terça-feira, 27 de março de 2018

CINCO TIPOS DE FÉ


Introdução: Falar sobre fé é falar sobre um dos elementos mais importantes de nossa vida cristã, pois, sem fé, jamais iremos alcançar as bênçãos que Deus reservou à cada um de nós. Quem tem fé não desiste das circunstancias, mas enfrenta as circunstancias. Sem fé, jamais sairemos desse evangelho de "águas rasas", jamais iremos experimentar o sobrenatural de Deus e nunca iremos agradá-lo. A bíblia diz que sem fé, é impossível agradar a Deus. Listamos cinco tipos de fé com base na Bíblia.
      I.         FÉ NATURAL EX. TOMÉ JO.20.25. Todo homem tem essa fé. A natural.
    II.         FÉ EMOCIONAL .  EX. Eva ouviu a voz do Inimigo; ficou deslumbrada ao ver o fruto proibido e acabou tocando nele e comendo-o. Seus sentidos foram atraídos e dominados pelo mal Gn.3; I Sm.16, por pouco o profeta não ungiu um dos irmão de Davi.
  III.         A FÉ SALVIVICA EF. 2.8,9 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.
  IV.         FÉ COMO FRUTOS DO ESPIRITO GL.5.22. Mas o fruto do Espirito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
    V.         FÉ SOBRENATURAL
  Podemos entender isso através de quatro pontos essenciais:
1 - VER O INVISÍVEL Hb. 11:27: É ter a capacidade de enxergar o sobrenatural em meio às circunstâncias adversas. O moço de Elias viu apenas uma pequena nuvem, Elias viu uma grande chuva.
2 - OUVIR O INAUDÍVEL Rm 10:17 – Ap. 3:13: Elias ouviu o "som das águas" antes mesmo das nuvens se formarem.
Ilustração: Uma cidadezinha do interior sofria com uma grave seca que já durava vários meses. Os moradores já sofriam com a estiagem e já haviam pessoas que começavam a passar necessidades graves. Tudo faltava: Alimento, água, dinheiro…
Foi então que um grupo de crentes de uma igreja combinou de fazer uma reunião de oração especial para pedir que Deus enviasse a chuva tão necessária naquele momento.
No dia combinado, todos iam chegando e se acomodando na igreja, aguardando que o pastor iniciasse aquele momento especial de clamor.
Num determinado momento, uma menina chama todas as atenções, quando entra na igreja de guarda-chuva à tira-colo, capa de chuva e bota de borracha.
Houve quem quisesse rir, mas logo a “ficha caiu”:
Eles estavam diante da mais genuína demonstração de fé daquela criança; demonstração essa que não se viu em nenhum dos adultos crentes ali reunidos.
3 - TRANSPOR O INTRANSPONÍVEL Mt 21:21: É superar os limites e transpor barreira, ainda que estas sejam maiores. O salmista Davi disse: com o meu Deus eu pulo uma muralha, e com Ele, passo no meio de um exército.
4 - SUPORTAR O INSUPORTÁVEL Ex.: Jó: É contrariar as expectativas do inimigo e se manter firme mesmo em meio às tempestades dessa vida; É suportar as lutas e, como Jó, apenas adorar a Deus e reconhecer que Ele está no controle de todas as coisas.
A.    A fé autoriza agir Gn.12.11;
B.    A fé exige responsabilidade Gn. 13.2-10;
C.   A fé te torna acessível às promessas impossíveis Gn. 14.21-24;
D.   A fé te torna decidido Gn. 14.18-20; Dn 1.8;
E.    A fé abre a visão Gn.15
Conclusão: Precisamos ter fé para vencermos o nosso inimigo, uma vez que  “esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé  IJo.5.

PB. RINALDO SANTANA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.