segunda-feira, 12 de novembro de 2018

QUANTAS VEZES DEVEMOS PERDOAR 70X7?


·  Introdução: Perdão é reconhecer que alguém cometeu uma ofensa contra você, mas decidir largar o rancor e o desejo de retribuição contra essa pessoa. Perdão verdadeiro é uma decisão feita com a ajuda de Deus e que liberta. Nós devemos perdoar porque Deus nos perdoou muito mais.

A Bíblia diz que devemos perdoar sempre, mesmo se a pessoa continua pecando contra nós. Assim como Deus perdoou todos os nossos pecados, nós também devemos perdoar todos que pecam contra nós. Não devemos pôr um limite ao número de vezes que estamos dispostos a perdoar.
Devemos perdoar sempre, mas não precisamos e nem devemos conviver com pessoas que cometem pecados voluntariamente: "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?" IICo. 6.14.
“’Setenta vezes sete.’ A sintaxe dessa frase é ambígua no grego e, portanto, alguns têm entendido que Jesus disse que se deve perdoar setenta vezes sete […] Evidentemente, o número em si não é importante, pois é meramente simbólico. Qualquer das cifras [490 ou 77] se harmoniza com a verdade aqui ensinada, ou seja, que o perdão não é assunto de matemática, nem de regras ou leis, mas de atitude. […] Se o espírito de perdão move o coração, uma pessoa estará tão disposta a perdoar alguém arrependido pela oitava vez como esteve na primeira vez, ou na vez 491 como esteve na oitava. O verdadeiro perdão não está limitado por números. Além disso, não é o ato que vale, mas o espírito que o motiva. Nada pode justificar um espírito não perdoador” (Comentário Bíblico Adventista dei Séptimo Dia, v. 5. Boise: Pacific Press Publishing Association, 1987, p.438).
Pedro pensava que perdoar um irmão sete vezes era ficar muito próximo da perfeição divina. Ele levou o perdão muito além da limitada ideia farisaica. Sete era mais que o dobro das vezes que os rabinos estavam dispostos a perdoar. Sete era o número da perfeição.
Imagine a surpresa de Pedro ao Jesus dizer: “Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete” Mt 18.22. Como poderia alguém perdoar uma pessoa que o ofendeu 490 vezes? Nosso amoroso Pai poderia. Ele misericordiosamente permaneceu ao lado dos judeus durante séculos, concedendo-lhes Sua misericórdia repetidas vezes. Ele enviou profeta após profeta, mensageiro após mensageiro. Então, enviou Seu próprio Filho, e eles O crucificaram. Pacientemente, Ele ofereceu perdão, embora Israel se rebelasse continuamente.
A FALTA DE PERDÃO TRAZ CONSEQUENCIAS GRAVISSIMAS:
1.     QUEM NÃO PERDOA NÃO PODE ORAR MC.11.25,26
a)     Quando oramos devemos orar uns pelos outros;
b)    A falta de perdão é uma barreira para obtermos perdão dos nossos pecados.
2.     QUEM NÃO PERDOA NÃO PODE ADORAR MT.5.23,24
·        “O perdão é a faxina da alma” (Rev. Hernandes Dias Lopes)
3.     QUEM NÃO PERDOA NÃO PODE SER PERDOADO MT.6.14,15
a)     Porque se perdoardes aos homens as vossas ofensas, vosso pai celestial vos perdoará a vós v.14a;
b)    Se porem, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso pai celestial não perdoará as vossas ofensas v.14b;
c)     A Palavra de Deus chama a nossa atenção, a todo o instante, para o fato de que precisamos perdoar às pessoas que nos tenham ofendido.
4.     QUEM NÃO PERDOA ADOECE TG.5.16
a)     Pv 28:13 “Aquele que encobre as suas transgressões jamais prosperará, mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”;
b)     Nos deixa amargos e os nossos corações endurecidos;
c)     Brota raiz de amargura Hb.2.15
Conclusão: As Escrituras repetidamente nos chamam a perdoar um ao outro. Ef.4.32, diz: "Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou." Temos recebido muito na área de perdão, e muito é esperado de nós em resposta Lc.2.48. Embora o perdão seja frequentemente difícil, recusar-se a perdoar é desobedecer a Deus e depreciar a grandeza da sua presença.

PB. RINALDO SANTANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.