domingo, 22 de julho de 2018

NINGUÉM CRESCE SOZINHO ESPIRITUALMENTE


Introdução: Assim como uma criança aprende com seus pais e irmãos mais velhos a dar os primeiros passos, a pronunciar as primeiras palavras, você também precisa de irmãos e pais espirituais para crescer em Deus. Negligenciar isso só trará prejuízos a você. Há igrejas nas quais as pessoas apenas vão fazer campanhas e buscar uma bênção. Isso é bom. Não é errado, mas comunhão é mais que isso. Podemos destacar três passos importantes:
1)    Buscar o novo convertido para os cultos. Os novos convertidos precisam ser contactados e levados para igreja;
2)    Integrar. Quando você busca um novo convertido, você se envolve com ele, quando você integra um novo convertido, ele se envolve na igreja local. O novo convertido precisa fazer parte do cotidiano da igreja. Nesta oportunidade é necessário apresentar o novo convertido aos demais irmãos a fim de  promover o entrosamento e o envolvimento com pessoas da igreja. Barnabé nos deu o exemplo quando buscou Saulo e o levou para a igreja, primeiro, em Jerusalém e, depois, em Antioquia. O Pr. Abe Huber faz a seguinte observação:
“Quando Barnabé o resgatou, Saulo era apenas um soldado. Na segunda Epístola a Timóteo, quando encerra o seu ministério, Paulo já é um general, um comandante vitorioso que ganhou grandes batalhas e grandes guerras para o Reino de Deus. Um general que conquistou muitos territórios, treinou muitos outros oficiais, que combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé. (II Timóteo 4.7)”
3)    Discipular. Jesus nos ordenou fazer discípulos e os ensinar a guardar tudo o que Ele mandou (Mt 28:20). A busca do novo convertido e sua integração da igreja devem conduzir ao discipulado, isto é, ao estudo da Palavra de Deus e a prática da vida cristã, do contrário, a igreja se tornaria apenas mais um clube social sem formar discípulos de Cristo.
O discipulado ajuda o novo convertido a viver uma vida cristã vitoriosa, a ter formado em si o caráter de Cristo, a vencer as tentações e as ciladas do inimigo.
A melhor forma de discipulado é o discipulado um a um, mas, se não for possível, classes especiais e equipes de visitação devem estar preparadas para ensinar ao novo convertido os princípios da fé cristã. Toda igreja local deve ter uma equipe de discipulado e visitação para acompanhar os novos convertidos e ajudá-los a crescer na fé.
Conclusão: Há ocasiões em que você precisa ser exortado, corrigido, motivado ou encorajado, algumas vezes carregado e, provavelmente, muitas vezes, perdoado, perdoar, ser amado e amar. Para crescer, você precisa ter compromisso e relacionamento com Deus, e a única forma de tê-los é através do seu corpo, a igreja, a família espiritual.

PB. RINALDO SANTANA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.