domingo, 23 de agosto de 2015

BONDADE E MISERICÓRDIA Sl. 23.6



Introdução: é o último versículo do Salmo 23. A Bíblia indica Davi como autor deste Salmo. Ele não diz Talvez a bondade e misericórdia me seguirão. Ou Possivelmente me seguirão. Ou Tenho um pressentimento que me seguirão. Davi poderia ter empregado uma destas frases. Mas não o fez. Ele acreditava em um Deus seguro, que faz promessas seguras e oferece uma base segura. O apóstolo Tiago, descreveu Deus como aquele em quem não há mudança, nem sombra de variação Tg.1,17.
Nosso humor pode se alterar, mas o de Deus não. Nossa mente pode mudar, mas a de Deus não. Nossa devoção pode vacilar, mas a de Deus nunca. Ainda que sejamos infiéis, Ele é fiel, pois não pode trair a si mesmo II.Tm.2,13. Ele é um Deus seguro. E porque Ele é um Deus seguro, podemos declarar confiantemente: Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida.
E o que Ele fará durante todos esses dias? (Aqui está a minha palavra favorita). Ele irá seguir você.
Que modo surpreendente de descrever Deus! Estamos acostumados a um Deus que permanece num lugar. Um Deus que está entronizado nos céus, e governa e ordena. Davi, no entanto, visiona um Deus móvel e ativo. Atrevemo-nos a fazer o mesmo? Ousamos visionar um Deus que nos segue? Que nos persegue? Que nos caça? Que vem em nosso rastro e nos conquista? Que nos segue com bondade e misericórdia todos os dias de nossa vida?
Não é este o tipo de Deus descrito na Bíblia? Um Deus que nos segue? Há muitas passagens nas Escrituras que nos diriam SIM. Você não precisa ir além do terceiro capítulo do primeiro livro para encontrar Deus no papel de um investigador. Adão e Eva estão escondidos nos arbustos, em parte para cobrir seus corpos, em parte para cobrir seu pecado. Mas Deus esperou que viessem a Ele? Não. As palavras soaram no jardim: Onde está você? Gn.3,9. Com esta indagação, Deus iniciou uma busca do coração da humanidade que continua até o momento em que você lê estas palavras.
Moisés pode contar-lhe a respeito Ex.3,1-12. Jonas é outro exemplo Jn 1-4. Os discípulos de Jesus conheciam o sentimento de ser seguido por Deus Mc.6,45-51. Você já sentiu seguindo você? E mais ainda – não só nos dias desta vida, mas também depois. Davi teve a certeza: E habitarei na casa do Senhor para todo o sempre.
A casa terrena? É  só moradia a curto-prazo. A vida aqui não é a nossa casa. Nossa pátria está no céu diz o apóstolo Paulo Fp.3,20. Isto explica a saudade que sentimos da casa do Senhor.
Conforme o Dicionário Wycliffe, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento, dois elementos aparecem em particular; uma bondade que se baseia na misericórdia (hesed, cherestotes), e uma que se baseia na bondade moral de Deus (tob, agathosune) Desta maneira, em ocasiões , a bondade de Deus é manifesta:
1) A TERRA ESTÁ CHEIA DA BONDADE DO SENHOR SL. 33.5
a.   Ele te encherá a boca de riso e os teus lábios, de júbilo Jó 8.21.
b.   Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o Senhor tem feito por eles Sl 126.2.
2) É A BONDADE DE DEUS QUE NOS CONDUZ AO ARREPENDIMENTO RM. 2.4
·        Você sabe muito bem que ele é bom e que quer fazer com que você mude de vida Rm. 2.4 (NTLH)

3) CURIOSIDADES SOBRE A MISERICÓRDIA DE DEUS 
·        As misericórdias do Senhor são as causas de não sermos consumidos; Jr. 3.22a
·         Porque as suas misericórdias não tem fim Jr. 3.22b
·        A sua misericórdia se eleva até aos céus Sl. 57.10
·        As suas misericórdias permeiam todas as suas obras Sl. 145.9
·         A sua misericórdia vai de geração em geração Lc. 1.50
·        Deus é rico em misericórdia Ef. 2.4
·        Segundo sua misericórdia ele nos salvou Tt. 4.16
·        O Senhor é cheio de terna misericórdia Tg. 5.11
·        Segundo a sua muita misericórdia nos regenerou 1 Pd. 1.3
Conclusão: Deus é misericordioso para conosco. Agradeçamos pela bondade do Senhor em se revelar, para nós através da  Sua Palavra, escrita, pregada, explicada, enfim, peçamos perdão ao Senhor por termos sido tão ingratos para com a sua extrema bondade para conosco. Digamos: Oh Senhor, eu sempre estive sendo beneficiado pela tua infinita bondade e julgava que isso não passava de mera obrigação tua para comigo. Oh Senhor perdoa-me pela minha ingratidão, pela minha falta de reconhecimento. Oh Deus, que eu, como Davi, possa dizer a todos: Oh provai e vede que o Senhor é bom”. AMÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.