Ex. 12.1-28 - Festa instituída
por Deus para Israel, na época do êxodo, para celebrar a noite em que o Senhor
Jeová poupou todos os recém-nascidos primogênitos dos Israelitas e matou todos
os primogênitos dos Egípcios. A palavra hebraica pesah (do grego pascha).
No AT, é feita uma
referencia à celebração da primeira pascoa por Moises, com aspersão de sangue
para que os primogênitos israelitas não fossem tocados Hb. 11.28. “Moises ordenou que o sangue fosse derramado sobre os umbrais
das portas de cada Israelita, na expectativa da destruição vindoura dos primogênitos
do Egito e a libertação das famílias israelitas” Existem muitas outras
referencias a festas da pascoa durante a vida do Senhor Jesus. Ainda criança
todos os anos ele era levado por seus pais a Jerusalém Lc. 2.41, “Nem todos os Judeus obedeciam a exigência,
especialmente aqueles que moravam em lugares distantes como Nazaré, no entanto,
sendo judeus piedosos e observantes da palavra, subiam a Jerusalém todo ano”
no quarto evangelho três pascoas são mencionadas durante o ministério do Senhor
Jesus Jo.2.13,23; “O contraste grande na festa das
bodas ele foi convidado e realizou o milagre de benção; Na pascoa em sua casa
realizou um milagre de julgamento.” 6.4; “É provável
que as passagens do AT lidas durante a Pascoa, nos tempos de Jesus incluíssem Gn . 1 –
8; Ex. 11 – 16; Nm. 6 – 14 há fortes semelhanças entre estes textos e os comentários de Jesus,
neste discurso”. 11.55; 12.1; 13.1; 18.28,39; 19.14 . e
acredita-se que a festa mencionada em Jo. 5.1 seria a quarta pascoa
Uma ultima passagem do NT
desenvolve claramente o significado tipológico da pascoa e da festa dos pães
asmos para o Cristão. Paulo conclama aos coríntios a eliminar o fermento da
malicia e da iniquidade, e observar diariamente a festa “porque Cristo nossa Pascoa,
foi sacrificado por nós” ICo. 5.7. Dessa forma Paulo declara diretamente que Cristo
é “o nosso cordeiro pascoal” conforme o “Cristo o
cordeiro Pascoal” Devido a estas passagens, e a ensinos semelhantes a
Igreja primitiva veio a entender que a ceia do Senhor substitui completamente a
celebração da Pascoa.
Conclusão: A
pascoa refere-se à saída do Egito, constituindo-se numa das mais importantes
festas do calendário religioso dos judeus. Para os Cristãos, é o dia que se
celebra a morte de Jesus Cristo e sua ressurreição (festa da pascoa), Jesus foi
crucificado na véspera da pascoa judaica. Paulo falando da ressurreição do
Redentor disse: “Sendo ele a s primícias dos que dormem I co. 15.20”.
BIBLIOGRAFIA
TEMPLUS
“João
Batista Ribeiros Santos” DICIONARIO
BIBLICO
CPAD “Charles F. Pfeiffex, Houvard F. Vos, John Rean” DICIONARIO BIBLICO WYCLFFE
ATOS “David Stern”
COMENTARIO JUDAICO
CPAD
“Orlando
Boyer” ESPADA CORTANTE 2
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