domingo, 21 de outubro de 2018

UM CORAÇÃO ENDURECIDO HB.3.7


Introdução: O texto de Hebreus nos adverte três vezes: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração…” Hb 3.7,Se endurecerem seus corações e recusam escutar sua voz e lhe obedecer confiantemente, as consequências serão terríveis”. Hb.15; 4.7. Então, isto deve ser muito importante!
       I.           Coração duro: 
1.     Errante v.10,
2.     Perverso v.12,
3.     Incrédulo v.12, 
4.      Rebelde v.16,
5.     Desobediente v.18,
6.     Transviado: extraviado, perdido, desviado, corrompido Sl 95.10. O salmista exorta a não endurecer o coração como o povo de Israel quando lhes faltou agua Ex. 17.1-7
     II.           O que faz um coração ficar endurecido:
a)     Pecado não confessado Sl.32.3-5. Cada vez que pecamos, algo em nosso coração morre. Estamos perdendo uma experiência divina em nossas vidas. O pecado que você não se arrepende endurece seu coração e você não percebe a voz de Deus.
b)     Ofensa Mt.6.12 Apenas um coração imaturo fica ofendido. Devemos aprender a lidar com a ofensa para não perder a voz de Deus, a presença do Senhor, aquilo que Ele tem para nossa vida.
c)     Rebelião ISm.15.23 A rebelião é como o pecado de feitiçaria porque desvia as pessoas de DeusO feiticeiro rejeita Deus, procurando a ajuda de outros espíritos. Da mesma forma, o rebelde rejeita Deus, desobedecendo a Seus mandamentos.
d)     Desobediência a voz de Deus. Rm.5.19, IJO.3.4 “Cada um se farta de bem pelo fruto da sua boca, e o que as mãos do homem fizerem isso ele receberá” Pv.12.14. “Dos seus próprios caminhos se fartará o infiel de coração, e o homem bom será recompensado pelos seus Pv.14.14, Tudo aquilo que o homem semear isso ele ceifará Gl.6.
e)      Feridas, mágoas, dores Is.1.6, Jo.5.6 Jesus conhece feridas, magoas e dores, da alma de cada um.
Conclusão: Um coração endurecido é sinal de um começo de morte espiritual. A perda de salvação é um processo e o primeiro sinal é um coração endurecido; depois, vem a indiferença com as coisas de Deus. Em seguida, perda de consciência (voz do seu espírito); depois se começa a criar prazer pelo pecado e, por último, nega a Cristo.
O Senhor habita na vida daquele que tem um coração contrito. Quebrantamento é um mecanismo de Deus para nos livrar da independência, para ter comunhão conosco e liberar vida.

PB. Rinaldo Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.