domingo, 21 de dezembro de 2008

OS QUATRO EVANGELHOS

Os quatro primeiros livros do cânon de NT – Mateus, Marcos, Lucas e João – são chamados de Evangelhos porque são registros escritos das primeiras pregações das boas novas a respeito de Cristo. Eles constituem um tipo distinto de literatura. Não são biografias completas, pois narram fatos fatos da carreira de Jesus; nem são apenas historias; nem são sermões, emboram incluam pregações e discursos; também não são apenas relatos de noticias. Todos esses elementos aparecem neles, combinado em uma nova forma de organização que aparecem apenas nos escritos cristãos. Estes escritos tinham a finalidade de expressar a mensagem básica dos primeiros pregadores cristãos que foi escrita para instruir os crentes na certeza de sua fé.
Os primeiros três por causa de sua semelhança tão próxima uns com os outros em conteúdo e em pontos de vista, são chamados de Evangelhos sinópticos. Os quatro Evangelhos tem diferenças, semelhanças e informação adicional e suplementar; mas, todos estão contando a mesma história da mesma pessoa (Jesus Cristo). Cada um fala de Cristo segundo ao seu próprio tema. Mateus fala de Jesus como rei, Marcos Como Servo, Lucas como Filho do homem, ou seja os três vêem “Jesus como homem sendo Deus”, “João ver Jesus como Filho de Deus, isto é Deus humanizado”. Assim temos um retrato mais completo do nosso Salvador maravilhoso. Embora diferentes em muitos aspectos, os três evangelhos seguem a mesma ordem geral dos eventos, e lidam grandemente com o ministério de Jesus na Galileia. João, o quarto Evangelho, contem uma seleção diferente de eventos, narra principalmente a obra de Jesus na Judéia, e interpreta sua vida no ponto de vista mais teológico do que os outros.
Desde o período inicial da igreja Cristã os evangelhos foram reconhecidoscomo registros validos da vida Jeus.
fONTE DE PESQUISA
DICIONARIO BIBLICO WYCLIFFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.