Introdução: Nesta
lição estudaremos sobre o cuidado que se deve ter com a alma e o espírito
dentro da mordomia cristã; destacaremos a natureza tricotômica na constituição
do ser humano; Nossa tricotomia, a parte material, tangível, é o corpo com sua
estrutura extraordinária e completa chamado de “homem exterior” IICo.4.16, pontuaremos
também a distinção entre a alma e o espírito à luz das Escrituras; e por fim,
ressaltaremos o que a Bíblia ensina sobre o destino da alma e do espírito.
I – CONCEITUANDO ALMA E ESPIRITO
a)
O significado da alma, A expressão alma em hebraico é:
“néfesh”, ocorre por 754 vezes no AT. Conforme Gn.2.7 deixa claro, seu
significado primário é “possuidora da vida”. Biblicamente entende-se que a alma
é: a sede do apetite físico Nm 21.5;
1. Das emoções Sl 86.4;
2. Dos desejos tanto bons quanto
ruins Ec.6.2; Pv.21.10;
3. Das paixões Jó 30.25;
4. Do intelecto Sl 139.4;
5. É o centro afetivo Ct 1.7; volitivo
Jó.7.15 e, moral Gn 49. da vida humana.
b) A origem da alma, A alma está unida ao espirito. “A alma é introduzida no corpo”, “ela é
formada durante a concepção?”, A alma é preexistente?”. Há, basicamente três teorias
acerca da origem da alma:
1. Teoria da preexistência. É um dos
fundamentos espiritas que não tem nenhuma base bíblica
2. Teoria criacionista. Trata - se de
uma teoria de que Deus faz alma diariamente. A Bíblia, entretanto, não dá
respaldo a essa teoria.
3. Teoria participativa. Leite Filho
em seu livro. “O HOMEM EM TRES TEMPOS” entende que, quando se afirma que a alma
é criada, é necessário fazer algumas distinções: a criação é uma produção do
nada; a alma é produzida na matéria e não da matéria; a produção da alma
necessita de uma realidade criada já existente; a ação divina não tem como
objetivo uma alma separada e sim o homem completo. “Fala o SENHOR, o que
estendeu o céu e fez a terra, e que funda a terra, e que forma o espirito do
homem dentro dele” Zc.12.1b. A maneira como Deus atua na formação da alma é um mistério
ao qual devemos curvar – nos por causa do nosso conhecimento limitado.
c)
Conceituação do espirito, Espírito é o nosso próprio ser
interior revestido pela alma que lhe dá consciência. Deus é espírito, porque
não tem corpo físico Jo. 4.24; nós não somos espíritos, mas temos espírito, e
também somos constituídos de corpo. É esse espírito do homem que sobe até Deus
após a sua morte Ec.12.7. Por isso Jesus orou na cruz: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu
espírito” Lc. 23.46. Entretanto, o espírito nunca se separa da alma e
vice-versa. Isso porque o espírito e a alma juntos formam a nossa “pessoa
espiritual”, e juntos ao corpo constituem o ser humano integral. Espírito sem
alma seria um espírito
morto, o
que é impensável; enquanto que uma alma sem espírito seria uma consciência
ambulante, sem existência própria, sem identidade, sem personalidade, o que é
igualmente impensável.
Na eternidade seremos espírito, alma
ou corpo? Seremos o que já somos agora, no entanto revestidos de glória
celestial! Não seremos espíritos desencarnados ou fantasmas, antes teremos a
mesma constituição de agora, visto que nosso corpo será ressuscitado e
revestido da imortalidade e incorrupção, perfeitamente adaptado para as
condições das moradas santas que Deus nos tem preparado ITs. 4.13-15.
Conclusão:
alma e espirito, os entes distintos que constituem o “homem interior” do ser
humano, são na verdade, a essência de cada pessoa que vem ao mundo.
PB. RINALDO SANTANA
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