segunda-feira, 19 de novembro de 2018

ENGANOSO É O CORAÇÃO DO HOMEM


Introdução: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer? Jr.17.9. O coração do homem em seu estado corrompido e caído, é enganoso acima de todas as coisas.
O que confia no seu próprio coração é insensato. Pv. 28.26
Há caminhos que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte. Pv.16.25
.
Os conselhos da autoajuda dizem: “Siga o seu coração”, a Bíblia, “Tem conselhos da Ajuda do alto” porém, adverte: “Não vá na conversa do seu coração”. Será que a Bíblia tem razão? Vamos ver algumas das razões pelas quais a Bíblia diz que “quem confia no seu próprio coração é insensato”.
1a. RAZÃO: OS SENTIMENTOS PODEM OUVIR A VOZ DA RAZÃO Um sentimento negativo, por exemplo, pode fazer uma pessoa acreditar que não tem valor algum, assim como um sentimento positivo pode, por exemplo, neutralizar a nossa capacidade de discernimento.
a)     Muitos se envolvem com pessoas e coisas erradas e perigosas e os seus sentimentos não as avisam do perigo.
b)     Muitos “sentem” que estão em paz com Deus, quando, na realidade, não estão, pois jamais entregaram a sua vida a Jesus, jamais se tornaram “filhos de Deus”,  Jo. 1.12.
2a. RAZÃO: OS SENTIMENTOS PODEM SIMULAR A VOZ DA ÉTICA
Quando a pessoa coloca os sentimentos à frente, na direção da sua vida, os sentimentos podem — facilmente — distorcer o senso de certo e errado. 
a)     Saulo de Tarso, ao perseguir os cristão, sentia que estava servindo a Deus (conforme profetizado por Jesus, em Jo.16.2).
b)     Muitas pessoas que vivem afundadas no pecado não “sentem” mais qualquer peso na consciência
3a. RAZÃO: OS SENTIMENTOS PODEM SIMULAR A VOZ DE DEUS Quando uma pessoa coloca os seus sentimentos como guia da sua vida, os seus sentimentos podem simular a voz de Deus, isto é, a pessoa “ouve” o que gostaria de ouvir e acredita que foi Deus quem falou com ela
a)     O profeta que foi atacado por um leão, pois desprezou a voz de Deus para dar ouvidos à uma voz estranha I Rs 13.
b)     Muitos demonstram total desequilíbrio emocional, social, econômico e/ou espiritual, mas estão sempre alegando que “Deus falou ao seu coração”.
c)     A única fonte confiável da vontade de Deus para as nossas vidas é a palavra dele. “Jamais serão confundidos os que confiam em ti” – Sl. 25:3, “são como o monte Sião que não se abala, mas permanece firme para sempre Sl. 125.1”  
CONCLUSÃO: Não confie em seu coração! Os sentimentos podem mudar o senso de realidade, podem distorcer a noção de certo e errado e podem simular a voz Deus, colocando a pessoa em situações terríveis. Confie na Palavra de Deus, que jamais te deixará confundido.

PB. RINALDO SANTANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.