sábado, 27 de janeiro de 2018

JESUS É SUPERIOR A JOSUÉ - O MEIO DE ENTRAR NO REPOUSO ETERNO

 Introdução: O princípio do descanso é a fé. Foi verdade para os israelitas quando entraram em Canaã, e é verdade para os crentes hoje em dia. O descanso da fé tem ambos, um significado presente e um significado futuro. Salmo 95:7-11 foi usado para mostrar como ambas, advertência e promessa, foram relacionadas com o descanso de Israel em Canaã. A entrada na terra prometida estava condicionada à obediência.
         I JESUS PROVEU UMA MENSAGEM SUPERIOR A DE JOSUÉ
Segundo a interpretação tradicional, em suceda parecer que algum de vós tenha falhado, fica evidente que o propósito do autor da Epístola foi impedir que os leitores deixassem de atingir o descanso prometido. Contudo, o texto também poderia ser traduzido como: “Para que algum de vós náo suponha que chegou tarde demais”; então, o alvo do autor da Epístola aos Hebreus seria mostrar aos cristãos judeus que eles não estavam atrasados, pois o descanso de Deus ainda aguarda o Seu povo. Existe aqui, também, um tom geral de cautela e solicitude, implicando que tampouco é tarde demais para ser excluído do repouso cristão da fé, como foi para a geração de israelitas pós- êxodo na antiguidade.
A palavra euaggellion (eüayyéÀLOv), evangelho, é usada em dois sentidos. O sentido primário é boas novas, ou seja, boas notícias-, o secundário é boas-novas da salvação, que entendemos como o evangelho, a mensagem pregada por Cristo. Náo pode haver dúvida de que, no texto acima, o significado é o primário. Além disso, o verbo [foram anunciadas] é empregado no perfeito, o que indica a continuação da mensagem e não um simples anúncio dela no passado. Portanto, devemos depreender dessa passagem de Hebreus que fomos agraciados, como o povo de Israel, com as boas notícias de um repouso prometido.
II JESUS PROVEU UM DESCANSO SUPERIOR AO DE JOSUÉ
Só a fé permite a entrada neste descanso de Deus cujas obras foram concluídas desde a fundação do mundo (Hb 4.3c). Não pode referir-se, portanto, ao descanso de Canaã, pois foi repetido o juramento à primeira geraçáo de israelitas que saiu do Egito de que esta não entraria na terra da promessa (Hb 4.3b ara). O descanso d a féé um repouso pessoal, espiritual, da alma em Deus, e é prometido como herança a todos os que são filhos dele pelo novo nascimento — uma segunda crise definida na vida dos verdadeiros cristãos. Muitos supõem que esta doutrina seja peculiar da tradição wesleyana, porém comentadores das várias denominações têm, em seus estudos exegéticos, defendido as mesmas grandes verdades. Disse, por exemplo, John Owen, antigo escritor e enérgico calvinista:
O descanso mencionado (Hb 4.1) não pode ser o descanso do céu e da glória, como alguns têm afirmado, equivocando-se inteiramente quanto ao argumento do autor da Epístola, que é a superioridade de Cristo sobre Moisés. O descanso ao qual se alude neste trecho é aquele a que os crentes têm acesso por meio de Jesus Cristo, neste mundo.
III JESUS PROVEU UMA ORIENTAÇÃO SUPERIOR A DE JOSUÉ
A oferta do descanso foi reforçada pela referência à palavra de Deus, isto é, referência a Cristo como a Palavra viva e à revelação, ou a palavra escrita. Cinco afirmações foram feitas em relação à palavra de Deus (logos tou theou): (1) ela é viva; (2) ela é a palavra do poder, ou da energia criadora; (3) ela penetra, fazendo separação até entre os relacionamentos mais íntimos; (4) ela é o juiz dos pensamentos mais íntimos; e (5) ela é o agente pelo qual Deus trata diretamente com a criatura. Desse modo a palavra de Deus revela o homem todo, particularmente em relação às atitudes do coração, e sua fé, essa fé que o capacitará a entrar no repouso. A palavra de Deus examina, julga e adverte o cristão a que viva santamente e creia.
O Escritor aos Hebreus continua expondo alguns pontos importantes:
                       I.         Os crentes estão atualmente no processo de entrar no descanso Hb. 4.3a
                     II.         Este descanso tem, contudo, que ser alcançado, visto que os Israelitas no deserto falharão em alcança-lo, e nem mesmo Josué os conduziu a sua totalidade.
                   III.         Este descanso cuja totalidade ainda está para se cumprir, é semelhante ao descanso  de Deus Hb. 4.3,4,910, está relaciona à Mt. 11.28, e com a promessa de Cristo de descanso para aqueles que se chegam a ele. 
Conclusão: para entrarmos no descanso temos que obedecer a palavra de Deus e não desanimar, como os Israelitas, que por conta do desanimo, desobediência, infidelidade, murmuração e incredulidade, muitos perderam de entrar no descanso, conosco não diferente, assim nos alerta o escritor aos Hebreus.
Fontes de pesquisa:
DICIONARIO BIBLICO  WYCLIFFE
COMENTARIO JUDAICO DO NOVO TESTATEMENTO
COMENTARIO DA CARTA AOS HEBREUS – (Moody)
A EXCELENCIA DA NOVA ALIANÇA EM CRISTO – COMENTARIO        EXAUSTIVO DE HEBREUS

PB. RINALDO SANTANA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.