sábado, 24 de novembro de 2018

DEIXANDO OS EMBARAÇOS HB.12.1-4


Introdução: O escritor aos Hebreus compara a vida cristã a uma corrida. Quando um atleta vai correr ele tem que estar em forma, usar roupas leves. Tem que haver um preparo físico para que nada atrapalhe sua caminhada. Não pode haver nenhum embaraço em seu caminho se não ele perde a corrida. De tal forma somos nós, temos de correr para o alvo e remover todos os embaraços que aparecem no nosso caminho. Senão atrapalhará a nossa corrida que é rumo ao céu.
O embaraço é empecilho, é algo que atrapalha e que impede a sua progressão na caminhada.
O que está embaraçando a tua vida?
Ilustração: Certo árabe tinha muitos escravos e agia pela corrupção moral, também possuía um tesouro adquirido ilicitamente. Na mesma terra existia um cristão notável pela sua piedade. O árabe foi procurá-lo pedindo para lhe ensinasse o caminho do céu. O cristão disse ao árabe que colocasse três pedras no ombro e o acompanhasse na subida do rochedo escarpado. O árabe deu uns passos e disse: “Não posso, está muito pesado”. “Então deixe cair uma das pedras”, disse o cristão. Tendo caminhado alguns metros, disse o árabe: “Estou cansado e sinto que o peso é demais.” “Então deixe cair mais uma pedra”, disse o cristão. Tendo caminhado mais outros metros, disse o árabe: “Não posso mais, sinto-me cansado e esmagado”. “Então atire ao solo a última pedra”. Agora o árabe pode caminhar, livremente. E disse o cristão ao árabe: ”Para entrares no céu precisa tirar dos teus ombros três fardos”:
1. Dispensa os árabes que roubam dos quais és o chefe.
2. Põe os teus escravos em liberdade.
3. Restitui os tesouros mal adquiridos. Seria mais fácil chegar ao topo do monte com as três pedras do que ao céu com os teus pecados.
Na nossa corrida espiritual rumo ao ceu existe muitos embaraços. Podemos listar alguns embaraços:
1.     DEIXEMOS O EMBARAÇO DO PECADO HB.12.1
a)     Devemos correr a corrida espiritual que propôs a cada de nós de forma fiel
b)     A ideia é que o crente esta em uma luta contra o pecado
c)     Essa luta requer de nós perseverança
2.     DEIXEMOS O EMBARAÇO DA CONTENDA ITM.6.3,4
a)     São orgulhosos e contenciosos ITm.6.4b
b)     Causam confusão, invejas e rixas ITm.6.4c
3.     DEIXEMOS O EMBARAÇO DO JUGO DESIGUAL DT.25.1-9
a)     Não fazer aliança com pessoas embaraçadas
b)     Não negociar com pessoas embaraçadas
4.     DEIXEMOS O EMBARAÇO DA COBIÇA ITM.3.3; 6.10
a)     A cobiça nunca permitira que o homem esteja satisfeito Ec.6.7.
b)     Entendemos que quando buscamos conquistar alguma coisa importante na vida, essa conquista deve ser bem ajuizada sem necessidade de atropelar ninguém, temos um grande exemplo. Absalão IISm.15.2-6.
5.     DEIXEMOS O EMBARAÇO DOS PENSAMENTOS HUMANOS CL.3.2
a)     Devemos pensar nas coisas que são de cima Cl.3.2
b)     Devemos pensar em tudo o que bom Fp.4.8
6.     DEIXEMOS O EMBARAÇO DA IRA EF.4.26,31
a)     Paulo manda abandonar a ira Cl.3.8
b)     Não ande em companhia de quem facilmente se ira Pv. 22.24
7.     DEIXEMOS O EMBARAÇO DO APEGO AO MUNDO GN.19.26
·        O apego ao mundo fez com que a mulher de Ló se transformasse em uma estatua de sal.
8.     DEIXEMOS O EMBARAÇO DA MENTIRA EF.4.25
·        A mentira é coisa do velho homem Cl.3.9
9.     DEIXEMOS O EMBARAÇO DAS OBRAS DA CARNE GL.5.19-21
a)     O fruto da carne – Gl.5.19-21 Prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, iras, facções, dissensões, partidos, invejas, bebedices, orgias etc.
b)     O fruto do Espirito – Gl.5.22-26 Amor, alegria, paz, longanimidade, bondade, benignidade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.
Conclusão: quando os embaraços da vida nos rodear devemos seguir o exemplo de Neemias. Neemias estava trabalhando na construção dos muros da cidade quando os servos de satanás tentam desviá-lo dos seus propósitos que era de construir os muros da cidade de Jerusalém e por as portas. Eles o mandaram chamar e Neemias respondeu: “Estou fazendo uma grande obra de modo que não poderei descer” Ne 6:3. Não deixe que ninguém usado pelo diabo, ou até mesmo pessoas que sentimentalmente você esteja envolvido (a), lhes tirem do alvo, lhes deixe ficar embaraçado pelo resto da sua vida. Diga: “estou fazendo uma grande obra e não posso parar, não posso me embaraçar”.

PB. RINALDO SANTANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.