quinta-feira, 30 de maio de 2019

O ZELO DE DEUS POR SUA IGREJA

Introdução: Quando lemos o capitulo 5 de Efésios a partir dos primeiros versos vemos o Apostolo Paulo ensinando a igreja de Éfeso e consequentemente a nós, a discernir como é que devemos viver, de tal forma que a nossa vida agrade ao Senhor, e esse é o meu desejo, viver uma vida que agrade ao Senhor.
Esse versos de Apocalipse foram escritos a uma igreja a muito tempo atrás e Jesus olha pra essa igreja e identifica, Ele julga que essa igreja tem um problema, tem alguma coisa errada com ela, e isso também se aplica nós nos dias de hoje. O Mesmo problema que Jesus encontrou em Éfeso com absoluta certeza Ele encontra também em nosso meio.  Quando Jesus esta finalizando sua fala direcionada a essa igreja ele diz: "aquele que tem ouvidos" e isto inclui a nós.

1.     ELE CONHECE TODAS AS NOSSAS NECESSIDADES LC.12.29-32.

a)     “Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações V.29”;

b)     Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas V 30a;

c)     Mas vosso Pai sabe que necessitais delas V.30b;

d)     Buscai antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas V.31;

e)     Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino V.32;

f)       Somente uma coisa o Senhor quer de nós, que o busquemos o seu Reino em primeiro lugar Rm 14.17.

2.     ELE SENTE TODAS AS NOSSAS DORES EX.3.7,9.

a)     Disse ainda o Senhor: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito V.7;
b)     E ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores V.7b.
c)     Conheço-lhe o sofrimento V.7c;
d)     Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim V.9a;
e)     E também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo V.9b.

3.     ELE ESTÁ ATENDO A TODAS AS NOSSAS NECESSIDADES SL.40.17.

a)     Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim V. 17a;
b)     Tu és o meu amparo e o meu libertador v.17b;

4.     ELE CARREGA TODOS OS NOSSOS FARDOS IPD.5.7.

a)     Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade V.7a;
b)     Porque ele tem cuidado de vós V.7b.
A ansiedade é um subproduto do medo que corrói a alma do ser humano, porém o Senhor diz em sua Palavra 365 vezes: “Não temas”. Lembre-se: Ele cuida de nós.

5.     ELE VELA PELO NOSSO SUCESSO JR.31.18

a)     Como velei sobre eles, para arrancar, para derribar, para subverter, para destruir e para afligir, assim velarei sobre eles para edificar e para plantar, diz o Senhor;
b)     Ele que confirma a obra de nossas mãos Sl.90.17.

6.     ELE APLAINA E ENDIREITA OS NOSSOS CAMINHOS IS.45.13.

a)     Eu, na minha justiça, suscitei a Ciro e todos os seus caminhos endireitarei V.13a;
b)     Ele edificará a minha cidade e libertará os meus exilados, não por preço nem por presentes, diz o Senhor dos Exércitos.
O Senhor levantou um rei e o fez instrumento em suas mãos para libertar o seu povo da escravidão na Babilônia, e Ele continua libertando o seu povo de todo tipo de escravidão.

7.     ELE ANSEIA POR NÓS JO.17.24.

a)     Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.
Conclusão: Podemos confiar no nosso Deus como pai. Veja o que Ele diz acerca dos seus filhos em Jr. 29.11: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”. Deus tem preparado coisas boas para seu povo ICo.9.2:
a)     As coisas que o olho não viu V.2a;
b)     E o ouvido não ouviu V.2b;
c)     E não chegou ao coração do homem são as que Deus Preparou para os que amam V.2c.

PB. RINALDO SANTANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.