domingo, 18 de março de 2018

RECEITAS BIBLICAS PARA A ANSIEDADE


Introdução: O dicionário Aurélio define ansiedade como “sensação de receio e de apreensão, sem causa evidente”. Ou seja, é “esquentar a cabeça” sem necessidade. A ansiedade é um dos grandes males modernos. A pessoa ansiosa se preocupa antes do tempo, antecipa os sofrimentos e vive hoje os problemas de amanhã (e amanhã de novo). Muitas vezes criamos expectativas que fantasiam uma realidade difícil de acontecer, o que gera frustração. A ansiedade é a emoção do “e se”
·      E se der certo;
·      E se der errado;
·      E se estiver;
·      E se não estiver etc. Assim, estar ansioso significa não estar no aqui e agora.
O tempo é um fator agravante da ansiedade, porque vivemos cronometrados por compromissos. Precisamos aprender que fomos criados para a eternidade Ec. 3.11, mas somos passageiros e tudo que fazemos é finito Ec. 3.14,15. Se entendermos que “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” Ec. 3.1 conseguimos viver bem melhor.
Vamos aprender um pouco sobre como vencer a ansiedade:
1- O ENSINO DE JESUS SOBRE A ANSIEDADEMT. 6.25-34 Jesus conhecia o coração humano e por isso falou de ansiedade. Poderia tratar de muitos assuntos práticos e reais, mas foi ao profundo da alma das pessoas onde está seu maior sofrimento.
Segundo Cristo, nos preocupamos tanto com o que temos ou não, porque valorizamos demais os objetos que possuímos. Para nos livrarmos da ansiedade é percebermos que as coisas desta vida são extremamente pequenas, por maiores que pareçam! O Mestre ensinou algumas razões para vencer a ansiedade:
v.25: a vida é melhor do que tudo o que precisamos e não podemos deixar de viver por causa de coisas ou situações difíceis.
v.26: podemos observar o cuidado de Deus com cada detalhe na natureza e ter a certeza que também cuida de nós porque temos grande valor para Ele.
v.27: existem coisas que não podemos mudar, então precisamos conformar até conseguir uma solução, porque a ansiedade só piora a situação.
v.28-30: não podemos deixar que coisas externas venham atrapalhar o nosso interior, pois tudo isso é perecível, mas a fé é inabalável.
v.31,32: precisamos desapegar das coisas do mundo que são passageiras e crer que Deus conhece todas as nossas necessidades.
v.33: a condição para ser bem sucedido é que o Senhor Deus esteja em primeiro lugar em nossas vidas, então todas as demais coisas, nos são acrescentadas Sl 37.5.
v.34: o problema de amanhã deve ser deixado para amanhã. Não adianta sofrer antecipadamente.
Jesus também enfrentou situações naturais da vida, aprendeu a lidar com o tempo, clima, trabalho, sentiu fome, frio, “foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado” Hb. 4.15. Isso mostra que Jesus sabia do que estava falando.
2- ORAÇÃO, REMÉDIO PARA A ANSIEDADEFP 4.6,7 Os efeitos de um comprimido ou calmante são passageiros e logo exigem uma continuidade do tratamento.
A oração é o remédio de Deus para a ansiedade. Viver em oração apresentando a Deus tudo o que nos incomoda traz uma segurança de que Alguém maior do que nos está nos protegendo.
Vários homens de Deus sofreram ansiedades, como Davi com problemas familiares, Daniel na cova dos leões, Jonas no ventre do peixe, Paulo e Silas na prisão e outros. Todos estes amenizaram seu sofrimento com a oração.
   1) Se você tem medo do passado, Deus perdoa seus pecados e te faz nova criatura II Co. 5.17.
   2) Se for algo presente no momento atual de sua vida, saiba que Jesus está com você Mt 28.19.
   3) Mas se você tem medo do futuro, ou algo que possa te ocorrer, creia que o Eterno sabe de tudo e te guardará Hb 13.8. Então você pode orar a Deus pedindo perdão pelos pecados, proteção para o presente e entregando seu futuro nas mãos do Senhor.
3- GRATIDÃO. REMEDIO PARA A ANSIEDADE FP.4.6
     I)     Não devemos andar ansiosos por coisa alguma Fp.4.4-6b.
    II)   Devemos estar sempre gratos por tudo Fp.4.6b.
  III)    Se obedecemos essas regras, a paz de Deus revigora e protege nosso coração Fp.4.7.
4- PENSAMENTOS SAUDAVEIS, REMEDIO PARA A ANSIEDADE CL.3.2
   A)   Pense nas coisas que são de cima Cl.3.2;
   B)   Deixe de pensar como crianças ICo.14.20;
  C)    Pense em tudo que for verdadeiro Fp.4.8;
 D)   Hino 17 da harpa cristã – Nas horas que passo pensando em Jesus as trevas desfaço buscando a luz;
  E)   O Senhor detesta os maus pensamentos Pv.15.26
6- CANTAR LOUVORES A DEUS, REMEDIO PARA A ANSIEDADE SL. 147
  a)   Cantar louvores ao Senhor é bom Sl.92.1;
  b)   Proverbio popular diz: quem canta seus males espanta;
  c)    Hino 126 da harpa cristã diz: os mais belos hinos e poesia foram escritos em tribulação.
CONCLUSÃOIPD. 5.7 “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”
A Palavra de Deus nos mostra que podemos ter ansiedade ou anelo por buscar a presença de Deus
a)   Sl 42.1 Davi tem sede de Deus, assim como a corsa sedenta anseia por agua;
·      Sede de Davi por Deus
                              I.         Ações de Graças Sl. 63.1. Ele anela por Deus em uma terra seca e exaustiva
                            II.         Sl.63.3 Ele promete honrar e louvar a Deus
                          III.         Como filhos de Deus, devemos ter saudades da presença de nosso Pai celestial.
                         IV.         A presença de Deus traz segurança e anula os efeitos da ansiedade.
O amanhã pertence a Deus, mas o presente Ele deu a nós. Ao invés de olhar 
somente para os problemas, contemple a fé no Deus dos impossíveis.
Certamente a presença de Deus te traz a segurança que precisa para vencer 
a ansiedade.

PB. RINALDO SANTANA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.