quinta-feira, 18 de julho de 2019

A MORDOMIA DO CORPO

Introdução:O nosso corpo é magnífico em todos os aspectos. Ele é mais complexo do que qualquer máquina que o homem possa conceber. Nosso corpo não é produto de uma evolução nem mesmo de uma mera adaptação ao meio. Ele foi planejado e criado pela mente infinitamente sábia de Deus. Somos a obra-prima de Deus Ef.2.10. Ele nos criou e nos formou de forma assombrosamente maravilhosa e nos entreteceu no ventre de nossa mãe Sl.139.13-16. Falamos muito da mordomia dos nossos bens, mas pouco da mordomia do corpo, que é o templo do Espírito Santo I Co.6.19. Mas, o que significa ter uma perspectiva apropriada a esse respeito? Em primeiro lugar, somos ensinados pela Bíblia que devemos cuidar do nosso corpo e amá-lo. De fato, as Escrituras tratam disso quando falam da forma como os maridos devem amar as suas esposas: “Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo”.
O nosso corpo é morada do Espírito Santo e como tal, deve ser preservado. Assim como nós, Ele também gosta de viver em uma casa limpa e adornada e para alcançarmos esse objetivo, precisamos nos manter afastados de tudo aquilo que possa torná-la imprópria para habitar. Nosso corpo deve ser objeto de glorificação do Pai, instrumento para a honra e não para a desonra.
       I.           A DIMENSÃO MATERIAL DO CORPO
a)     A formação do corpo Gn.1.23-28; 2.18-25.
1)     O homem foi criado a imagem de Deus Gn.1.26,27;
2)     Devemos louvar a Deus por esta formação Sl. 139.15.
b)     A estrutura do corpo humano - O próprio Senhor Jesus, a quem tomamos por maior intérprete da Palavra de Deus, visto que ele é a Palavra de Deus encarnada Ap.19.13, o Verbo vivo Jo 1.1, mencionou a criação do ser humano como um evento literal: “Vocês não leram que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’” Mt 19.4. Ali, no Éden, o próprio Deus, tomando o pó da terra, modelou cada órgão do corpo humano e deu-lhe a forma final, como lhe aprouve. Ali de fato o corpo fora criado!
     II.           A DIMENSÃO ESPIRITUAL DO CORPO
a)     O corpo segundo as Escrituras.
1)     O corpo do pecado Rm. 6.6, 6.12 – corpo do pecado se refere ao velho homem, antes de ser transformado por Deus pela aceitação de Cristo.
2)     Homem exterior IICo. 4.16 – um corpo que se corrompe, adoece envelhece e morre.
3)     Casa terrestre IICo.5.1 – o destino do salvo é habitar nos céus com Jesus e ter um corpo espiritual semelhante ao seu quando ressuscitado.
4)     Templo do Espirito Santo ICo.6.19,20 - o corpo do crente é o templo do Espírito Santo porque o Espírito Santo mora dentro de cada pessoa salvaUm templo é um lugar sagrado. Por isso, o corpo merece respeito e cuidado. Quando alguém se converte, recebe o Espírito Santo dentro de si, que convence, dá fé e ajuda a entender a palavra de Deus. Agora essa pessoa é dedicada a Deus, não ao pecado. Assim como o templo era dedicado ao serviço de Deus, no Antigo Testamento, a vida do crente é dedicada a seguir Jesus. Isso inclui tudo em sua vida, até seu corpo.
   III.           O CULTO RACIONAL E A MORDOMIA DO CORPO
a)     Um sacrifício vivo – O cristão deve apresentar – se a Deus como um sacrifício vivo Hb.13.15.Pois todos os que cremos fomos crucificados com Cristo Gl. 2.19.
b)     Um sacrifício Santo - Na prática significa que todas as minhas atitudes devem ser santificadas. Neste aspecto o contrário da santidade é a rebeldia e o mundo. Talvez alguém tente fazer várias coisas para Deus, mas não se submete à sua vontade. Consequentemente esta pessoa ainda não vive em santidade. A santidade significa que meu corpo, habilidades e atitudes tem um único objetivo que é o de agradar a Deus e fazer a sua vontade. Para viver uma vida santa e pura no corpo, na alma e no espirito ITs.5.23. uma vida santa é um culto ao Senhor.
c)     Um sacrifício agradável  - "Levantou Noé um altar ao SENHOR e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar. E o SENHOR aspirou o suave cheiro " Gn. 8.20-21. Por fim o nosso sacrifício também deve ser agradável a Deus. No texto de Gênesis Noé levanta um altar ao Senhor e oferece alguns animais no altar. O texto fala que o Senhor aspirou o cheiro suave do sacrifício. É interessante perceber que o nosso sacrífico também deve subir como um cheiro agradável para o Senhor. E para que o nosso sacrifício suba como cheiro agradável o nosso corpo precisa estar limpo. Nos sacrifícios do antigo testamento os holocaustos oferecidos eram sempre dos melhores animais que havia no rebanho. Animais limpos, conforme o Senhor ordenou na lei de Moisés.
Conclusão: Todo ser humano ao nascer não tem nenhuma noção de existência sequer, mas ao crescer a mente começa a desenvolver –se, durante a infância, adolescência, juventude e até a idade adulta a consciência de acordo a cada faixa etária da realidade do que é certo e do que é errado tornando-se um ser responsável por todos os seus feitos perante Deus. Um dia Deus pedira contas do que o homem fez com o seu corpo. Que Deus nos faça mordomos fieis do nosso corpo.
  

 PB. RINALDO SANTANA





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.