Lição 1 – E DEU DONS AOS HOMENS
Os dons, que são pela graça,
mediante a fé, encontram-se na palavra grega mais usada para descrevê-los:
charismata, “dons livre e graciosamente concedidos” pela palavra esta que se
deriva de charis, graça, o imerecido favor divino. Os carismas são dons que
merecemos sem merecermos. Dão testemunhos da bondade de Deus e não da virtude
de quem recebe. Os dons são dados, de fato, com a intenção divina que todos
recebam proveitos deles 1 Co. 12.7, “Os dons espirituais são concedidos aos
crentes pela graça de Deus. Não por méritos nossos.” (Horton, Stanley M. A doutrinado Espirito Santo no Antigo e
Novo Testamento, 12 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012. Pp 229,230)
Lição 2 –
O PROPÓSITO DOS DONS ESPIRITUAIS
Os dons na igreja tem lugar
especial e são muito uteis. Mas o amor representa a essência da vida cristã, e
é absolutamente necessário. Sem amor, o dom de falar se torna vazio e
imprudente.
O objetivo do apostolo é
mostrar que o homem que professa o dom da glossolalia, da forma como era
praticada em Corinto, mas que não tem amor, na realidade não é mais que um
instrumento metálico pessoa. (Comentário
Bíblico Beacon. 1.ed.vol.8. Rio de Janeiro: CPAD, 2006,pp. 343, 344).
Lição 3 –
DONS DE REVELAÇÃO
Revelação – Ato pelo qual
Deus revela aos homens os seus mistérios, sua vontade. Trata-se de uma palavra
(uma proclamação, uma declaração) para satisfazer a necessidade de alguma
ocasião [...]. Não depende da capacidade humana nem de sabedoria natural, pois
é uma revelação do conselho divino mediante esse dom, apercepção sobrenatural,
tanto da necessidade, como da palavra de Deus, traz a aplicação pratica daquela
palavra ao problema do momento.
Porque é uma palavra de
Sabedoria, fica claro que é concedida apenas o suficiente para aquela necessidade.
Os
Dons de Revelação São eles:
1 – Palavra de
Sabedoria
2 – Palavra do
Conhecimento
3 – Discernimentos de
espíritos
(Horton, Stanley M. A doutrina do Espirito Santo no Antigo e
Novo Testamento. 12 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 294)
Lição 4 –
DONS DE PODER
A operação do dom de fé tem
algo semelhante ao dom de operação de milagres, mas esses dons se distinguem
pelo fato de o dom de fé operar sem que as vezes seja visto o seu efeito
instantâneo enquanto a operação de milagres tem efeito imediato.
Os
Dons de Poder São Eles:
1 – Fé
2 – Curar
3 – Operação de
Milagres
De certa maneira a fé
sobrenatural é acessível a quase todos os crentes na igreja , pela fé tudo
podemos conseguir, pois “tudo é possível ao que crer” ( SOUZA, Estevam Angelo
de. Nos Domínios do Espirito. 2. Ed.
Rio de Janeiro : CPAD, 1987, p. 185)
Lição 5 –
DONS DE ELOCUÇÃO
Os crentes desempenham um
papel vital no ministério dos dons. Rm. 12.1-3 nos diz para apresentarmos nosso
corpo e mente como adoração espiritual e que testemos e aprovemos o que for
boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
O contexto bíblico dos dons
não indica nenhuma perda de controle. Pelo contrario, a medida que o Espirito
opera através de nós, temos mais controle do que nunca. Entregamos nosso corpo
e mente a Deus como instrumentos a seu serviço. (HORTON, Stanley Ed. Teologia Sistemática: Uma perspectiva
pentecostal. 10 ed. Rio de Janeiro: CPAD. 2007 p. 469).
Os
Dons da Elocução São Eles:
1 – Profecia
2 – Variedade de
Línguas
3 – Interpretação de
Línguas
Lição 6 –
O MINISTÉRIO DE APÓSTOLO
Conforme Hb. 3.1
Jesus é o Sumo Sacerdote e Apostolo. A palavra Apostolo era usada, no entanto,
para qualquer mensageiro nomeado e comissionado a algum proposito. Os
companheiros de Paulo eram os mensageiros (Apóstolos) enviados pelas igrejas e
por elas comissionados 2 Co. 8.23. (Horton, Stanley M. A doutrina do Espirito Santo no Antigo e Novo Testamento. 12 ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 287).
Os Apóstolos são as
primeiras dadivas de Cristo para sua Igreja Ef. 4.11 e os ministros
estabelecidos por Deus na Igreja 1Co. 12.28,29 (PFEIFER, Charles F; REA, Jhon;
VOS, Howardes f. Eds. Dicionario Biblico
Wycliffe. 1 ed. Rio de Janeiro : CPAD, 2009, p.162).
Lição 7 –
O MINISTÉRIO DE PROFETA
Profeta é o porta voz da
divindade o evangelho de de Mateus Torna o fruto dos profetas a verdadeira
prova de tais ministérios. O caráter é essencial. O evangelista comenta muitas
vezes o tema de arvores boas e ruins e seus frutos: Mt. 3.8-12; 12.33,35.
Aqui Mateus identifica que o
fruto do erro é o antinomismo, chamando estas pessoas de: vós que praticais a
iniquidade Mt.7.23. mesmo que eles (os profetas) façam milagres a doutrina e o
estilo de vida são critérios para discernimento. (STRONSTAD, Roger; ARRINGTON,
French L. Eds. Comentario Biblico
Petencostal Novo Testamento. Vol. 7. Ed. Rio de Janeiro CPAD, 2009, pp,
61,62).
Lição 8 – O MINISTÉRIO DE EVANGELISTA
A palavra evangelista é
encontrada três vezes no Novo Testamento. Os evangelistas estão relacionados
com os Apóstolos, profetas, pastores e doutores, como aqueles que chamados para
compartilhar a construção da Igreja Ef. 4.11ss, Felipe foi chamado de o
evangelista At. 21.8. “Os evangelistas têm o compromisso de anunciarem o
Evangelho do Reino.” PFEIFFER, Charles F.; REAm John; VOS, Howard. F. Ed. Dicionário Bíblico Wycliffe, 1 ed. Rio
de Janeiro : CPAD, 2009 pp. 725,726.
O Evangelho de Jesus inclui
um chamado ao arrependimento semelhante ao de Joao Batista Mc. 1.4,
Donald.English adverte quanto ao perigo de entender o arrependimento de uma
forma estreita, demais como os pregadores evangélicos o fazem geralmente. Ele
declara: Fundamentalmente isso significa uma mudança de direção, dar meia volta
mudar a mente. Quando respondemos ao evangelho, mudamos a direção de nossa vida
em que deixamos de confiar no “eu” e outros ídolos, para confiar em Deus.
FERNANDO, Ajith. Ministério dirigido por
Jesus 1 ed. Rio de Janeiro : CPAD, 2013, p.128.
Lição 9 –
O MINISTÉRIO DE PASTOR
O Ministério de pastor tem
uma multiplicidade de missão. Manter as prioridades em sua devida ordem é um
dos maiores desafios que o pastor enfrenta. As muitas ocupações do pastorado
constantemente pressionam os ministros a comprometer a oração, avida
devocional, a família e, as vezes, até o padrão moral exigido pela palavra de
Deus.
Seu relacionamento com sua
esposa e filhos. Alguns ministros ficam tao ocupados, que negligenciam as
necessidades emocionais, alimentares e outras carências da família. Esposa e
filhos podem ficar ressentidos contra o ministério, e o mesmo contra Deus, tudo
porque o chefe da família falhou em suprir-lhes as necessidades básicas.
(CARLSON, Raymond; TRASK, Thomas et all. Manual
do Pastor Pentecostal: Teologias e praticas pastorais. 3. Ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2005, p.17.
Lição 10 –
O MINISTÉRIO DE MESTRE OU DOUTOR
Nas Escrituras, essa palavra
está geralmente designando uma pessoa que é superior a outras, em poder,
autoridade, conhecimento ou em algum outro aspecto. Varias palavras são
traduzidas como “mestre” nas varias versões da Bíblia Sagrada. a palavra
hebraica mais frequente, ‘adon’, significa ‘soberano’ ou ‘senhor. O significado literal
de varias palavras gregas varia de instrutor ou didaskalos, como Mteus 10.24
até déspota e ou despotes com 1 Pedro 2.18. outra palavra grega traduzida como
mestre epistates significa meu Mestre
(Superior ou professor), comem João 4.31. PFEIFFER, Charles F.; REAm John; VOS, Howard.
F. Ed. Dicionário Bíblico Wycliffe,
1 ed. Rio de Janeiro : CPAD, 2009 pp. 1261,1262.
O mandato “Fazei discípulos”
(ARA) inclui intrinsecamente o ensino. Mas temos que notar que o ensino
requerido aqui é o de determinada espécie, isto é guardar obedecer todas as
coisas que Cristo ordenou. Em outras palavras, seus ensinamentos foram
designados para produzir informação. E transformação. (GANGEL, Kenneth;
HENDRICKS, Howard G. Eds. Manual de Ensino para o Educador Cristão: Compreendendo
a natureza, as bases e o alcance do verdadeiro ensino cristão. 4. Ed. Rio de
Janeiro : CPAD, 2005. Pp6,7.
Lição 11 –
O PRESBÍTERO, BISPO OU ANCIÃO
As assembleias de Deus,
especialmente no Brasil, certamente em razão de se constituírem inicialmente de
crentes de diversos grupos evangélicos, atraídos pela crença Bíblica do batismo
com Espirito Santo, do ponto de vista administrativo. Não aceitam o episcopado formal,
senão o conceito bíblico de que o pastor é o mesmo bispo.
Nas assembleias de Deus,
embora o trabalho do presbítero tenha sua definição, passou a ser também visto
como o penúltimo cargo a ser exercido pelo o obreiro, na sucessão das ordenações
entes de ser consagrado a evangelista ou pastor (ARAUJO, Isael. Dicionário do Movimento Pentecostal.
Rio de Janeiro : CPAD 2007, pp. 715,716.
Lição 12 –
O DIACONATO
Diácono, aquele que serve
por amor. Os crentes se dedicam a formar uma comunidade de comunhão (At. 2.42)
que acha expressão em compartilhar as possessões com os necessitados. Como por exemplo
positivo de comunhão, Lucas chamou de atenção a Barnabé AT. 4.36,37; em
contrate Ananias e sua esposa são exemplos negativos At. 5.1-11. No capitulo 6
Lucas informa um desarranjo na comunhão causado pela negligencia da comunidade
para com as viúvas gregas. No meio de tremendo progresso da igreja, este
problema coloca a unidade eclesiástica em serio perigo.
Os Judeus gregos Hellnistai “crentes
de fala grega” e os Judeus hebreus hebraioi “crentes de fala aramaica”, os
Judeus gregos de Atos dos Apóstolos 6 são crentes que foram fortemente influenciados
pela cultura grega, provavelmente enquanto viviam fora da palestina, ao passo
que os Cristãos que sempre viveram na terra nativa da Palestina (STRONSTAD, Roger;
ARRINGTON, FrenchL. Eds. Comentário
Biblico Pentecostal Novo Testamento: Vol. 1: Mateus a atos. 4 ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2009, p.657.
Lição 13 –
A MULTIFORME SABEDORIA DE DEUS
Multiforme significa varias
formas, Embora no Antigo Testamento a sabedoria seja personificada no livro de provérbios
e mostrada como tendo existido eternamente em Deus Pv. 8.22-30 ela é centrada
na pessoa de Jesus Cristo. 1Co. 1.30,Cl.2.2,3, Lc. 11.49.
Como Homem – Ele cresceu em
sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens Lc. 5. 52.
Como Deus – Repousava sobre
ele o Espirito sétuplo cujo principal atributo a sabedoria Is. 11.2, como
resultado os homens perguntaram, “Donde veio a este a sabedoria” Mt. 13.54, Mc.
6.2, não percebendo que alguém maior que Salomão estava ali Mt. 12.42.
Os Gregos, com sua
filosofia, buscavam a sabedoria 1Co. 1.22, e produziram grandes homens como
Patão, Aristóteles, mas não vieram a conhecer a Deus.
Embora Paulo não tivesse
Pregado de acordo com a sabedoria do mundo, todavia ele pregou a sabedoria
oculta de Deus que só pode ser decernida quando Deus dá ao homem a direção e a
ajuda do Espirito Santo. 1Co. 2.7-14.
Deus deseja que o homem tenha e conheça a sua sabedoria Tg. 1.5, Ela é
espiritual e consiste no conhecimento de sua vontade Cl. 1.9, Ela é do alto e é
contrastada com a sabedoria terrena e humana deste mundo Tg.3.13-17 Cl.
2.23,1Co.3.19,20 PFEIFFER, Charles F.; REAm John; VOS, Howard. F. Ed. Dicionário Bíblico Wycliffe, 1 ed. Rio
de Janeiro : CPAD, 2009 pp. 725,726.
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