses homens são visitadas pelo próprio Deus.
Chegará o dia da visitação.
Quando chegou o momento que Miqueias não conseguia encontrar ajuda no seu companheiro, a sua fé se voltou para Deus.
VERDADES QUE NOS TRAZ ESPERANÇA DE UMA VIDA VITORIOSA:
As promessas de Deus é que nos encorajam hoje.
Sl. 32:10 - "O ímpio tem muitas dores, mas aquele que confia no Senhor, a misericórdia o cerca" cap. 23.6 a bondade e a misericórdia te seguirão todos os dias, lm. 3,22, 23;
Sl. 125:1 - "Aqueles que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não pode ser abalado, mas permanecem firmes para sempre";
Sl. 28:8 - "O Senhor é a força do seu povo; ele é a fortaleza salvadora para o seu ungido";
Sl. 91.7 Mil cairão ao teu lado dez mil a tua direita, mas tu não serás atingido;
Sl. 91:10 - "Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda";
1) Miqueias disse, "Eu, porém olharei para o Senhor" v. 7
2. Miquéias disse: "Vou esperar no Deus da minha salvação" v. 7
A. O tempo de Deus é o melhor
B. Por Sua bênção vale a pena esperar
C. Porque eu sei que não vou me decepcionar "Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças"
D. Quando Josafá enfrentou uma invasão dos moabitas em 2 Cr. 20:17 Deus disse: "Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados e vede o livramento que o Senhor vos concederá, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor está convosco"
E. Em outras palavras, Deus disse: "Espera em mim!"
3. Miquéias disse: "Deus vai me ouvir" v. 7
Por Suas bênçãos vale a pena esperar!
A. Quando a minha fé é fraca, "Deus ouve o meu clamor”.
B. Quando as minhas necessidades são grandes, "Deus ouve o meu clamor” “e supri-as”.
C. Quando estou sozinho, “Deus ouve o meu clamor”. Jr. 33.3
4. Miqueias disse "Quando eu cair, me levantarei" v. 8
A. 2 Co. 4:8-9 - "Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos"
B. Eu acredito que Miqueias começou a louvar a Deus, e a sua fé começou a fortalecer.
C. Eu acredito que quando Miqueias chegou ao versículo oito ele falava no ouvido dos demônios, ele estava dizendo a satanás "Na escuridão há uma luz para mim”. 
Aleluia!
A escuridão da tristeza tem que sair;                 
A escuridão do pecado tem que sair;
A escuridão da dúvida tem que sair;             
A escuridão da inveja tem que sair;
A escuridão do desrespeito tem que sair;
A escuridão do ódio tem que sair;
A escuridão do desafeto tem que sair;
A escuridão da hipocrisia tem que sair;
A escuridão da contenda tem que sair;
C. "O Senhor será para ti uma luz eterna" Jo. 9.5
5. Miquéias disse: "Eu verei a sua justiça" v. 9
Conclusão: Louvado seja Deus, se resistirmos, manteremos a fé, nos tempos difíceis é um desafio para nós, temos que tomar por base o apostolo Paulo. Combater o bom combate, mas guardar a fé, só assim veremos a sua justiça


Dc. Rinaldo Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.